Quaresma da Canção Nova: Na Presença do Deus Vivo 2026

 

Na Presença do Deus Vivo 2026

Nos primeiros séculos da como preparação para a Páscoa, havia apenas um jejum Igreja não havia Quaresma realizado no dois dias anteriores. Isso porque os primeiros cristãos viviam tão intensamente a sua entrega ao Senhor que preferiam ser mortos a terem que negar sua fé em Jesus. Uma vez que eram tempos de perseguição, não dava para ser cristão “morno” ou por mera conveniência; era perigoso demais e, portanto, não se sentia a necessidade de reservar um tempo para renovar a conversão já assumida no batismo. Só mais tarde, com o fim das perseguições, quando muitos foram se tornando menos empenhados em viver a fé, é que se notou o quanto seria importante dedicar um tempo mais largo para exortar os fiéis a terem uma vida de maior coerência com a graça que haviam recebido. Nascia assim a Quaresma.

A palavra “Quaresma” vem do latim quadragesima, referindo-se aos 40 dias que antecedem a Páscoa. Período inspirado nos 40 dias que o Senhor passou no deserto, jejuando e orando, antes de iniciar publicamente seu ministério (Mt 4,1-11). Assim como Jesus enfrentou o Tentador e se preparou para sua missão, você e eu também precisamos nos purificar e fortalecer nossa fé para as lutas que teremos que travar.

Hoje, mais do que naquela época, tornou-se urgente chamartodos à conversão, sobretudo os que um dia receberam o batismo. É muito importante viver esse tempo de resgate, cura interior e fortalecimento para que cada um de nós, cristãos feridos pelo pecado, convertamos a Deus nosso coração, abandonando as obras das trevas para experimentar a graça daquele que disse: “Eu sou a luz do mundo”.

Para a Palavra de Deus, conversão significa uma mudança de vida. Erra quem confunde mudança de vida com mudança de moral ou de comportamento. A moral de uma pessoa só vai mudar quando ela muda primeiro sua vida (seu coração). A conversão é algo muito mais poderoso e profundo que uma simples mudança na maneira de alguém se conduzir.

Há um exemplo que tenho uma moeda que está se desvalorizando cada vez ajuda a entender melhor isso: se mais, posso resolver esse problema “convertendo-a” em outra que não se desvalorize. Levo minha moeda até o banco e troco por uma moeda forte que não perde o valor. A conversão foi o processo em que entreguei algo e recebi em troca uma coisa diferente.

Mas quando falamos de pessoas, e não de moedas, significa que entregamos nossa vida tal como está, desvalorizada pelos muitos erros, desgastes, mágoas e pecados. Entregamos uma vida carcomida pelo pecado e, em troca, recebemos das mãos de Jesus sua própria vida, a única que não se desvaloriza, não se corrompe nem se perde. Essa vida que o Senhor nos dá, sem a menor dúvida, vale a pena viver, porque é vida de alegria, confiança, justiça e fé.

Livro Na Presença do Deus Vivo 2026

Na Presença do Deus Vivo 2026
Compre o livro 2026

A conversão não é simplesmente deixar os erros do passado para viver como uma pessoa de bem. Também não é cumprir ao pé da letra as determinações que estão na Bíblia. É algo extraordinariamente mais grandioso e feliz. É entrar na amizade de Deus, é passar de servo a amigo, é passar de cumpridor da lei à condição de filho, é escolher, a partir de então, não mais fazer o mal para deixar Deus agir como quiser em nossa vida. A verdadeira conversão acontece quando a pessoa experimenta o amor de Deus. É quando, sentindo uma grande alegria em ser amada por seu Criador, diante do qual teme e treme, atreve-se a amá-lo de volta; a partir daí passa a ter receio de desrespeitar ou desagradar esse amor, mesmo se não tivesse que responder por isso. Nas palavras de Santo Agostinho: “E toda a minhaconversão consistiu nisto: não querer o que antes eu queria e querer o que Deus queria.”

O livro Itinerário Quaresmal – Na Presença do Deus Vivo

Este livro é o retiro quaresmal oficial da Canção Nova, criado para conduzir você a uma experiência profunda com Deus durante os 40 dias que preparam a Páscoa. Com uma linguagem acessível e inspiradora, ele o acompanhará em uma jornada de conversão,superação, reconciliação e renovação interior, sempre guiada pela ação do Espírito Santo. Mais do que um manual, é um companheiro de jornada para quem busca sentido, esperança e uma fé viva. Seja para quem está começando ou para quem deseja aprofundar sua caminhada! Viva uma Quaresma diferente! Permita que a misericórdia de Deus transforme sua história, restaure sua esperança e reacenda sua alegria. Deixe o Espírito Santo guiar você nesses 40 dias de oração, silêncio, escuta e encontro com o Amor.

Conheça Retiro Quaresmal 2026 dos Jesuítas
Compre o livro 2026

 

 

Canção Nova / Portal Kairós