Reflexão e sugestão para a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo 2022 do Ano C

Para o Domingo: 20/11/2022

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo 2022 – Ano C

2Sm 5,1-3; Sl 121; Cl1,12-20; Lc 23,35-43

Rei do Universo 2022

VIENA, ÁUSTRIA – 5 DE JULHO DE 2021: O detalhe do ícone de Cristo Rei – Pantokrator na igreja Barbara Kirche por Moses Subotic (1780).

Retiro de Advento e Natal 2022:

O Rei, que veio para servir, amar e libertar, foi colocado em uma cruz, pois os desejosos de vanglória não suportaram a força da verdade. Quem não consegue abraçar a verdade acha que é melhor condená-la.

Foi o que fizeram com Jesus. Ele pendeu no alto de uma cruz. Ironicamente ainda colocaram sobre sua cabeça: “Este é o rei dos judeus”. O poder que gosta do poder e renega o amor, a verdade, o serviço e a solidariedade zomba do Filho de Deus. O povo foi obrigado a exigir que Ele fosse morto. Foi manipulada a consciência do povo, e o deixaram mudo, calado, estupefato. O que faziam os que se achavam grandes, fortes e poderosos? O que faziam os chefes e os soldados? Provocavam: “Se és o rei dos judeus, salva a ti mesmo”.

Aqueles dois malfeitores ou criminosos também se dividiram diante de Jesus. Um dizia que Jesus devia se salvar e salvá-los também. O outro o repreendia, dizendo que estavam ali porque mereciam, mas Jesus não, pois nada havia cometido de mal. Que abertura de coração para a verdade de Cristo. Reconheceu a pessoa de Cristo como Senhor. E completou:”Jesus, lembra-te de mim quando entrares em teu reinado”, com uma atitude de humilde, de confiança e de reconhecimento da misericórdia divina. Pôde ouvir a palavra confortadora e misericordiosa de Cristo: “Hoje ainda estarás comigo no paraíso”. Ali, no suplício da cruz, Jesus revelou-se como o Senhor de misericórdia, verdadeiro rei, ou seja, como o portador da salvação.

Esse mesmo Jesus, sacrificado na cruz, continua a nos pedir fidelidade, coragem e misericórdia. Ele quer ser nosso Senhor, se correspondermos com seu ensinamento.

0 fato de celebrar Jesus, Rei do universo, dá-nos a universalidade da salvação e também nos provoca a vivermos com verdadeira decência cristã. Não basta dizermo-nos cristãos, mas vivermos com o desejo dos poderosos de ontem e de hoje. A justiça, a paz e a alegria de viver continuam esperando uma resposta mais convincente de nós, cristãos. Reconhecemos os valores do Reino, mas ainda não os plantamos definitivamente em nossa vida e na sociedade; pois, se plantarmos em nós, a sociedade também se impregnará dessa mesma verdade.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Colorindo a liturgia: Rei do Universo 2022 do Ano C:

Imagens para trabalhar a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo 2022:

Cartaz especial para a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo 2022:

Os pobres, os enfermos, as crianças e os jovens esperam uma cultura digna, escolas realmente para todos; esperam uma sociedade ética e solidária. Tudo isso encontramos no Cristo, no Evangelho. Portanto o cristão tem tudo em suas mãos, pode transformar este mundo de verdade e de modo muito rápido, se se unir na Comunidade e apostar de verdade na causa do Reino de Deus. O Evangelho já nos facilita “com todas as ferramentas” para a transformação da sociedade e de nós mesmos.

Sugestões litúrgicas para a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo 2022 – Ano C

Celebramos Cristo, Rei do universo! A liturgia leva-nos a contemplar a pessoa de Cristo, sua Palavra e sua ação. Faz-nos pensar seriamente sobre o Juízo de Deus sobre nossa humanidade. Exaltar o Cristo é exaltar cada pessoa humana, pois Ele se fez um de nós. Cristo não é rei nos moldes humanos, mas o rei que responde a todas as inquietações humanas. Sua Palavra é a resposta que, muitas vezes, a humanidade não quer ouvir. Por isso foi sábio aquele malfeitor crucificado ao lado de Jesus: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares em teu reinado”.

Sugerimos:

— Na procissão de entrada, colocar uma cruz grande, significando o trono do Rei: a cruz onde Ele entregou totalmente sua vida pela redenção do mundo.

— Que se façam momentos fortes de silêncio durante a liturgia: antes da procissão de entrada; no Ato Penitencial; após cada leitura; após a Consagração do pão e do vinho.

— Fazer o Rito Penitencial com a aspersão de água benta sobre toda a Comunidade.

— Ter o sentimento de povo de Deus, por isso rezar o Pai-nosso de mãos dadas.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo 2022 – 20/11/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Natal de Aparecida 2022:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós