A liturgia do mês de março de 2023

A oração perseverante

Liturgia do mês de março de 2023

Nas suas catequeses sobre a oração, o papa Francisco ressaltou a importância da oração perseverante, recorrendo ao exemplo de Jesus e aos seus ensinamentos: “Jesus deu exemplo de uma oração contínua, praticada com perseverança”. Ele nos ensinou a rezar “com insistência, sem se cansar”. Necessitamos rezar nas diferentes situações, nas alegrias e dores, pois,”se não rezarmos, não teremos forças para ir em frente na vida; a oração é como o oxigênio da vida”, afirma o papa.

Ele se referiu, de modo especial, à necessidade da perseverança na oração quando se passa por situações mais difíceis, principalmente quando não se alcança imediatamente o que se pede. O papa afirma que “o ensinamento do Evangelho é claro: é preciso rezar sempre, até quando tudo parece vão, quando Deus nos parece surdo e mudo, e que perdemos tempo. Mesmo que o céu se ofusque, o cristão não deixa de rezar. Sua oração anda de mãos dadas com a fé”.

A oração perseverante brota da fé.”Deus é mais paciente do que nós, e quem bate à porta do seu coração, com fé e perseverança, não fica desiludido. Deus responde sempre”, enfatiza Francisco, recordando-nos que muitos santos e santas experimentaram o silêncio de Deus, a “noite da fé”, mas perseveraram na oração:”Nas noites da fé, quem reza nunca está sozinho”, pois conta com Jesus e o Espírito Santo. E o papa acrescenta:”Não esqueçamos o Espírito Santo que ora em nós; é ele que nos leva a orar, leva-nos a Jesus”. Assim sendo,”o cristão que reza nada teme, confia-se ao Espírito Santo, que nos foi dado como dom e que reza em nós, suscitando a oração”.

Neste tempo da Quaresma 2023, a catequese do papa Francisco sobre a oração perseverante ajuda-nos muito a refletir sobre como temos rezado e nos estimula à perseverança na oração. No caminho quaresmal de conversão que estamos percorrendo rumo à Páscoa, a oração deve ocupar um lugar especial, juntamente com a penitência e a caridade. Não basta rezar de vez em quando ou apenas em ocasiões especiais. É preciso rezar sempre, lembrando-nos da importância da oração em comunidade, da participação perseverante na celebração eucarística, especialmente aos domingos. A oração perseverante, nesta Quaresma, seja acompanhada da perseverança no amor fraterno, que se expressa na misericórdia e no perdão, na compaixão e solidariedade para com os que mais sofrem.

Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial, para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Apresentando a liturgia de 2023

Dia / Comemorações da liturgia do mês de março de 2023

03 – 1ª sexta-feira
04 – São Casimiro

05 – 2º domingo da Quaresma

07 – Santas Perpétua e Felicidade
08 – São João de Deus / Dia Internacional da Mulher
09 – Santa Francisca Romana

12 – 3º domingo da Quaresma

17 – São Patrício
18 – São José, esposo da Bem-aventurada / Virgem Maria e padroeiro da Igreja

19 – 4º domingo da Quaresma

23 – São Turíbio de Mogrovejo
24 – Santo Oscar Romero
25 – Anunciação do Senhor

26 – 5º domingo da Quaresma

 

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós