Seminário Regional (Sul 4) da CF 2023 aprofunda o tema da fome

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Sul 4, realizou dia 16 e 17 de novembro, de forma on-line, o Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A formação aconteceu em duas noites e poderá ser acessada no YouTube da CNBB Sul 4.

CNBB oferece curso da CF 2023 gratuito e com certificação

O objetivo do Seminário é preparar lideranças regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias para desenvolver a Campanha da Fraternidade 2023 em suas realidades concretas, por meio da reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista da ação eclesial sociotransfomadora. O Seminário tratou a temática da fome em Santa Catarina com dados atualizados sobre a realidade, à luz da fé e da doutrina da Igreja e na perspectiva da ação pastoral para o enfrentamento do problema.

Dr. Lauro Mattei, professor em Economia e Administração da Universidade Federal de Santa Catarina e assessor do primeiro dia, abordou a temática do VER, distinguindo Fome de Pobreza. Apresentou dados da Fome e da Pobreza em Santa Catarina e no Brasil. Para ele, “pobreza, miséria e a fome são fenômenos sociais e derivam de relações sociais produzidas pelos seres humanos em suas relações. A sociedade naturalizou e isso não é natural”.

Acompanhe o primeiro dia na integra no vídeo abaixo.

O segundo dia do Seminário Regional foi trabalhado o ILUMINAR e o AGIR. Orides Bernardino abordou a temática do Iluminar a partir de textos bíblicos e do Texto Base da CF 2023 tendo como alicerce a frase do Evangelho de Mateus: “Jesus, porém, lhes disse: ‘Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!’” (Mt 14,16). O Agir foi apresentado a partir de trabalhos, no combate à fome, que estão sendo realizados nas Arqui/Dioceses da CNBB Sul 4.

Confira o vídeo deste segundo dia no vídeo abaixo.

 

CNBB Sul 4 / Portal Kairós