Reflexão e sugestão para o 3º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

Para: 12/03/2023

3º Domingo da Quaresma 2023

Ex 17,3-7; Sl 94; Rm 5,1-2.5-8; Jo 4,5-42

3º Domingo da Quaresma 2023

Ucrânia, região de Odessa, vila Petrodolinskoe – 3 de julho de 2014: pintura de jesus cristo e a mulher samaritana.

O 3º Domingo da Quaresma 2023 é um domingo litúrgico da Igreja, que ocorre aproximadamente no meio da Quaresma. É também conhecido como “Domingo da Alegria” ou “Domingo Laetare” em latim, devido à antífona introdutória da Missa que começa com as palavras “Laetare Jerusalem” (“Alegra-te, ó Jerusalém”).

Durante este domingo, a Igreja enfatiza a alegria que é possível mesmo em meio à penitência e sacrifício da Quaresma. É um dia de renovação e incentivo para os fiéis continuarem perseverando em sua jornada espiritual durante a Quaresma.

As leituras deste domingo incluem a história de Moisés (Êxodo 17,3-7),  a carta de São Paulo aos Romanos (Romanos 5,1-2.5-8) e o evangelho de João (João 4,5-42) que conta a história da mulher samaritana no poço.

Essas histórias enfatizam a necessidade de se aproximar de Deus e buscar a verdadeira fonte de alegria e satisfação, que só pode ser encontrada através do amor e da graça divina. Este domingo é uma oportunidade para os fiéis renovarem sua fé e seu compromisso com a busca da santidade, enquanto se alegram na esperança da ressurreição de Cristo na Páscoa.

Certamente, nós estamos sedentos de vida, de paz, de alegria. A humanidade tem uma fonte a seus pés, e é preciso descobri-la. A samaritana parecia cansada de buscar água no poço de Jacó, pois até pede para que Jesus lhe “desse dessa água”, para que não precisasse mais vir buscá-la. Jesus fala de outra água que mata a sede de vida. Mais tarde, a samaritana compreende o ensinamento de Jesus.

O Evangelho deste domingo da Quaresma 2023 nos aproxima da fonte de vida. A caminhada do povo pelo deserto foi difícil, foi dura, a ponto de reclamar a Moisés: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?” A criatura humana é complexa, tem desejos novos insaciáveis.

A samaritana é bem esse coração humano. Será que ela imaginava que havia uma água que podia matar sua sede, seus anseios, seus desejos? Procura a vida e parece não a encontrar, espera o Messias e Ele parece distante ou nunca levou a sério o encontro com Ele.

Será que não somos assim também? Estamos até cansados de beber a água que não nos sacia, mas continuamos a bebê-la e descuidamos dos dons que Deus infundiu em nós, na gratuidade de seu amor. A pergunta diante da água que bebemos e não nos sacia é: Como estamos vivendo nossa fé, nosso batismo? Será que somos como cisternas rachadas, que não retêm a água, ou estamos satisfeitos com esse modo de viver?

Via Sacra 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Se há o abandono da “fonte de água viva”, que é Jesus mesmo, Ele mesmo nos recorda que precisamos olhar de modo mais largo, ser menos míopes, pois só a infinita bondade e eternidade podem nos saciar completamente. Portanto o episódio da samaritana e Jesus no poço de Jacó é um apelo veemente para nossa mudança de mentalidade e de vida.

Concluímos essa Espiritualidade com a bela palavra de Pe. Raimundo Vidigal, C.Ss.R: “O encontro pessoal com Jesus na fé é capaz de mudar nosso interior. Encontrar Jesus e reconhecer nele o Salvador significa descobrir que em sua pessoa ‘o Senhor está realmente no meio de nós’, como alguém que propõe um modo diferente de ver a vida e seus problemas; como aquele que nos dá a água viva que sacia nossa sede, que nos dá sua palavra, fonte de vida. A água viva é ele próprio, enquanto revelação do amor de Deus; e é o dom do Espírito Santo, espírito do amor de Deus, derramado em nosso coração, garantia de uma esperança que não decepciona. O novo Moisés, que fez brotar a água do Espírito que dá vida, está aí, esperando-nos pacientemente, à beira de um poço. Não faltemos ao encontro! A graça dos sacramentos pascais nos restitua a inocência e a força de uma vida renovada”.

Sugestões litúrgicas para o 3º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

— Levar na procissão de entrada o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023.

— No rito penitencial, aspergir o povo com água benta, símbolo da graça divina.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo: “Ó Deus, fonte da vida, ofereceis à humanidade atribulada pela sede a água viva da graça que jorra da rocha, Cristo salvador; concedei a vosso povo o dom do Espírito, para que saiba professar com força sua fé e anunciar com alegria as maravilhas de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

— Encenar o evangelho ou, mais simplesmente, vestir um rapaz e uma moça para representarem Jesus e a samaritana, que simulam uma conversa.

— Durante a comunhão, cantar o cântico “A Samaritana”, composto pelo Pe. Élio Athayde.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Senhor, eis aqui
Aclamação: Louvor e Glória
Oferendas: O Vosso Coração
Comunhão: Se Conhecesses

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 3º Domingo da Quaresma 2023 – Ano A

Músicas para o 3º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A:

Em breve!

Folhetos do 3º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A – 12/03/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2023

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós