Reflexão e sugestão para o 5º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Para o dia: 15/05/2022

5º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

At 14,21b-27; Sl 144; Ap 21,1-5a; Jo 13,31-33a.34-35

5º Domingo da Páscoa 2022 - Ano C

Retábulo de 1625 de um artista desconhecido – Jesus e seus discípulos sentados ao redor de uma mesa, Orslev, Dinamarca, 9 de agosto de 2021

O 5º Domingo da Páscoa 2022 deveria ser chamado o “Domingo do Amor”, pois o amor é o tema fundamental. o que dá identidade dos seguidores de Cristo, de seus Apóstolos é o Amor, amor ágape, capaz de entregar a própria vida para a salvação. É entrega total de vida. Esse Amor é exigente e sempre o será.

Jesus está se despedindo daqueles com quem conviveu em sua vida pública, durante o tempo em que cumpriu a missão que lhe foi confiada pelo Pai. No Evangelho, deixou seu Testamento, não só para os Apóstolos, mas para toda a Igreja e todas as gentes: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. Ninguém pode, nem mesmo será capaz de medir o tamanho do amor de Cristo por nós. Essa verdade deveria tocar profundamente cada um de nós. É na entrega completa, inteira, fiel e radical que se identificam os seguidores de Cristo, pois devem amar até fazer da própria vida um dom total, pleno.

Novena de Pentecostes 2022

É graça divina ter uma Comunidade para se reunir, e ali escutar a Palavra para viver o projeto de Jesus, o do Reino. No meio da agitação da vida de todo dia, na Comunidade nos encontramos, repartimos a vida na ajuda mútua, em nossas boas conversas, nos animamos na esperança. É o amor que nos reúne e nos leva a essa direção. Paulo e Barnabé levam essa proposta aos confins da Ásia Menor e o fazem com generosidade. Alegravam-se com os feitos divinos. Somente pelo caminho do amor, que faz gerar a vida e todos os seus valores irrevogáveis, é que se realiza o novo céu e a nova terra. É uma utopia, é algo irrealizável? Não! Isso é realizável, mas temos de fazer nossa parte, colaborar para que, no caminho do amor, entrem todas as pessoas. É o amor que nos congrega, reúne-nos em um só Corpo, o Corpo de Cristo, a Igreja peregrina.

Caminhamos para o ápice da história humana, quando se realizará a Hora de Deus, a hora do nascimento do Homem novo e da nova Comunidade. Jesus está se despedindo dos Apóstolos, dando-lhes o mandamento do amor. Mesmo que haja desconcerto, o amor está presente. Ao ir se despedindo dos Apóstolos, Jesus os faz compreender o caminho por que devem percorrer, depois de sua partida. Esse é o testamento de Cristo para os Apóstolos: seguirem no mesmo caminho que Ele seguiu.

Somos nós, como Igreja, os continuadores da apostolicidade de Cristo. Portanto o ensinamento de Cristo aos Apóstolos é para nós, hoje. É preciso ter a coragem do amor e aceitar o desafio da esperança em nossos dias, às vezes, tão perturbados.

Sugestões litúrgicas para  o 5º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

A Liturgia 2022 tem um tom profético muito grande e muito forte. A Palavra que ouvimos nos alerta para a missão em nosso tempo e em nossa história. Por isso tudo deve ser feito com muito carinho, com boa vontade, dedicação, sem complicações, afim de que o Senhor seja glorificado.

— Jesus fala que Ele foi glorificado pelo Pai e que o Pai também foi glorificado nele. Ele e o Pai são um só no amor e na misericórdia. Por isso, à frente da procissão de entrada da missa, sugere-se que entre um grupo de crianças, de no máximo sete anos de idade, com velas acesas nas mãos.

— Dar destaque para os jovens nesta Eucaristia. Durante a proclamação do evangelho, eles podem introduzir a Palavra de Deus e permanecerem no altar. A frase orientadora desse momento é: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.

— Como a água batismal continua sendo símbolo pascal muito bonito e importante, o celebrante pode, no momento da Profissão de Fé -oração do Credo -, aspergir a Comunidade presente.

Assine nosso canal do Youtube

Folhetos do 5º Domingo da Páscoa 2022 – 15/05/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós