3º dia da Novena de Pentecostes 2024
09/05/2024 – 19h na TV Aparecida
3º dia da Novena de Pentecostes 2024
FORTALECIDOS NA EUCARISTIA
Canto inicial
01 – INTRODUÇÃO
– Nós, que temos as mãos limpas e o coração puro, encontramo-nos na Casa do senhor para celebrar a vida no Espírito. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Que a graça e a paz do Senhor Jesus nos fortaleçam na caminhada.
– Amém.
02 – MOMENTO DA LUZ
– Vossas Palavras são lâmpadas para nossos pés, Espírito de Deus. Sigamos, irmãos, a luz que nos leva ao coração do Pai.
– Santo Paráclito, vemos de longe vossa luz que clareia nossos passos. Velai por nós nesta caminhada de Igreja.
Amém.
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
(Acende-se a terceira vela, enquanto se canta:)
1. Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente. Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei!
2. Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele! Amém. Amém.
03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE
– Sim, Espírito Santo, confiamos que vós podeis dobrar as durezas do nosso coração e abrandar a rigidez de nossa alma!
– Que a chama acesa no íntimo de nós guie-nos quando estivermos envoltos pela falta de entendimento.
Novena de Pentecostes 2024 em pdf (Textos)
04 – FALOU PELOS PROFETAS
Refrão para a Palavra
Leitura Bíblica (Jo 6,51-58)
“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne, para a vida do mundo.” Os judeus começaram a discutir entre si e perguntavam: “Como ele pode dar-nos sua carne para comer?” Jesus, então, respondeu-lhes: “Na verdade, na verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que vossos pais comeram, mas morreram; quem come deste pão viverá para sempre”.
Reflexão
05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM
– “Do lado adormecido de Jesus na Cruz, nasceu para nós o mais sublime Sacramento”, afirmava Santo Agostinho.
– Espírito Santo, Doador dos dons, fomentai em nós um amor incondicional à Sagrada Comunhão.
– O Senhor Jesus veio para os enfermos, pecadores, tristes e abatidos, e é no Sacramento da Comunhão que encontramos o remédio celestial para tantos males.
– Sublime Jesus Eucarístico, Pão descido do céu, queremos nos alimentar de vossa carne e do vosso sangue para termos vida na eternidade. Amém.
06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!
07 – PRECES DOS FIÉIS
– Na oração universal, recolhemos todos os pedidos da humanidade e os elevamos ao coração misericordioso do Pai. Rezemos:
– Senhor, dai-nos o Pão do céu!
1. Senhor, vós nos destes a comer o pão do céu. Pedimos, com confiança, que não deixeis nenhum de vossos filhos fora do Banquete Eucarístico, que vosso Filho nos oferece constantemente. Por isso rezamos:
2. Senhor, assim como Santo Inácio de Antioquia, queremos ser uma oferenda agradável, trigo nos dentes dos leões que nos perseguem, tornando-nos o pão puro, para dar testemunho do Evangelho no mundo. Por isso rezamos:
3. Senhor, o vosso amor é gigantesco. Santo Afonso de Ligório afirmava ser tão imenso tal amor que parecia ser loucura para a humanidade. Atraí-nos sempre para bem pertinho da Mesa Eucarística, onde encontramos acolhida, misericórdia e fortalecimento para nossa caminhada. Por isso rezamos:
(Outras intenções)
– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.
08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA
– Meditaremos, agora, um trecho da Primeira Apologia, obra importante de São Justino Mártir, de meados do Século II, no qual ele discorre sobre a Eucaristia:
“Este alimento se chama entre nós Eucaristia, da qual ninguém pode participar, a não ser que creia serem verdadeiros nossos ensinamentos e se lavou no banho que traz a remissão dos pecados e a regeneração e vive conforme o que Cristo nos ensinou. De fato, não tomamos essas coisas como pão comum ou bebida ordinária, mas da maneira como Jesus Cristo, nosso Salvador, feito carne por força do Verbo de Deus, teve carne e sangue por nossa salvação, assim nos ensinou que, por virtude da oração ao Verbo que procede de Deus, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças — alimento com o qual, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossa carne — é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. Foi isso que os Apóstolos nas memórias por eles escritas, que se chamam Evangelhos, nos transmitiram que assim foi mandado a eles, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: ‘Fazei isto em memória de mim, este é o meu corpo’. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: ‘Este é o meu sangue’, e só participou isso a eles”.
Música para as ofertas
09 – MOMENTO COM MARIA
– Maria, vosso ventre foi o primeiro Santo Sacrário, por isso vós o conheceis melhor do que ninguém.
– Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós, agora e sempre.
– A Senhora Aparecida também acolhe de braços abertos todos os seus filhos, romeiros que visitam sua casa.
– Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, levai-nos sempre à Eucaristia, Corpo e Sangue de vosso Filho. Amém!
Canto Mariano
10 – ORAÇÃO
– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco, que se encontra em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.
11 – BÊNÇÃO FINAL
– Irmãos, é no amor e na união da Trindade que celebramos o dom de nossa vida: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Quando Deus nos enviou seu Filho, presenteou-nos com o Pão do céu, que gera a vida para a eternidade.
– Continuemos na paz e na bondade de Jesus Eucarístico. Amém.
Canto final
A12 / Portal Kairós