Reflexão e sugestão para a Missa do 3º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 22/01/2023

Missa do 3º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Is 8,23b-9,3; Sl 26; 1Cor 1,10-13.17; Mt 4,12-23

3º Domingo do Tempo Comum 2023

Chiangmai, Tailândia – Março 14, 2015. Imagem impressa de Jesus chamou um pescador para segui-lo na Grace Church Chiangmai, Tailândia. Impresso a partir de meados de 19 cent. Originalmente por Zimmermann.

“Convertei-vos” é a palavra de ordem do Evangelho deste domingo. Jesus, depois da prisão de João, o Batista, iniciou sua missão pública, anunciando a chegada do Reino e a necessidade da metanoia, da conversão para pertencer a ele. Por isso diz-nos Jesus: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. O Reino sempre será oferta gratuita de Deus para a humanidade e cada um de nós. É oferta de vida, que nos resgata da escravidão, seja do mal, da morte, das injustiças, dos poderios interesseiros, da politicagem desonesta, do pecado e todas as suas armadilhas.

Reino de Deus é outra coisa, é vida, é ética, justiça, encontro, esperança, misericórdia, solidariedade… A conversão, portanto, é mudança real de vida, e é a perseverança que irá provar se de fato nos convertemos. Reino de Deus é o senhorio de Deus sobre todo o mal; é o senhorio da vida, do amor, que ama gratuitamente, sem nada esperar em troca; é a criação do homem novo. Esse é o caminho que Jesus nos aponta e nos convida: “Convertei-vos”. Não ficar pensando que conversão é apenas alguma “mudancinha” em nossa vida; mudança mesmo, radical, tem de ser sem volta. Em Deus não há o “faz de conta que há”. Por isso o ensinamento de Cristo é claro, não deixa nenhuma dúvida: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.

O que devemos fazer? Devemos responder à proposta de Deus de modo pessoal e comunitário, pois somos Igreja. Se Deus é nossa verdadeira referência, então Ele tem a primazia em tudo. Por outro caminho, não vamos acertar nada, pois aí estaremos imaginando um Deus à nossa moda, que favoreça nosso pensar, em vez de acolhermos sua proposta de vida e de salvação.

Bem sabemos que não é fácil trabalhar, mudar nosso interior, mas esse é o caminho a ser percorrido. Precisamos, sim, tomar cuidado para não desfigurar a imagem de Cristo em nós. Só assim Cristo pode, de fato, resplandecer sua face em nossa face. Alguma coisa se rompeu em nós, e precisamos reabilitá-la, reajustá-la.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O Evangelho parece que, desde o início, desperta o entusiasmo de alguns, como os primeiros chamados para o compromisso efetivo no Reino, os discípulos; e outros são indiferentes, sem contar os que se opõem até violentamente.

O que devemos fazer? Ouvir hoje a voz de Cristo, que nos chama para segui-lo, para sermos instrumentos de seu Reino. “Segui-me” é o chamado que continua a ressoar sem cessar em nós e em nossa Comunidade.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 3º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

— Uma rede de pesca é talvez o símbolo mais adequado para este domingo.

— Escolher cânticos com o tema do Evangelho de hoje: A Barca; Quem é que vai?; Um barco esquecido na praia.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo:“Ó Deus, que fundastes vossa Igreja sobre a fé dos Apóstolos, fazei que nossas comunidades, iluminadas por vossa palavra e unidas no vínculo de vosso amor, se tornem sinais de salvação e de esperança para todos aqueles que, em meio às trevas, anseiam pela luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

— Fazer uma encenação do evangelho.

A liturgia do mês de janeiro de 2023

A liturgia de cada dia de janeiro de 2023

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Toda a Terra
Aclamação: Aleluia! Pois o verbo
Oferendas: De mãos estendidas
Comunhão: És Jesus

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 3º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 3° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

Folhetos do 3º Domingo do Tempo Comum 2023 – 22/01/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós