Reflexão e sugestão para a Solenidade da Assunção da Virgem Maria 2021 – Ano B

Para o dia: 15/08/2021

Solenidade da Assunção da Virgem Maria 2021 – Ano B

Ap11,19a; 12,1.3-6a.10ab; SL 44; 1Cor 15,20-27a; Lc 1,39-56

Assunção da Virgem Maria 2021

Roma, Itália: no interior da igreja Ara Coeli, no sítio da Abadia das Três Fontes, encontra-se este mosaico feito por Francesco Zucchi e baseado nos desenhos de Giovanni de Vecchi. A composição mostra a Santa Mãe e seu Filho rodeados por San Bernardo e San Roberto di Molesmes (à direita), por San Vincenzo e Sant’Asastasio (à esquerda).

A Assunção de Maria ao Céu é um dogma da Igreja Católica. Não foi inventado, mas nos foi transmitido pela Santa tradição, com fundamento nas Sagradas Escrituras. Tradição é a Fé que nos foi ensinada, desde o início da Igreja, juntamente com a Palavra de Deus, anunciada pelos apóstolos. Quem nos transmitiu essa verdade foram aqueles que viveram com ela. A Santa Tradição e Santa Palavra de Deus se fundamentam em Jesus.

A Assunção de Maria está infimamente ligada à Ressurreição de Jesus. Ele prometeu que todo aquele que crer e comer o pão da Vida vai ter a vida eterna (Jo 6,47.51). Não precisamos esperar até o fim dos tempos para confirmar. Por isso celebramos a Assunção de Maria para mostrar que nela já temos certeza de que a gloriosa ressurreição de todos acontece, pois ela já aconteceu para ela, que está de corpo e alma no Paraíso. Como a primeira dentre os mortais que chegou a essa glória, é poderosa intercessora e companheira em nossa caminhada. Ela pode interceder por nós como a mais gloriosa de todos os mortais. Como nós, ela faz parte do Corpo de Cristo e, como membro mais saudável depois do Filho, é modelo de santidade, advogada nossa, que intervém, constantemente, em favor do povo de Deus, do qual faz parte.

Viver atentos às coisas do alto, como rezamos na coleta da missa, é aprender a construir a vida na terra e, da terra, fazer um Céu. É isso que ela canta em seu glorioso Magnificat: “Minha alma glorifica o Senhor”. As maravilhas que fez por ela, Deus faz também para nós, pois somos todos amados por Ele, que olha para nossa humildade. Os pobres vão se levantar, não para destruir os opressores, mas fazer um mundo de irmãos, todos saciados pela misericórdia de Deus.

CNBB lança texto-base e encontros bíblicos para o Mês da Bíblia 2021

Anunciar o Evangelho de Jesus é fazê-lo conhecido e amado. Maria continua essa evangelização, pois a todos que a amam apresenta seu Filho, como vemos nos ícones, em particular o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Espírito Santo, que a fecundou com sua presença, fecunda a fé no coração de cada um. Maria tem tantos nomes, pois nenhum é capaz de transmitir tudo o que ela é para nós.

Sugestões litúrgicas para a Solenidade da Assunção da Virgem Maria 2021 – Ano B

Assunção da Virgem Maria 2021 - Sugestões litúrgicas

– Antes da procissão de entrada: destacar o papel de Nossa Senhora na história da salvação e o papel da mulher na sociedade e na Igreja. Isso pode ser feito por meio de algum cartaz, levado ao altar pelas catequistas.

– Ato penitencial: lembrar as violências, particularmente a violência doméstica, que nem sempre é física, e as discriminações, sofridas pelas mulheres na sociedade em geral.

– Ofertório: cantar uma música que destaque Maria oferecendo seu Filho, seja na apresentação, na vida pública (Caná), no calvário, no Pentecostes, como, por exemplo, “Sobe a Jerusalém…” “…Nossa Senhora vai, por entre o povo…”

– Antes da bênção final: pode-se fazer um ato de “consagração a Nossa Senhora” com uma oração, com um gesto simbólico, com uma declaração ou depoimento, lembrando como é vivenciada, na Comunidade, a devoção à Mãe de Jesus.

Sugestões de repertório para a Solenidade da Assunção da Virgem Maria 2021 – Ano B (O Domingo)

Abertura: De Alegria ou Maria Concebida
Aclamação: Aleluia, Maria!
Oferendas: É grande
Comunhão: Povo de Deus ou A minh’alma

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – Catequético – Cantos para a Celebração – Solenidade da Assunção da Virgem Maria – Ano B

 

Áudios para a Solenidade da Assunção da Virgem Maria – Ano B CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós