Reflexão e sugestão para o 4º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Para o dia: 08/05/2022

4º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

At 13,14.43-52; SI 99; Ap 7,9.14b-17; Jo 10,27-30

4º Domingo da Páscoa 2022 - Ano C

VIENA, ÁUSTRIA – Fresco de Jesus como bom pastor por Josef Kastner 1906 – 1911 na igreja carmelitas em Dobling.

Neste 4º Domingo da Páscoa 2022 nos traz uma bela expressão sobre Jesus: Bom Pastor. Todos os anos, podemos meditar uma parte do capítulo 10 do Evangelho de São João, em que Jesus é apresentado como o Bom Pastor, aquele que oferece na gratuidade sua vida por nossa salvação. Essa é a centralidade da Palavra neste dia: o Senhor, o Bom Pastor, entrega sua vida pela redenção de nossa humanidade.

Somos convidados, a cada anúncio do Evangelho, para o seguimento de Cristo. Acolher sua proposta é uma atitude madura, que nos torna livres e nos conduz à vida em plenitude. Cristo é o Verbo eterno, que, saindo do seio do Pai, veio nos recriar e revivificar, fazendo-nos pessoas novas. Seu amor é vivificador. Os que aceitam a pessoa de Cristo e sua proposta de vida não se perderão jamais. Seu amor não tem medida, e ele está disposto a entregar a própria vida a favor dos seus. Assim ninguém – aqueles que estão interessados em perpetuar o egoísmo, a injustiça, a escravidão, a dominação – “resgata-os” para outros fins. Ninguém poderá arrebatar das mãos de Jesus aqueles que são seus, seu rebanho, seu Reino.

Aqui podemos repensar, e deveríamos repensar sempre, o sentido de pertença ao Reino de Deus. Tudo o que Jesus realiza é para que se realize esse sentido de pertença a seu Reino. O Bom Pastor cuida incansavelmente do rebanho para que ele se sinta acolhido, amado, pertencente à plenitude da vida. Por isso celebrar o Bom Pastor é algo incomparável para o cristão consciente da gratuidade do amor misericordioso de Cristo por nós. Jamais será ingrato o coração que compreende isso. Podemos escolher, Deus nos dá essa liberdade.4º Domingo da Páscoa 2022 - Ano C

A Palavra vem nos esclarecer que há “ovelhas” cheias de autossuficiência, que, bem acomodadas e tranquilas em suas certezas, não se dispõem a mudar qualquer coisa que seja. Estão “felizes” no amor acomodado, descompromissado. De outra parte, estão as “ovelhas” atentas à voz do Pastor, que se põem no caminho dele, no seguimento dele. O que elas encontram? A abundância da vida, a plenitude da vida, a liberdade sem-fim, a felicidade total, a felicidade sem-fim.

A Catequese do Evangelho deste domingo mostra o sentido da missão de Jesus: conduzir os homens e as mulheres para a pertença ao Reino, para a plenitude da vida, para as fontes de águas cristalinas e os campos verdejantes! Jesus, o Verbo eterno do Pai, o Bom Pastor, que nos conduz para a liberdade e a salvação, é o cumprimento pleno das promessas do Pai. Deixemo-nos, pois, ser guiados verdadeiramente por Ele.

Sugestões litúrgicas para  o 4º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Eis outra bonita imagem de Cristo no evangelho de hoje: ele é o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. Jesus, fiel ao Pai, proclama que Ele e o Pai são um, têm o mesmo amor. Lembremo-nos de que há um só Deus, em três pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

— Na procissão de entrada, alguém poderá personificar o Cristo Bom Pastor, entrando com cajado e uma roupa mais ou menos característica do pastor de ovelhas.

— Depois da Procissão de entrada, acender solenemente o Círio Pascal. Esse é um gesto profundo de fé. Durante esse momento, pode-se cantar: “Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!”

— Durante o cântico do Ato Penitencial, o celebrante pode aspergir a Comunidade com água benta, no sentido de que Deus nos perdoa e nos purifica para que sejamos, de fato, ovelhas verdadeiras do evangelho.

Assine nosso canal do Youtube

Folhetos do 4º Domingo da Páscoa 2022 – 08/05/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós