Assis prepara-se para inauguração do Santuário do Despojamento

“Quero vir e quero explicar como a Igreja deve despojar-se”, disse o Papa Francisco ao Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, durante a visita à cidade da Úmbria em 2013, quando o prelado o havia convidado para visitar aquela que antes se chamava a Sala do trono – na Igreja de Santa Maria – e que depois tornou-se o Santuário do Despojamento.

Em carta enviada ao prelado em 16 de abril, Francisco definiu o local como “uma nova pérola no panorama religioso de Assis”.

O Santuário foi confiado pelo bispo aos cuidados dos frades menores capuchinhos e sua inauguração será marcada por celebrações e intensas atividades na semana entre 14 a 21 de maio próximo, em Assis.

“Quero vir e quero explicar como a Igreja deve despojar-se”

Primeira relíquia

A semana se abrirá com a apresentação daquela que pode ser considerada como a primeira relíquia do “novo” Francisco, ou seja, o manto com o qual o Bispo Guido cobriu Francisco no momento de seu despojamento em Praça Pública, diante dos moradores da pequena Assis.

A relíquia será levada em procissão e venerada durante toda a semana no novo Santuário, como antecipou na manhã desta terça-feira em uma coletiva de imprensa o Bispo Sorrentino.

O manto “fala a todos, crentes e não crentes, e nasce como profecia de uma sociedade mais justa e solidária”.

Com o Santuário do Despojamento – diz o prelado – “Assis redescobre assim a si mesma, reencontra as origens da aventura de São Francisco e valoriza um local símbolo da história do Santo”.

Cardeal Parolin

A solene cerimônia oficial da inauguração está programada para 20 de maio, enquanto no dia 21, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, concluirá a semana presidindo a uma solene Celebração Eucarística.

No dia 21 de maio, o crítico de arte e escritor Vittorio Sgarbi, participará de um colóquio intitulado “O despojamento de Francisco de Giotto a Sermei e o pensamento do Papa Francisco”.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo