Eventos da Campanha da Fraternidade 2018

Descubra vários eventos sobre a Campanha da Fraternidade em todo o Brasil!
(Entre com sua conta no Facebook e Twitter)

Ou nas tags (marcadores) do Twitter:

#campanhadafraternidade #cf2018 #campanhadafraternidade2018 #superacaodaviolencia #vossoistodosirmaos

Lançamento da CF 2018 será no dia 14 de fevereiro

Acompanhe o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Está em fase final a preparação para a Cerimônia de Lançamento da CF 2018 a ser realizada na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14/02, às 10h, no auditório da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília-DF.

A edição da CF deste ano tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A Cerimônia de Lançamento será transmitida ao vivo em todas as emissoras de inspiração católica, na Rede Católica de Rádios e também na página da entidade no facebook (cnbbnacional).

Na solenidade, serão apresentadas histórias de pessoas que lutam para superação de violência. Como o trabalho do padre Vilson Groh apresentado no vídeo-documentário da Campanha da Fraternidade.

Também será lida a mensagem do papa Francisco para o período da Quaresma. A presidência da CNBB vai apresentar a CF à sociedade e aos jornalistas, a serem convidados para uma coletiva de imprensa, logo após a cerimônia.

Para o padre Luís Fernando da Silva, coordenador executivo das Campanhas da Fraternidade superar a violência em vista de uma cultura da paz exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Segundo ele, sem a justiça social não haverá superação da violência.

Representantes das pastorais, organismos e da Arquidiocese de Brasília serão convidados para a abertura.

Este ano o tema da Campanha da Fraternidade trata de uma realidade sensível e presente na vida de todos nós. Falaremos sobre a violência.
Para contribuir com a ação evangelizadora em nossas comunidades, nós do Portal kairós preparamos uma série de materiais. Confira aqui!

Igreja do Rio Janeiro clama por paz em evento que marca a abertura da CF 2018

Atendendo ao apelo dos Bispos do Regional Leste 1 – CNBB, as dioceses do Estado do Rio de Janeiro realizarão no próximo dia 17 de fevereiro a Abertura da Campanha da Fraternidade 2018.

 
Marcas da violência

O Rio de Janeiro vem sofrendo com os diversos casos de violência, os números de assassinatos e assaltos são crescentes. A violência atinge até mesmo os agentes de segurança que levam a população a um clima de medo e tensão. A falência do Estado contribui significativamente para o agravamento dessa problemática e em meio a esse caos não se vê luzes em meios às sombras.

CF 2018

Nesse ano a Campanha da Fraternidade traz como temática central a superação da violência, visando construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. O lema foi extraído do Evangelho de São Mateus, “Vós sois todos irmãos”. Pois o Texto Base da campanha mostra que somente abandonando uma visão egoísta e assumindo o cuidado pelo outro é que somos capazes de superação a violência.

Abertura da CF

No Regional Leste 1 as dioceses uniram-se para juntas realizarem o evento de abertura da Campanha da Fraternidade. Será no sábado, 17 de fevereiro de 2018, a partir dás 8h na Catedral Metropolitana de São Sebastião que fica na Avenida Chile, centro do Rio de Janeiro.

Programação do evento:

-08h: Chegada e concentração

– 08h30: Entrada das Dioceses

– 09h: Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Orani João Tempeste e concelebrada por todos os bispos do Estado do Rio de Janeiro (com transmissão da Rede Vida)

– 10h15: Coletiva de Imprensa. Do lado de fora, na Praça, acontecerão atividades culturais com o Coral População de Rua, Grupo Luar de Dança, Casa do Menor São Miguel Arcanjo e o Grupo da Pastoral Afro de Volta Redonda.

– 11h: Leitura da Carta do Regional Leste 1

-12h: Encerramento

http://cnbbleste1.org.br

Inscrições abertas para o Seminário sobre a CF 2018

Estão abertas as inscrições para o Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2018, que este ano tem como tema Fraternidade e superação da violência e como lema “Vois sois todos irmãos!” (Mt 23,8). Promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), o evento acontecerá no dia 4 de fevereiro (domingo), das 7h30 às 17h, no Auditório Dom Geraldo Majella, localizado na Cúria Metropolitana Bom Pastor (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia).

Para participar, o interessado deve escolher uma das três modalidades de inscrição: pelo site da ASA (clique aqui), nas livrarias católicas Paulinas, Paulus e Vozes (as três localizadas no Centro da cidade – Avenida Sete de Setembro, Rua Direita da Piedade e Rua Carlos Gomes) ou na Secretaria de Pastoral (Cúria). O investimento é no valor de R$ 15.

A programação contará com Missa, palestras a partir dos métodos VER, JULGAR e AGIR, canto, intervenções artísticas e oficinas. No momento da inscrição o interessado pode escolher, por ordem de prioridade, três das 14 oficinas oferecidas. Caso a primeira opção do participante já esteja preenchida, ele será direcionado para a sua segunda opção e assim sucessivamente.

As oficinas oferecidas são: Intolerância religiosa; Exploração Sexual e Tráfico Humano; Violência contra a mulher; Ineficiência do aparato judicial; Violência contra pessoas com deficiência; Violência contra o idoso; Violência contra crianças e adolescentes; Violência e juventudes; Violência no trânsito; Violência e direito a informação; Violência policial; Violência contra a população de rua e Violência no ambiente prisional.

Mais informações pelo e-mail asa@asasalvador.org.br  ou pelo telefone (71) 4009-6671.

Encontro de preparação da Campanha da Fraternidade 2018

“Convertei-vos e crede no Evangelho”! A Quaresma é um tempo forte de penitência e de mudança de vida, que nos insere sempre mais no mistério de Cristo. Conversão possibilita o retorno da dispersão para a nascente inesgotável da vida: “Dai-nos, no tempo aceitável, um coração penitente, que se converta e acolha o vosso amor paciente.”

No dia 09 de dezembro acontece o primeiro Encontro de Planejamento da Campanha da Fraternidade 2018.

O encontro ocorrerá na Cúria Metropolitana de Brasília, situada ao lado da Catedral, na Esplanada dos Ministérios, das 08h às 12h.

Durante o encontro, serão apresentadas as diretrizes e as prioridades estabelecidas para a CF 2018, que traz o tema: Fraternidade e superação da violência e lema: Vós sois todos irmãos (Mt. 23,8).

A reunião é direcionada para Coordenadores de Pastoral, Movimento e Serviço.

Pedimos, encarecidamente, que cada paróquia enviem no máximo 2 representantes.

A participação de todos é de suma importância para que possamos alcançar bons resultados com a Campanha.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Secretaria da Comissão Arquidiocesana de Pastoral, através do telefone: 3213 3341 ou do email: fernanda.pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br.

Tudo sobre a CF-2018

Informações:
Local: Cúria Metropolitana
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: 3213 3341
E-mail: fernanda.pastoral@arquidiocesedebrasilia.org.br

Facebook