Reflexão e sugestão para a Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 do Ano B

Para o dia: 05/09/2021

Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Is 35,4-7a; Sl 145; Tg 2,1-5; Mc 7,31-37

23° Domingo do Tempo Comum 2021

Arma – O afresco Jesus na cura no Duomo de Lattanzio Gambara (1567 – 1573).

Cartazes Especiais para a Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B
Baixe a imagem acima e mais uma, em Alta Resolução 300px para imprimir, para sua paróquia:

* Você pode mandar imprimir do tamanho que quiser, usar no Datashow, projetar durante a missa, ilustrar subsídios da sua paróquia e etc. São imagens com alta qualidade e especiais.

Colorindo a liturgia: 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B:

Mais materiais e subsídios de formação

O fio condutor das leituras da celebração de hoje é acolher a opção de Deus pelos mais pobres. Na primeira leitura, o profeta Isaías anuncia a vinda de Deus para salvar o povo de suas angústias e de sua opressão. A ação de Deus é libertadora e transformadora. Tudo se renovará. Por isso não podemos nos deixar abater pelo desânimo, pelo cansaço e pelo medo. O que o povo pode esperar da parte de Deus é que irrompam a verdade, a alegria e a paz. O Reino vai chegar!

Da mesma forma, a segunda leitura, da carta de Tiago, diz que esse Reino tem como destinatário os pobres. Tiago afirma que Deus escolhe os que são pobres aos olhos deste mundo para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino prometido. Por serem herdeiros, devem ser respeitados em sua dignidade. A comunidade cristã não os pode excluir e marginalizá-los, favorecendo os mais ricos. Seria ir na contramão das propostas de Jesus, que veio reafirmar o que tinha sido dito pelo profeta Isaías: não tenham medo! Sejam fortes! Deus está chegando. O olhar da fé nos ajuda a saber acolher essa presença de Deus e a perceber os sinais transformadores feitos por Deus na vida.

Viver no Espírito de Jesus é deixar-se transformar pela ação libertadora de Deus. No evangelho, Jesus acolhe um homem excluído devido a suas deficiências: surdo e quase mudo. A missão de Jesus é levar a Criação de Deus a sua plenitude. Por isso ele mistura sua saliva com a terra, com o pó. É uma volta à argila original, conforme o livro do Génesis: você é pó e.ao pó voltará (Gn 3,19). Jesus está começando uma nova criação. A saliva, a água que sai da boca de Jesus, é o Evangelho. Mas também simboliza nosso batismo. A ação criadora de Jesus restaura os ouvidos e a voz do homem deficiente. Ele se torna capaz de ouvir e de falar. A nova criação, trazida por Jesus, restaura a vida das pessoas. Jesus vem superar nossas deficiências e nos tornar capazes de ouvir bem a Palavra para que possamos proclamar seu Evangelho.

Toda a mensagem deste domingo se concentra no Salmo de meditação, que canta a vitória do reinado de Deus a favor dos pobres. O projeto de Deus quer restaurar sua vida. Ele é mais forte do que qualquer projeto humano. O Salmo canta a ação criadora de Deus, manifestada na justiça divina em favor dos oprimidos, famintos, prisioneiros, cegos, encurvados, estrangeiros, órfãos e viúvas. Esse é também o cerne do Evangelho de Jesus.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

– Procissão de entrada: planejar com a equipe de catequese uma forma de dar destaque à Palavra de Deus. Isso pode ser feito com uma entronização da Bíblia.

– Antes da proclamação da palavra: é oportuno indicar as várias formas de Deus falar à humanidade. Pode-se fazer referência a documentos do magistério, os documentos episcopais, as declarações humanitárias, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

– Ofertório: pode-se encarregar a equipe de catequese a colocar no altar os livros usados na catequese, seus planos de ensino e seu trabalho de ensinar.

– Antes da bênção final: pode-se sugerir aos presentes uma pequena campanha para doar uma Bíblia ou um Novo Testamento para pessoas que não os podem comprar

Sugestões de repertório para a Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B (O Domingo)

Abertura: Deus, nosso Pai
Aclamação: Aleluia! Ó Senhor
Oferendas: As mesmas mãos
Comunhão: O Mal que Sai

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – Catequético – Cantos para a Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

 

Áudios para a Missa do 23° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós