A Festa e Novena de Pentecostes 2022

Sugestão da data da Novena de Pentecostes 2022: 24/05/2022 a 03/06/2022
Pentecostes 2022: 05/06/2022  (domingo)

Frutos do Espírito Santo: doze perfeições que o Espírito de Deus modela em nós!

Novena de Pentecostes 2022

Gudow, Alemanha, 13 de novembro de 2020: Telhado do púlpito com uma pomba esculpida em madeira como símbolo do Espírito Santo, Igreja de Santa Maria na vila de Gudow, Schleswig-Holstein.

Baseada na Carta de São Paulo aos Gálatas, a Tradição da Igreja enumera doze frutos do Espírito Santo: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade. Conforme a tradução da Bíblia feita por São Jerônimo, chamada de Vulgata (Gl 5,22-23).

Nosso querido padre José Luís Queimado teve a feliz ideia de nos presentear com a “Novena do Divino Espírito Santo”. A partir do tema: “Dai-nos vossos frutos, ó Divino Espírito Santo!”, o autor descreve estas mesmas doze “perfeições que o Espírito Santo modela em nós como primícias da glória eterna”.

A Novena de Pentecostes 2022 tem uma perspectiva predominantemente oracional e bíblica. Está redigida com simplicidade, mas também com destacada elegância literária, baseando-se nos dons e frutos do Espírito Santo, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (1830 a 1845).

Ao contrário das obras da carne, que representam o ser humano fechado em si mesmo, nos próprios instintos mundanos e na oposição ao Reino de Deus, os frutos do Espírito nos elevam e nos abrem a Deus e aos irmãos. Enquanto as obras da carne nos fazem pensar naquilo que é transitório e passageiro, os frutos do Espírito dão vida. Os cristãos são chamados a viver estas doze perfeições que o Espírito de Deus modela em nós!

Páscoa, Pentecostes e a vida segundo o Espírito

Cinquenta dias depois do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes 2022, encerrando o assim chamado tempo pascal na liturgia cristã. Ao celebrar a vinda do Espírito Santo, Pentecostes coroa o mistério pascal e marca o grande dom do Cristo Ressuscitado.

Na Área Especial

Novena de Pentecostes 2022 Missionária:

Novena de Pentecostes 2022 Tradicional:

Cartaz especial da Novena de Pentecostes 2022:

Livrinho da Novena de Pentecostes 2022 Santuário:

Nós nos preparamos para o Natal durante quatro semanas com o Advento, para a Páscoa passamos pela jornada de 40 dias no deserto da Quaresma e agora vamos nos preparar, como Maria e os discípulos, no cenáculo, para celebrar o Pentecostes.

Uma das mais belas orações dirigidas ao Espírito Santo é chamada Sequência de Pentecostes. Rezada na solenidade que marca a vinda do Espírito Santo, este hino destaca as inúmeras qualidades, ações e características do Espírito de Deus. Entre outras riquezas, esta oração litúrgica recorda que o Espírito é vida, fogo, luz, calor e origem de todos os dons de Deus. Nesta prece, o Espírito envia dos céus um raio de luz, é doador dos sete dons, consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, descanso, remanso, remédio para o doente, portador da bênção e da luz bendita! A beleza da Sequência de Pentecostes é, sobretudo, lembrar que o Espírito Santo é o “Pai dos pobres”, capaz de nos purificar, aquecer e abençoar!

Outra oração muito querida e conservada pela Tradição litúrgica do catolicismo é chamada Veni Creator Spiritus (Vem, Espírito Criador). Vibrante e alegre, esse antiquíssimo hino recorda que o Espírito Santo nunca vai deixar de acompanhar a vida da Igreja, conduzindo corações na direção do amor fraterno, orientando bons propósitos e inspirando ações concretas em favor da construção de um mundo melhor e mais feliz para todos. Nesta prece, o Espírito Santo é descrito como criador, portador de dons celestiais, intercessor, unção divina e salutar, doador de dons, iluminador das mentes e dos corações, capaz de nos fazer deixar o mal para trás!

Novena de Pentecostes 2022

Descida do Espírito Santo, vitral na Basílica Assunção da Virgem Maria em Marija Bistrica, Croácia.

Reconhecer, definir e proclamar a divindade do Espírito Santo

Ao ocupar-se com a linguagem sobre a Santíssima Trindade, o primeiro concílio de Constantinopla, realizado no ano de 381, onde atualmente é a cidade de Istambul, na Turquia, teve o grande mérito de proclamar a divindade do Espírito Santo.

Além de referir-se à intervenção de Deus-Pai na criação do céu e da terra, o credo de Constantinopla I amplia notavelmente a definição do Espírito Santo, em resposta às controvérsias pneumatológicas que surgiram nos anos anteriores ao concílio.

O Espírito Santo é descrito com frases da Escritura

Uma herança particular do concílio de Constantinopla I é a doutrina sobre o Espírito Santo que, com bases mais bíblicas, é proclamada na liturgia latina nestes termos: “Creio no Espírito Santo, Senhor e doador da vida … Que junto com o Pai e o Filho é adorado e glorificado … Ele que falou pelos Profetas”.

Para descrever e classificar a ação do Espírito Santo, os padres conciliares de Constantinopla I escolheram frases da Bíblia: O Espírito Santo é o Senhor (2Cor 3,17), o Espírito Santo é doador de vida (2Cor 3,6; Rm 8,2), o Espírito Santo procede do Pai (Jo 15,26), o Espírito Santo falou pelos profetas (2Pd 1,21).

Sem sacrificar o necessário rigor teológico, o credo de Constantinopla I consolida os ensinamentos do concílio de Nicéia (325). Desenvolvendo a fé proclamada pelo anterior, o novo credo foi redigido num estilo mais adequado para a recitação pública e seus conteúdos são mais devocionais, ou seja, mais adaptados à piedade popular.

Quando falamos da vinda do Espírito Santo, não podemos esquecer que a ação do Espírito vai além dos limites da própria Igreja, até atingir homens e mulheres de boa vontade. Onde quer que se faça o bem, a justiça e a paz, o Espírito Santo está presente e atuante porque Ele é a origem de toda forma de perfeição e bondade. Que nesta novena possamos, com a Graça de Deus, ter nossas mais importantes súplicas atendidas: “Dai-nos vossos frutos, ó Divino Espírito Santo!”

Doze frutos do Espírito Santo:

01 – Caridade
02 – Alegria
03 – Paz
04 – Paciência
05 – Longanimidade
06 – Bondade
07 – Benignidade
08 – Mansidão
09 – Fidelidade
10 – Modéstia
11 – Continência
12 – Castidade

Novena de Pentecostes 2022: 24/05/2022 a 03/06/2022
Pentecostes 2022: 05/06/2022  (domingo)
Corpus Christi 2022: 16/06/2022 (quinta-feira)

 

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.  Reitor do Santuário Nacional / Portal Kairós