Reflexão e sugestão para a Missa do 27º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 02/10/2022

Missa do 27º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

Hab 1,2 3;2,2-4; Sl 94; 2Tm 1,6-8.13-14; Lc 17,5-10

27º Domingo do Tempo Comum 2022

Somos o povo da nova e eterna Aliança. Desde que Jesus formou o primeiro grupo, os Doze primeiros discípulos, começou a formar com eles o povo da nova Aliança. Somos, portanto, continuidade do novo povo de Deus, iniciado em Jesus. Somos o povo pós-pascal. A história de nossa começa em Abraão, mas seu ápice está em Jesus, seu nascimento, sua encarnação, e, fundamentalmente, em sua ressurreição. Somos um povo de ressuscitados, e essa é nossa vocação, e assim devemos viver.

Com esse pensamento imagino que seja mais fácil compreendermos a direção que a Palavra de Deus nos aponta nessa Liturgia.

O profeta Habacuc (Primeira Leitura) vê uma sociedade e uma época marcadas pela violência e opressão dos detentores do poder, os reis de Judá. A sociedade está um caos. As leis ou não eram obedecidas ou eram distorcidas pelos interesses dos governantes: “Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade?” A resposta de Deus sempre nos surpreende. Ele não age conforme nós mesmos desejaríamos, não age dentro do tempo e da espera humana. Age dentro de seu tempo, na hora de sua graça. A nós cabe unicamente esperar, pois Deus não atropela o espaço de tempo por causa de nossos desejos. Importa nós nos mantermos firmes na fé, mesmo que continuemos a ver maldades, violências, injustiças. Por isso é forte a expressão de Habacuc: “Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”. O justo conhece a verdade, por isso, mesmo na adversidade, mantém-se firme: “O justo viverá pela fé” (Hb 2,4).

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. (Lc 17,6)

O que os discípulos vão pedir para Jesus? “Senhor, aumenta nossa fé!” Assim, mesmo caminhando para Jerusalém, Jesus vai firmando seus discípulos, pois eles irão continuar toda a obra do Reino. Ele parece não exigir muito, exige sinceridade, pois junto dele não há espaço para fingimento. Por isso afirma que “se tivésseis fé, mesmo como um grão de mostarda…” A força da fé é incomparável. Ela age por dentro do coração e transborda. Ficamos edificados quando vemos pessoas em situações muito difíceis e que não perdem a tranquilidade nem a esperança. São pessoas cheias de Deus. A fé é encher-se do mistério salvífico de Cristo e tornar-se transbordante de esperança, de amor, de bondade… Há pessoas que dizem que perderam a fé, por isso não rezam mais. É ao contrário: justamente porque não rezam é que a fé arrefece.

27º Domingo do Tempo Comum 2022

Viver a vida de fé significa continuar realizando nossos trabalhos de evangelização, vivendo cheio de confiança, praticando o bem e a caridade, fazendo-se servos, servidores. Os trabalhadores da vinha são passageiros, são “servos inúteis” (Lc 17,10). Outros ocuparão nosso lugar, um dia.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 27º Domingo do Tempo Comum 2022

Certamente, nós fazemos a Jesus o mesmo pedido dos apóstolos: “Senhor aumentai nossa fé”. A fé não é um sentimento psicoemocional, mas é adesão, união a uma pessoa que se chama Jesus Cristo. Pedir que Ele nos aumente a fé é pedir a graça de compreender seu ensinamento, seu evangelho e transportar tudo o que aprendemos para nossa vida.

Por isso cristão de verdade não vive reclamando aqui ou ali, mas busca unir-se à pessoa de Jesus com toda a sinceridade de alma. Por isso:

— Exaltar a Profissão de Fé (a oração do Credo), que manifesta a longa-história cristã no mundo, herança de fé, que todos recebemos. Talvez rezar de mãos dadas seja um sinal interessante, pois estamos todos ali por causa de Jesus e por causa da fé que nele temos.

— Com esse mesmo gesto, poderá ser também rezado o Pai-nosso, pois nele atualizamos a verdade do Reino de Deus, isto é, atualizamos nossa fé e nosso compromisso cristão.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 27º Domingo do Tempo Comum 2022 – 02/10/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Nossa Senhora 2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós