Reflexão e sugestão para a Missa do 33º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C
Para o Domingo: 13/11/2022
Missa do 33º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C
Ml 3,19-20a; Sl 97; 2Ts 3,7-12; Lc 21,5-19
![33º Domingo do Tempo Comum 2022 33º Domingo do Tempo Comum 2022](https://cdn-kairos.b-cdn.net/wp-content/uploads/2022/11/33-domingo-comum-2022-cartaz-650x750.png)
REGGIO EMILIA, ITÁLIA – 12 DE ABRIL DE 2018: O ícone de “Harrrownig of Hell – Descensus Christi e inferno (latim)” nos iconostas na igreja Chiesa di San Giorgio em Reggio Emilia de 20 centavos.
Materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2022:
Deus foi e permanece fiel a sua Aliança de amor para com a humanidade. E seu amor, que não se cansa de inovar, fará acontecer o novo paraíso, o novo Céu e a nova Terra. Certamente, essa esperança, que brota da fé em Cristo, todos nós temos, pois esperamos dias melhores, mais calmos e cheios de vida. O tempo de Deus, porém, não é nosso, e assim tudo será realizado quando o próprio Senhor nos conceder viver.
Estamos já bem perto do fim do Ano Litúrgico. Os Tempos Litúrgicos são importantes para irmos compreendendo a ação salvadora de Cristo, e nos deixarmos catequizar a cada ano pela verdade de Cristo.
A Palavra do Senhor vem carregada de esperança. Ela nos mostra que o Reino se realiza, mas depende de nós e também de Deus. Jesus quer que tenhamos uma fé corajosa e bem-disposta, pois há agruras nesta vida e a fé é força muito grande, seja qual for a situação em que estivermos. Nas horas difíceis e incertas, provamos realmente que temos fé, pois, quando tudo parece sucumbir, temos de permanecer
firmes.”É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”, diz Jesus.
Jesus prepara bem os discípulos, pois, após sua partida, eles continuarão o anúncio do Evangelho. Jesus sabe que haverá perseguições, martírios, incertezas… por isso precisam estar firmes e conformados com a vontade divina. E eles escutaram Jesus, fundaram a fé e a nós a deixaram como herança. Preciosidade!
O anúncio do Evangelho toca no coração das pessoas, propõe a verdade de Cristo, e isso vem mexer com muitos privilegiados que, ao verem “seus impérios e suas ganâncias” ameaçados se inquietam e perseguem. São fracos, frágeis, não sabem o que é uma resistência pacífica e a favor da vida. Não entendem a linguagem do amor. Os Apóstolos nos deixaram a riqueza insondável da fé, foram fortes e entenderam largamente o que Jesus lhes havia ensinado.
Calendário Católico 2023 para imprimir:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
Colorindo a liturgia: 33° Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C:
Agora é nossa vez, e, unidos em Comunidade, saberemos muito bem viver a fé na partilha, na solidariedade, na prática da justiça, criando o mundo novo tão desejado por Deus e seu Filho Jesus.
Juntos na mesma fé, nada fará o povo sucumbir nem a pior situação ou perseguição que vier.
O Tempo do Advento vai, pois, firmando-nos na coragem de viver a fé em nossos dias, em que há frieza, autossuficiência e rejeição para as coisas da fé. Mas é este mundo que o Senhor quer que vivamos e sejamos nele “o vinho novo” da fé, da vida e da paz. Não tenhamos medo de viver a fé, e é isso o que importa.
Sugestões litúrgicas para a Missa do 33º Domingo do Tempo Comum 2022
Estornos no penúltimo domingo do Ano Litúrgico. Ele conduz-nos o viver o Sol da justiça. É o grito do profeta Malaquias. Jesus convida-nos a nos mantermos firmes em nossa fé, perseverantes, sem titubearmos. Isso não é muito fácil, pois vivemos em um mundo tão violento, contraditório até, marcado pelo progresso de um lado e a exclusão do outro; pelo acesso ao desenvolvimento de um lado e pela falta de comida para o povo do outro. Triste mundo da desigualdade, fruto do egoísmo, da ganância, da hipocrisia. Mas é neste mundo que o cristão será a resposta de esperança, pois o Sol da justiça haverá de brilhar. Devemos estar sempre prontos para o serviço da vida. Por isso podemos participar bem desta liturgia.
— No Ato Penitencial, entronizar um cartaz com recortes de jornal e revista que mostrem a realidade triste do mundo dos homens, provocada pelo egoísmo e pela exploração. Esse cartaz pode ser chamado de “Lendo os fatos da vida”.
— Antes tia proclamação da Palavra de Deus, entrar uma vela grande (ou até mesmo o Círio pascal), realçando que é a Palavra de Deus que ilumina nossa realidade e nossa vida.
— As preces da Comunidade podem ser feitas por duas pessoas, que tenham facilidade de decorá-las e assim proclamá-las na hora certa. Isso seria muito mais vivo, do que apenas lê-las, às vezes, sem expressão, que “mata” a liturgia.
Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/fB95dTKRrRE/hqdefault.jpg)
Folhetos do 33º Domingo do Tempo Comum 2022 – 13/11/2022 para imprimir:
Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)
Retiro de Advento e Natal 2022:
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós