Reflexão e sugestão para o Tríduo Pascal 2022 – Ano C

Para os dias: 14, 15 e 16/04/2022

Tríduo Pascal 2022 – Ano C

Quinta-feira Santa: Êx 12,1-8.11-14; SI 115; ICor 11,23-26; Jo 13,1-15
Sexta-feira Santa: Is 52,13-53,12; SI 30; Hb 4,14-16; 5,7-9; Jo 18,1-19,42
Sábado Santo: Gn 1,1-2,2 ou Gn 1,1.26-31a; Sl 103; Gn 22,1-18 ou Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18; SI 15; Êx 14,15-15,1; Ct Êx 15; Rm 6,3-11; Sl 117; Lc 24,1-12

Tríduo Pascal 2022

Cantos da Semana Santa e Tríduo Pascal 2022:

Liturgia completa da Semana Santa 2022:

Meditações da Paixão de Cristo:

Vamos meditar o sentido do TRÍDUO PASCAL 2022 e assim esperamos ter uma visão fundante. A Páscoa não é celebrada só no Domingo da Ressurreição. O Tríduo Pascal se inicia com a Celebração da Ceia do Senhor e termina nas Vésperas do Domingo da Páscoa ou da Ressurreição de Jesus.

O Tríduo Pascal não significa um conjunto de celebrações, mas um proceder rítmico que nos conduz para dentro da Celebração principal: a Vigília Pascal. Nela, celebramos todo o mistério pascal, ou seja, proclamamos que a vida venceu a morte, que Cristo é o Senhor ressuscitado e vencedor de toda a ignomínia, infâmia. Demos um grande salto do Jardim do Éden, onde o homem pecou e foi condenado por sua desobediência a Deus, ao Jardim de José de Arimateia, onde o túmulo ficará vazio e acontecerá a manifestação do Ressuscitado. Quanta beleza e quanta grandeza já celebramos nesse momento da Vigília Pascal! Dentro da Vigília Pascal renovamos nossas promessas batismais.

Esse é um momento mais do que sublime, pois pelo batismo caminhamos com o Cristo para a vida, para a dor, morte e ressurreição. Nossa missão é a mesma. Também poderá ser ministrado o sacramento do Batismo, principalmente de uma pessoa adulta. Completamos a Vigília Pascal com a Celebração Eucarística, ápice da Páscoa do Senhor, memorial e presença de Cristo ressuscitado entre nós, na Igreja. Todos podemos nos alegrar, pois há um Senhor a nos amar.

Sexta-feira Santa e Sábado Santo são dias alitúrgicos, ou seja, não se celebra a Eucaristia em nenhum lugar do mundo. Nesses dias fazemos o jejum, como nos determina a Constituição Conciliar sobre a Liturgia, pois o Esposo foi tirado, julgado, condenado, como nos afirmou o próprio Cristo (Mt 9,15), e viveu “dias de amargura”, nas palavras de Santo Ambrósio.

Tríduo Pascal 2022

As celebrações desses dias são apenas Celebração da Palavra, em que “mergulhamos” na paixão de nosso Senhor e podemos compreender, um pouco mais profundamente, a vida que nos foi ofertada pelo próprio Deus. Nesses dois dias, somos chamados para o grande silêncio, para a meditação mais bem cuidada em torno da vida doada de nosso Senhor para nossa salvação. É hora de nossa comunhão com o Homem-Deus, pois a situação trágica do pecado dos homens e das mulheres, em “confronto” com o poder da força do amor, levou o Pai a entregar o Filho à morte. Jesus, em sua fidelidade, ofereceu sua vida ao Pai por todos nós. Portanto, na paixão e morte de Cristo, estamos todos mergulhados por causa de seu amor. E, se amamos o Cristo, temos de corresponder com Ele. Jesus é o grão de trigo semeado na terra, que dará abundantes frutos (Jo 12,24).

O Sábado Santo nos faz sentir toda a força dessa semente lançada na terra, semente carregada somente de amor misericordioso. A “Igreja, no Sábado Santo, permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando em sua paixão e morte, até o momento em que, depois da solene Vigília ou expectação noturna da ressurreição, se der lugar à alegria pascal, cuja riqueza se prolongará por cinquenta dias” (Missal Romano sobre Sábado Santo).

Na Ceia do Senhor, Quinta-feira Santa, celebramos a instituição do “mistério divino”: a Eucaristia. O Senhor, antes de sua paixão, junto de seus discípulos, instituiu esse memorial perpétuo, para ser repetível de sua Páscoa. Essa celebração como que abre o Tríduo Pascal. Já no Domingo de Ramos ou da Paixão, proclamamos o triunfo da Páscoa do Senhor, que, de sua morte, trouxe a abundância da vida a toda a humanidade. Trouxe nossa redenção.

Assim, pois, é preciso caminhar na fidelidade a Jesus, celebrando a vida junto do Senhor da vida, unido na Comunidade-Igreja e na fraternidade entre nós.

Sugestões litúrgicas para o Tríduo Pascal 2022 – Ano C

A comunidade deverá se organizar e decidir se fará ou não alguma movimentação na Liturgia para ser realizada em algum momento da celebração, de acordo com a Celebração do dia. O silêncio será um modo bom de cuidar nesses dias em que mergulhamos no mistério pascal de Cristo.

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós