Apresentando a Campanha da Fraternidade 2024

Apresentando a Campanha da Fraternidade 2024

Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)

O Tempo da Quaresma é um momento oportuno para vivermos a conversão exigida por Jesus: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). “A penitência do Tempo Quaresmal não deve ser apenas interna e individual, mas também externa e social. A prática da penitência, de acordo com as possibilidades de nosso tempo, as realidades de cada região e as condições dos fiéis” (SC, n. 110).

A Campanha da Fraternidade é, a cada ano, uma iniciativa concreta para realizarmos ações que testemunhem um profundo arrependimento e uma verdadeira conversão, em âmbito pessoal, comunitário, eclesial e social. Pois, “a Quaresma é o tempo de sacrifício e penitência, mas é também um tempo de comunhão e solidariedade (…) cada um dos homens, na verdade, é chamado a compartilhar realmente os sofrimentos e as desventuras do todos os demais. Assim, a esmola e o dom de si mesmo não devem ser atos isolados e ocasionais, mas sim a expressão de união fraterna entre todos”.

O hino da Campanha da Fraternidade 2024

O Papa Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti, anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva que pudesse levar a fraternidade e amizade social, perante os males que ameaçam a paz no mundo. Se a Quaresma é um tempo propício para nos defrontarmos, com mais intensidade, contra todas as formas de pecado, precisamos, em primeiro lugar, reconhecer que não estamos sozinhos nesta empreitada, quer dizer, temos a consciência dos males que pesam sobre toda a nossa família humana.

A Campanha da Fraternidade deste ano traz consigo “o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço” (FT, n. 1), nos interpela à comunhão e solidariedade, mostrando que a conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro que vem da ressurreição, como Jesus que pergunta a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” e Pedro responde: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo” (Jo 21,15). Com o tema, Fraternidade e Amizade Social, e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), queremos fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus. Segundo, deixar-nos ILUMINAR pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas baseados no respeito e na reciprocidade do bem comum. Terceiro, AGIR conforme a proposta quaresmal, em que nos esforçamos para uma mudança, não só pessoal, mas “alargando a tenda” (cf. Is 54,2), para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária.

“Verdade e amor, são os caminhos do Senhor”, canta-se no Salmo 24. Esse é o sentimento com o qual iniciamos mais uma Campanha da Fraternidade como proposta quaresmal de conversão. Anunciar a Verdade do Evangelho com toda a sua radical proposta de conversão e, ao mesmo tempo, fazer a experiência do amor de Cristo, da sua misericórdia, da sua bondade infinita, do seu perdão e compaixão que são eternas. Uma experiência que não é solitária e egoística, mas que nos une na mesma fé, de que Deus “criou todos os seres humanos iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade, e os chamou a conviver entre si como irmãos”.

Que Nossa Senhora Aparecida, em cujo ventre o Salvador foi gerado, possa nos acompanhar com sua presença materna, unindo os filhos dispersos e fortalecendo os vínculos de fraternidade e amizade social em toda humanidade.

Letras das músicas da Campanha da Fraternidade 2024 (Word)

 

abertura, acolhida, compaixão, comunidade, confronto, conversão, convivência, descarte, diálogo, empatia, exclusão, fraternidade, indiferença, isolamento, ódio,
paz, penitência, proximidade, reconciliação, respeito, tolerância,
amizade social, amor político,
cancelamento digital, cultura do encontro, desenvolvimento integral,
espiritualidade de comunhão, família humana,
fraternidade universal, muros ou pontes,
amor além-fronteiras, dignidade humana inalienável, fraternidade aberta a todos.

 

Dom Jaime Spengler, OFM – Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva – Arcebispo de Goiânia (GO) e 1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jáckson Nóbrega de Sousa – Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e 2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers – Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB

Bem-vindo a CF 2024

CNBB / Portal Kairós