Reflexão e sugestão para a Missa do 2º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 15/01/2023

Missa do 2º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Is 49,3.5-6; Sl 39; 1Cor1,1-3; Jo1,29-34

2º Domingo do Tempo Comum 2023

Berlim, Alemanha, 14 De Fevereiro De 2017: O afresco do laboratório de Deus na abside principal da igreja Herz Jesus por Friedrich Stummel e Karl Wenzel do final de 19. e início de 20. Cent.

Belo é o Evangelho deste domingo. Manifesta a plena confiança do Senhor em nós. João está à beira do Rio Jordão, cumprindo sua missão, e, ao ver Jesus dele aproximar-se, dirá com toda a força: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim”.

João Batista está plenamente consciente de sua missão, e sabe que, com a chegada de Cristo, está encerrada sua missão de preparar o povo para acolher o Senhor, a quem chama belamente de “Cordeiro de Deus”, pela entrega total, plena, completa de sua vida. É real e verdadeiro Cordeiro.

O que estamos buscando nesta vida? Vivemos um grande desenvolvimento técnico-científico que nos traz bons e importantes benefícios. O progresso da técnica produz até uma falsa sensação de onipotência. Será? Quando surge um vírus novo e que provoca uma pandemia, percebemos a importância da técnica e da ciência, mas jamais ela é onipotente, pois não tem a resposta para tudo. Só Deus é onipotente. Jesus mesmo já nos lembrou que, sem Ele, nada podemos fazer.

Por isso a humildade de João, ao reconhecer o Cristo como o Cordeiro de Deus, faz-nos repensar nossas atitudes. Onde estamos fundando, firmando nossa vida?

Com a chegada do Senhor, nascimento que celebramos há poucos dias, vemos brotar a esperança no meio do povo. Ele, o Cordeiro, veio para nos dar a vida e nos fazer filhos/filhas do Pai do Céu. Dele recebemos a vida em plenitude. A vida inteira de Cristo é uma mensagem de vida para nós. Ele é o Cordeiro Pascal, que vence a morte e nos liberta de  toda forma e modo de escravidão. Cordeiro Pascal, Ele deveria ser nossa meditação diária, pois nele está a vida verdadeira e eterna.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

A exemplo de João Batista, o cristão do tempo de agora deve despertar-se para sua missão. A Igreja continua sua missão, batizando no Espírito de Cristo, incorporando as pessoas à vida da Comunidade. Pelo Batismo, nós nos tornamos um só Corpo, pertencemos ao Corpo de Cristo, pois Ele é a cabeça desse corpo. Tomar consciência de nosso Batismo é mais do que importante, pois nele assumimos a mesma missão de Cristo, por isso somos responsáveis pela vitalidade da Igreja, pela verdade do Reino no coração de nossa gente. Fé que não desabrocha, que não provoca missionariedade, é uma fé ainda apenas intimista. Jesus insistiu conosco sobre outro jeito de ser. Procuremos sentir e viver esta responsabilidade eclesial, que é de cada cristão, para que todos encontrem em Jesus Cristo o Salvador que estão procurando.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 2º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

2º Domingo do Tempo Comum 2023— Na procissão de entrada, é apresentado, como símbolo principal da celebração, um cartaz com um cordeiro.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo: “Ó Pai, que em Cristo, cordeiro pascal e luz dos povos, chamais a todos para formar o povo da nova aliança, confirmai em nós a graça do Batismo com a força de vosso Espírito, a fim de que toda a nossa vida proclame o alegre anúncio do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

— Na homilia, convidar alguns jovens a dar um testemunho sobre “O que é a felicidade?”

— Ressaltar na celebração o momento da comunhão, no qual a Igreja invoca Jesus como “Cordeiro de Deus, que tirais (que tira) o pecado do mundo”.

A liturgia do mês de janeiro de 2023

A liturgia de cada dia de janeiro de 2023

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Toda a Terra
Aclamação: Aleluia! Pois o verbo
Oferendas: De mãos estendidas
Comunhão: És Jesus

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 2º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 2° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

Folhetos do 2º Domingo do Tempo Comum 2023 – 15/01/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós