“Razões legais” impedem transferência do pequeno Charlie para Roma

O Ministério do Exterior italiano informou esta quarta-feira que o Reino Unido considera que a transferência a Roma do bebê britânico Charlie Gard, afetado por uma enfermidade rara e mortal, não pode ser realizada “por razões legais”.

A comunicação do Chefe da Diplomacia britânica, Boris Johnson, ao seu homólogo italiano Angelino Alfano, foi feita por telefone.

Johnson “expressou gratidão” pela oferta italiana, porém explicou que “razões legais” impedem de aceitá-la, disse o ministério italiano em um comunicado.

Hospital Bambino Gesù

Durante as tratativas, a Itália havia formalizado a proposição feita pelo Hospital Pediátrico “Bambino Gesù” em 3 de julho, recebendo a resposta negativa esta quarta-feira.

A Presidente do Hospital, Mariella Enoc, havia expresso já na terça-feira sua tristeza pela resposta negativa recebida do hospital londrino onde Charlie está internado, que alegou “razões legais” que impediam a transferência.

Enoc explicou ter sido contactada pela mãe de Charlie, que pediu a ela que verificasse a possibilidade de submeter o pequeno a algum tratamento em Roma. “Não sei se será possível encontrar uma cura, os nossos cientistas aprofundarão o tema e depois falaremos diretamente com a família”, afirmou a Presidente do Hospital.

Cardeal Parolin

O Secretário de Estado Pietro Parolin, por sua vez, afirmou que a Santa Sé fará tudo o que estiver a seu dispor para superar os obstáculos legais que impedem a transferência do pequeno Charlie ao “Bambino Gesù”.

Charlie Gard sofre de uma rara enfermidade genética, uma variação grave de encefalopatia mitocondrial, o que provocou dano cerebral, impedindo-o de respirar por conta própria ou mover as extremidades.

Tribunal Europeu

A negativa dada esta quarta-feira pelo Reino Unido de autorizar a transferência do bebê a Roma está baseada na resolução de 28 de junho do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH), que respaldou a decisão da Justiça britânica de dar uma morte digna ao bebê de dez meses, rechaçando assim o recurso apresentado pelos pais, Chris Gard e Connie Yates.

De fato, os pais haviam recorrido ao Tribunal Europeu, depois de os Tribunais britânicos terem autorizado o desligamento dos aparelhos que mantém Charlie respirando.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo