Reflexão e sugestão para a Ascenção do Senhor 2022 – Ano C

Para o dia: 29/05/2022

Ascenção do Senhor 2022 – Ano C

At 1,1-11; Sl 46; Ef 1,17-23 ou Hb 9,24-28;10,19-23; Lc 24,46-53

Ascenção do Senhor 2022

Barcelona – o fresco da ascensão do senhor na igreja Santuario Maria Auxiliadora i Sant Josep por Fidel Trias Pages e Raimon Roca.

Celebrar a solenidade de Ascensão de Jesus 2022 ao céu é celebrar a certeza de que nosso destino é o céu e de que, a terra, somos apenas peregrinos, importantes sim, mas na eternidade é que está a vida definitiva.

Jesus viveu entre nós, passou fazendo o bem, anunciou o Reino do Céu, conviveu conosco e nos trouxe a paz e a verdadeira liberdade. A ascensão é a prova de que veio resgatar cada ser humano e reerguê-lo em sua dignidade.

Ele sabia tudo o que se sucederia em sua vida, tinha consciência de sua missão, de sua fidelidade ao Pai. Também ajudou os Apóstolos a tomarem consciência da continuidade da missionariedade. A missão não era somente exigência, preocupação, pois Jesus falou da alegria que também está presente nela: a presença do Reino no mundo que dá o sentido para a vida das pessoas, dos cristãos.

Novena de Pentecostes 2022

A ascensão significa que Jesus penetrou definitivamente na comunhão com o Pai. Essa mesma vida nos espera e devemos desejá-la, pois todos os que percorrem o caminho de Jesus, um dia, vão alcançá-la. Precisamos ir ao encontro dessa vida, por isso não podemos ficar somente olhando para o céu, vendo Jesus subir. Não podemos ficar em uma passividade que não nos deixa caminhar. Buscar essa vida de comunhão definitiva com Deus nos faz ir para o meio do mundo agora, e nele apresentar esse mesmo projeto de Jesus em que acreditamos e em que apostamos.

A bênção de Jesus aos Apóstolos alcança a nós e é envio em missão. Olhar para a subida de Jesus ao céu significa que isso também nos será possível se fizermos o que nos mandou, se andarmos no caminho dele. Por isso disseram os anjos aos Apóstolos e a nós agora: “Homens da Galileia, porque estais a olhar para o céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o céu, virá do mesmo modo que o vistes ir para o céu”. Eis, pois, nosso destino: a comunhão eterna com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Agora é hora de caminharmos na fraternidade, tornando-nos membros ativos do mesmo “corpo”, a Igreja, em comunhão com Cristo, que é a Cabeça desse Corpo. Ele mora “no meio desse corpo”.

A ascensão de Jesus nos faz olhar para a Comunidade-Igreja e avaliar nossas atitudes de fé. Certamente temos sempre o que aprender e, na ascensão de Jesus, aprendemos a ter um olhar novo sobre o mundo e sobre nós mesmos. Adentramos esse processo de vida e de fé, que nos levará à comunhão com Deus. Saibamos, pois, compreender os sinais dos tempos, para descobrirmos que o Senhor quer nos elevar ao céu, por causa de seu amor e de sua misericórdia.

Sugestões litúrgicas para  a Ascenção do Senhor 2022 – Ano C (7º Domingo da Páscoa 2022)

Este domingo da Ascenção do Senhor que antecede o de Pentecostes 2022. O evangelho mostra-nos claramente que Jesus veio para nos redimir; confirma os discípulos como testemunhas do Reino; promete o Espírito Santo; abençoa-os (envio); e os discípulos voltam alegres. Não é bonito tudo isso?

— Acender solenemente o Círio Pascal, enquanto canta-se, por exemplo: “Deixe a luz do céu entrar…”

— Após o evangelho ou a homilia, dar o abraço da paz. Combinar com o celebrante esse gesto e ver se ele está de acordo para que se realize desse modo.

— Nas Preces, não deixar de rezar pelos missionários que anunciam em terras distantes e por aqueles que conhecemos em nossa Comunidade e se empenham no anúncio do evangelho.

— Antes da bênção final, convidar os membros das pastorais da Comunidade, para que o sacerdote faça com suas palavras o envio deles à missão de anunciar o Cristo na Comunidade (combinar com o padre antes).

 

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos da Ascenção do Senhor 2022 – 29/05/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós