Reflexão e sugestão para a Missa do 1° Domingo do Advento 2022 do Ano A

Para o Domingo: 27/11/2022

1° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Is 2,1-5; Sl 121; Rm 13,11-14; Mt 24,37-44

Início do Ano Novo Litúrgico A – São Mateus

Retiro de Advento e Natal 2022 Especial:

Celebramos o Tempo do Senhor em nossa história. Ele vem nos trazer a salvação. Como todo Tempo especial na Liturgia, o Advento 2022 devemos entender como a grande e bela oportunidade que o Senhor nos dá para nossa salvação. É o Tempo da Salvação se realizando aqui e agora. Isso nos faz viver dignamente nosso ser cristão. O Evangelho é a luz que devemos retomar sempre, mas, em cada Tempo Litúrgico forte, concentramo-nos mais atentamente ao sinal de Deus em nossa Comunidade e em nossa vida.

O Tempo do Advento exige nossa vigilância. Quando estamos vigilantes na oração e na caridade, as coisas se tomam mais claras em nossa vida e há sempre uma alegria, que nos contagia, pois é isso que acontece a quem pratica o bem. Estar vigilante é estar “atento aos sinais dos tempos”, que estão continuamente falando conosco, em cada dia e em tantos momentos. Deus é sempre surpresa.

Todos os dias devemos tomar a decisão de seguir no caminho de Deus e buscar, sem cessar, sua vontade e seu amor. Com essa abertura de alma, somos tocados por Deus e adentramos nossa conversão. Aliás, a conversão será sempre uma exigência para nós e em nós, pois, uma vez dado um passo, percebemos que devemos dar outro, e assim sucessivamente. Por isso a conversão será sempre uma exigência em nós, é esse o caminho que devemos percorrer, pois ele nos santifica.

O Tempo do Advento vem nos provocar para que sejamos uma Comunidade aberta e acolhedora, atenta aos fatos e acontecimentos que nos cercam. Trata-se, pois, de construir o Reino, torná-lo presente aqui e agora. Para tornar presente o Reino de Deus entre nós, é preciso esvaziar o coração, pois só assim Deus terá nele seu lugar. Maria e José assim o fizeram, e Deus fez, por meio deles, maravilhas.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

A participação na “Eucaristia”, na missa, ou na “Celebração da Palavra”, em centenas de Comunidades em nossa pátria, que não podem ter a celebração eucarística dominical, significa acolher e reconhecer o Senhor, que vem para o meio de nós. Esse espírito de adesão, de acolhimento, de pertença precisa estar no coração de cada cristão. Não há como dispensar essa verdade de nossa fé. Cada “Eucaristia”, ou “Celebração da Palavra”,dispõe-nos a penetrar o Reino, a vivenciar a salvação de Cristo, que se realiza hoje, e a alimentar nossa caminhada para junto de Deus. Cada celebração participada deveria ser um passo a mais no aprofundamento de nossa fé e na vivência cristã na Comunidade. Ainda nos falta bastante disso.

Renovemos, pois, neste Tempo do Advento, nossa vida cristã, pois Deus se fez próximo de nós, assumiu nossas fragilidades e nos apontou o caminho da libertação; ele está sempre a nosso lado, pois seu amor e sua misericórdia são infinitos.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 1° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Iniciamos um novo Ano Litúrgico com o Primeiro Domingo do Advento 2022. Esse é um Tempo muito importante e especial dentro de nossa liturgia. Nele, dá-se a presença ou chegada do Senhor entre nós. A presença de Cristo já foi iniciada na noite de Natal, continua entre nós pela graça de sua ressurreição, até chegar o dia em que virá como justo Juiz. Conscientes dessa verdade, os cristãos são chamados a viver intensamente o Tempo do Advento para que manifestem já e agora essa presença do Senhor no mundo e, assim, ajudem a realizar definitivamente o Reino. Sejamos, pois, fiéis e tenhamos um coração aberto ao evangelho de Cristo.

— Preparar a Coroa do Advento, que é um gesto significativo e que nos ajuda a compreender o sentido de tudo que estamos celebrando. Sobre a Coroa do Advento:

Coroa do Advento: é feita com ramos verdes, geralmente envolvidos por uma fita vermelha, nos quais quatro velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que, naquela igreja, casa, naquele escritório ou em qualquer espaço em que ela esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.

O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Essa nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ele também pode ser relacionado com a coroa de espinhos, colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado – a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado.

Os ramos verdes: que, mesmo cortados, permanecem verdes por semanas, comunicam a esperança, que leva à perseverança, a uma entrega total da vida a Deus.

A fita vermelha: na tradição litúrgica, está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e, ao mesmo tempo, do derramamento do sangue, do sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.

As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa do advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente, ela continha de 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos, diminuiu-se o número de velas.

As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo e comunica a alegria da vida, que procede de Deus e vai além dos limites que a vida no mundo impõe.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Eis que de longe vem o Senhor
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A Nossa oferta
Comunhão: Vigiai, eu vos digo

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração  – 1° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Músicas para a Missa do 1° Domingo do Advento 2022 – Ano A:

Folhetos do 1° Domingo do Advento 2022 – 27/11/2022 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Natal de Aparecida 2022:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós