Reflexão e sugestão para a Missa do 3° Domingo do Advento 2022 do Ano A

Para o Domingo: 11/12/2022

3° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Is 35,1-6a.l0; Sl 145(146); Tg 5,7-10; Mt 11,2-11

3° Domingo do Advento 2022

Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Mateus 11,4-5

Leituras de Domingo: Missa do 3° Domingo do Advento 11/12/2022

Novena de Natal de Aparecida 2022:

O Terceiro Domingo do Advento é conhecido como o domingo da Alegria. Deus intervém a favor de seu povo, que faz um êxodo, de volta para sua pátria, deixando a terra do exílio, da escravidão. O povo se alegra pois sabe que Deus, aquele que salva, interveio a favor de sua vida. O povo compreende que Deus agiu com todo o seu amor a seu favor. De fato, isso é maravilhoso. Essa intervenção de Deus vai culminar na vinda de Jesus, que é a Aliança eterna de seu amor. Aqui já deveríamos compreender, de uma vez por todas, que só é possível a salvação na pessoa de Jesus- Não existem outros caminhos que nos conduzam à verdadeira vida- Ele é aquele que liberta e salva.

O Evangelho carrega em seu bojo quem será aquele que está para chegar, pois Ele é aquele que: devolve a vista aos cegos, faz andar os paralíticos, cura os leprosos, faz ouvir os surdos, ressuscita os mortos e aos pobres anuncia o Reino. Os discípulos de João ficaram estupefatos ao verem e ouvirem isso; coisa nunca dantes vista. São sinais transparentes da chegada do Reino. E é isso que a Igreja tem de, por missão, realizar no tempo de agora. E nós somos essa Igreja comprometida com o Reino. Quanta esperança nasceu para aquele povo sofredor nas mãos dos iníquos daquele tempo!

Onde está a alegria? Está em saber que o Reino chegou, que “está ao alcance de nossas mãos”. Há tantas “alegrias” ruidosas a nossa volta, e a alegria silenciosa, depositada em nossa alma, ninguém poderá nos roubar. O Tempo do Advento nos faz construir essa alegria nessa hora propícia, hora da graça de Deus.

O Advento é tempo favorável do anúncio e da espera da intervenção salvadora de Deus, em Jesus, o Redentor. Porém sentir sua chegada só será possível se houver abertura de coração. Ele vem para libertar, mas, se não quisermos ser libertados, não abriremos nosso coração, e então não terá como Ele agir. Será que esse Advento está ressoando em nossa vida?

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O Evangelho é de um dinamismo muito forte. Os discípulos de João vão “sondar” se era mesmo Jesus que estava anunciando, curando, libertando… Voltam impressionados com o que viram e ouviram, contam tudo a João; certamente foram também tocados pelas palavras de Cristo.

Depois, o próprio Jesus faz a bela apreciação da missão de João Batista, apreciação profética. João foi o último profeta do Antigo Testamento e elogiado por Deus: “De todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

Jesus é a presença libertadora e salvadora do Pai no meio da humanidade. Enquanto praticamos o bem, esperamos sua vinda gloriosa, quando então toda a história e a humanidade inteira se curvará diante de sua misericórdia.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 3° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Ghandi manifestou-se, certa vez, dizendo que admirava o evangelho, mas o jeito de os cristãos viverem não o convencia. Isso significa divisão entre o que nos diz o evangelho e o que nós vivemos realmente. É triste para o cristão este ditado: “Na prática a teoria é outra!” Pena! Tristeza! Com o cristão não pode ser assim. Precisa haver o mínimo de esforço para que tudo se realize conforme o ensinamento e o desejo de Cristo.

Nós sabemos onde está a verdade, onde mora a esperança, por qual caminho andar. A liturgia hoje nos pede que nossa vida esteja, de fato, voltada inteiramente para Cristo.

— O Presidente da celebração poderá lembrar, na homilia, as situações reais da Comunidade, que são sinais de esperança.

— Acender a 3ª vela do Advento durante o canto de aclamação ao evangelho. Antes, o animador, em poucas palavras, poderá dar o sentido deste gesto: a proximidade da Palavra que se encarnou entre nós, Jesus!

— Na hora da ação de graças – pós comunhão -, lembrando a humildade, a simplicidade que vêm dos pobres de Javé, o Ministério de música poderia cantar este cântico: “Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada de novo. No olhar do homem a certeza do irmão. Reinado do povo”.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Vigiai, eu vos digo
Aclamação: Aleluia, vem mostrar-nos
Oferendas: A nossa oferta
Comunhão: Ouço uma voz

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração  – 3° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Músicas para a Missa do 3° Domingo do Advento 2022 – Ano A:

Folhetos do 3° Domingo do Advento 2022 – 11/12/2022 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Cartão de Natal Católico 2022 – 10 modelos (imagens):

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós