Reflexão e sugestão para a Missa do 2° Domingo do Advento 2022 do Ano A

Para o Domingo: 04/12/2022

2° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Is 11,1-10; Sl 71(72); Rm 15,4-9; Mt 3,1-12

2° Domingo do Advento 2022

São João Batista

O Tempo do Advento nos chama à conversão, convida-nos para que nos desvistamos dos valores efémeros e egoístas e voltemos nosso coração para o que é mais profundo e nos traz verdadeiramente a liberdade e a paz. Os valores duradouros são os do Reino, e eles estão presentes e misturados em nossa vida. Só precisamos distingui-los.

Isaías, em sua palavra profética, vai nos dizer que há um enviado da descendência de Davi e sobre ele repousa o Espírito de Deus. Qual será seu dever, sua missão? Será anunciar o Reino de justiça, de paz e romper as divisões e desarmonias, se houver seu acolhimento.

Este 2° Domingo do Advento 2022 (como também o próximo domingo) é caracterizado pela figura de João Batista, filho de Zacarias e Isabel, precursor de Jesus. Ele nos prepara para o Natal, assim como outrora preparou o povo para a chegada do Messias, do Cordeiro de Deus. Ele dá testemunho da luz, prega a justiça e a equidade nas relações sociais. Não se ilude com a veneração que o povo lhe devota, pois deixa claro que ele não é o que eles estão esperando. Lembra que o esperado virá depois dele, e ele não será digno nem de lhe desamarrar as sandálias. Quanta humildade!

Quanta diferença entre aqueles que se afirmam cristãos, mas são autossuficientes, orgulhosos… João Batista nos faz refletir intensamente sobre nossa missão de cristãos hoje, aqui e agora.

Ele chama o povo para a conversão: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Mas, para que esse Reino se realize de verdade, precisamos mudar nosso jeito de pensar, pensar com as categorias do Reino, e não com os “valores” do mundo. Se não mudamos nossas
atitudes, como poderemos afirmar que fomos convertidos? O jeito, as palavras e as atitudes de João, por si só, já nos interrogam e também nos interpelam. Vejamos: ele se alimenta de mel e gafanhotos, e isso é contestação à mesa farta dos dirigentes que pouco se importavam com os pobres e famintos. Será que hoje estamos melhores, mais conscientes e partilhamos nossa vida e nossas coisas? Perguntemos a nós mesmos, e não para os outros. Só há mesmo um caminho: se queremos mesmo o Reino, só será possível se nos convertermos, mudarmos nossas atitudes e nossos pensamentos contrários a sua verdade.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Só é possível acolher aquele que vem vindo, se nos desfizermos de nossa autossuficiência, nosso egoísmo, nossas ilusões inúteis, nossa preocupação excessiva com bens materiais

O Senhor nos dá a graça da conversão. Só não podemos deixá-la passar despercebida em nossa vida. Agora é o tempo da graça, o tempo de nossa transformação.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 2° Domingo do Advento 2022 – Ano A

O personagem que é destacado na liturgia deste 2º Domingo do Advento é João Batista. Vem ensinar-nos que não devemos separar a vida da fé, nem a fé da vida. Ele põe-se inteiramente a serviço do Reino. Insiste na conversão para que toda pessoa possa acolher a salvação. De fato, se o terreno não está preparado, como pode acolher a semente e dar frutos? Por isso a voz de João Batista continua a ressoar entre nós, em nossos ouvidos e nosso coração. Será que estamos dispostos a escutá-la?

— Acender a 2ª vela significa um povo que está atento aos acontecimentos e os compreende sob a luz da Palavra de Deus. Enquanto se acende a 2ª vela, poderá ser cantado: “Deixe a luz do céu entrar. Deixe a luz do céu entrar. Abre bem as portas do seu coração…”.

— Antes da proclamação da Palavra de Deus, fazer uma pequena encenação realçando as situações que precisam ser mudadas na sociedade e em nós. A Equipe de liturgia poderá pensar o que fazer, conforme a realidade de cada local.

— O evangelho poderá ser proclamado de cor ou encenado também.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Eis que de longe vem o Senhor
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A Nossa oferta
Comunhão: Ouço uma voz

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração  – 2° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Músicas para a Missa do 2° Domingo do Advento 2022 – Ano A:

Folhetos do 2° Domingo do Advento 2022 – 04/12/2022 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Natal de Aparecida 2022:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós