Retiro Quaresmal 2025 dos Jesuítas, mais uma opção para a Quaresma

Retiro Quaresmal 2025: saiba mais sobre a metodologia e utilização do livro

Para oferecer um apoio a todos que farão a experiência do Retiro Quaresmal 2025, o Pe. Adroaldo Palaoro, SJ, coordenador da obra, preparou um vídeo de apoio no qual explica a proposta e a metodologia do livro. O jesuíta também esclarece pontos importantes sobre a organização do conteúdo e a como utilizá-lo em seu caminho de conversão espiritual.

O Retiro Quaresmal oferece um roteiro de oração diária para ajudar a viver de um modo inspirador este tempo de preparação para a Páscoa. Elaborada pelo CEI Brasil e Rede Servir, em parceria com a Rede Diakonia, a publicação reflete sobre o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31), da Campanha da Fraternidade 2025.

O livro está disponível para a venda nos canais de Edições Loyola e nas obras da Companhia de Jesus em todo o Brasil.

Retiro Quaresmal 2025 dos Jesuítas

Pelo vigésimo primeiro ano consecutivo, a Rede Servir (Rede inaciana de Colaboração, Fé e Espiritualidade), em parceria com a Rede Diakonia, ambas da Companhia de Jesus no Brasil, elaborou um roteiro de oração para ajudar a vivenciar de um modo sempre novo e inspirador o tempo litúrgico da Quaresma. Trata-se do já conhecido “Retiro Quaresmal”, inspirado na metodologia inaciana de oração.

A liturgia quaresmal se apresenta como tempo favorável para voltar ao essencial, ao Evangelho; como oportunidade para mobilizar o coração ante o acontecimento central de nossa fé, a Páscoa. Tempo que, deixando-nos conduzir pelo Espírito, provoca uma sacudida em nossa vida. Para que isto aconteça, o tempo litúrgico quaresmal nos convida a construir novas relações vitais: com Deus, com os outros, com o mundo e conosco mesmos. No Evangelho fala-se das “práticas quaresmais” da oração, da esmola e do jejum, em que nossas relações são iluminadas e questionadas pelo modo de proceder de Jesus.

Queremos também, ao longo deste Tempo Quaresmal, caminhar com a Igreja no Brasil que nos convida a vivenciar a Campanha da Fraternidade. Neste ano, devemos aprofundar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema: “Deus viu que tudo era muito bom”(Gn 1,31).

O Papa Francisco propõe uma grande virada no discurso ecológico, passando da ecologia ambiental à “ecologia integral”, que abarca todos os campos em si: o ambiental, o económico, o social, o cultural, o espiritual e também a vida cotidiana. A ecologia integral articula tanto o grito da Terra como o grito dos pobres (Laudato si’, n. 49).

Cresce, no mundo todo, a consciência de que a vivência de uma ecologia integral é tão urgente para o presente e o futuro da humanidade que todas as tradições humanistas, científicas e espirituais devem ser mobilizadas para contribuir com essa causa. E a espiritualidade inaciana, também ela tem alguma inspiração própria para colocar a serviço do cuidado da Casa Comum? Com certeza! A pedagogia dos Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio nos apresenta preciosas indicações que ajudam a fundamentar novas compreensões e novas respostas diante desta aspiração tão forte no contexto atual da Igreja e da humanidade. Nesse sentido, a espiritualidade inaciana vai além de uma determinada experiência religiosa; ela se expressa como uma “atitude amorosa” para com a natureza e as criaturas.

A experiência do Retiro Quaresmal desperta uma “atitude contemplativa” que nos impulsiona a buscar e a encontrar Deus em todas as coisas da natureza e da vida humana. A recomendação inaciana: “e sejam frequentemente exortados a procurar em todas as coisas a Deus nosso Senhor… amando-o em todas as coisas, e amando a todas nele” (Const., n. 288) não significa frieza e distância da Criação, senão máximo respeito e cuidado para com as obras do Criador.

Os roteiros de oração aqui propostos, seguindo a metodologia inaciana de oração, foram elaborados por alguns jesuítas, com o desejo de ajudá-lo(a) a crescer na intimidade com o Senhor e na abertura fraterna a tantos que vivem à margem da vida: Pe. Elcio Toledo, SJ, é o responsável pela Segunda Semana; Pe. André Luiz, SJ, pela Quarta Semana; e eu. Pe. Adroaldo Palaoro, SJ, pela Semana Introdutória, pelas Primeira, Terceira e Quinta Semanas e pela Semana Santa.

Uma fraterna “travessia” quaresmal a cada um!

Pe. Adroaldo Palaoro, SJ
Coordenador do Retiro Quaresmal

 

Jesuítas / Portal Kairós