Togo: associação de auxílio à idosos completa cinco anos

Lomé (RV) – Fundada em 2012, a Associação São Francisco “Assistência a domicílio à pessoas idosas dependentes” (ADPAD) festeja seus cinco anos de serviços prestados no país africano de Togo.

Os eventos que marcam a recorrência tiveram início no sábado, 10 de junho, no Centro de Educação Espiritual para o Apostolado dos Leigos em Lomé, com o tema “a esperança não decepciona”.

Muitas pessoas idosas, assistidas por esta associação, participaram da missa celebrada na Capela de São Pedro Claver pelo Diretor diocesano das obras assistenciais, Padre Martial Tsikata.

Dedicação aos idosos

“Como parte de nossa missão, nós visitamos pessoas idosas em casa, sem distinção, fornecendo a elas assistência alimentar, sanitária, psicológica e espiritual, de acordo com suas necessidades”, explica Irmã Aurelie d’Almeida, Diretora Executiva da ADPAD.

Esta religiosa togolesa, dedicada a causa dos idosos, é membro do Instituto das irmãs de São Francisco de Assis desde 1986.

Esta organização da sociedade civil, por ela iniciada, fabrica e coloca à venda diversos produtos, cuja renda obtida permite sustentar atualmente 55 pessoas com alimentos e medicamentos, que são levados por voluntários às cidades de Lomé e Niamtougou Tsévié.

Idosos negligenciados por familiares

Os idosos, abandonados pelas suas famílias, vivem uma situação deplorável, que é aliviada pela presença de voluntários como James e Jeanne Awouyeah: “Eu visito eles em casa e levo víveres, roupas, e faço companhia”, diz com satisfação Jeanne. “Alguns idosos não deixam de viver – reconhece James – mas nossas visitas levam conforto e ajudam a preencher a solidão que sentem”.

“Este apostolado é muito grande, por isto queremos chegar em 2020 apoiando 100 idosos”, são os votos da Irmã Aurelie.

Para este fim, lançamos “uma campanha de sensibilização para reunir mais recursos financeiros e humanos”, diz a religiosa, que recorda em especial os esforços realizados pela Ação Católica e a Legião de Maria, que ajudam na identificação e na assistência aos idosos necessitados.

Outras associações de igrejas também prestam serviço aos idosos, recorda Padre Tsikata, exortando os cristãos “a perseverarem nas boas obras em favor das pessoas que experimentam a fragilidade humana”. (JE)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo