Reflexão e sugestão para a Festa da Sagrada Família 2023: Jesus, Maria e José do Ano B
Para o Domingo: 31/12/2023
Festa da Sagrada Família 2023 do Ano B
Eclo 3,3-7.14-17a; Sl 127; Cl 3,12-21; Lc 2,22-40
Certamente, já aprendemos que a FAMÍLIA é fundamental em nossa vida. Ela não é invenção humana, é de instituição divina. A Família de Nazaré deve ser sempre amada, pois nela se realizou plenamente o desígnio divino de, em Cristo, fazer conosco a nova e eterna Aliança. Em Cristo, realizou-se todas as promessas divinas. Por isso é Família bendita, é santa, desejada por Deus.
A Família de Nazaré é exemplo e modelo, pois a Palavra do Senhor e toda a Liturgia dessa festa nos fazem compreender que temos de estar sempre atentos, vigilantes aos desafios e às necessidades, de Deus e dos irmãos. Foi bem assim que viveu a família de Nazaré.
É a Palavra de Deus a luz que ilumina nossa vida e nossas relações familiares. A Palavra é o alicerce principal da Família cristã, que se preocupa em viver a verdade de Cristo. Assim, o Eclesiástico vem logo nos lembrar dos deveres mútuos que temos na família – relação entre esposos, pais e filhos. Quando a Palavra se realiza entre nós, então alcançamos a bênção do céu.
A família nasceu no coração de Deus e derramou-se sobre nós, gerando vida e alegria, gerando maturidade no seio familiar. Não há nada complicado, há sim complicadores que, por quererem viver um projeto da cabeça humana, desfazem-se de valores insubstituíveis, e não se tornam felizes. A Família não é feita só de alegrias, há dificuldades, e na Família de Nazaré também ocorreu isso.
Diretório da Liturgia 2024:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
Quando Deus tem seu lugar em nossa casa e em nosso coração, então há superação das dificuldades, pois a graça divina nos conduz. Basta olharmos para a vida de tantos que viveram e estão vivendo anos e anos a fio, juntos. Se há amor autêntico, Deus aí está! Quem aprendeu a fidelidade para com Deus sabe que a força e a presença divina são muito maiores que nossas fraquezas. Se Deus tem seu lugar em nós e na Família, então nada será impossível, pois, no Senhor, tudo é possível. Ame sua família, e isso basta!
Sugestões litúrgicas para a Festa da Sagrada Família 2023 do Ano B
— Rezar a oração, alternativa: “Ó Deus, nosso criador e Pai, quisestes que vosso Filho, gerado antes da aurora do mundo, se tornasse membro da família humana; reavivai em nós a veneração pelo dom e pelo mistério da vida, a fim de que os pais se sintam participantes da fecundidade de vosso amor e os filhos cresçam em sabedoria, piedade e graça, dando louvor a vosso santo nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém”.
— Na procissão de entrada, entram três pessoas vestidas a caráter, representando Jesus, Maria e José.
— Um símbolo para a procissão das ofertas pode ser um grande par de alianças estilizadas.
— Na hora da bênção final, o sacerdote chama a seu lado os casais com mais de 40 anos de vida matrimonial. A comunidade aplaude.
Sugestões de repertório tradicional
Abertura: Nasceu-nos hoje
Aclamação: Aleluia! Eu vos trago
Oferendas: Nas terras
Comunhão: Da cepa brotou
Cifras e partituras das sugestões CNBB
Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Sagrada Família 2023
Músicas para a Festa da Sagrada Família 2023 Ano B:
Folhetos da Sagrada Família 2023 – 31/12/2023 para imprimir:
Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós