Reflexão e sugestão para o 1º Domingo da Quaresma 2024 do Ano B

Para: 18/02/2023

1º Domingo da Quaresma 2024

Gn 9,8-15; Sl 24; 1Pd 3,18-22; Mc1,12-15

1º Domingo da Quaresma 2024

Uma nova consciência para se viver a fé

A Quaresma é tempo para meditar o amor do Pai em toda a história da salvação, que chega à plenitude em Cristo, por meio do Espírito Santo. As leituras nos propõem um caminho de inteira confiança nesse amor salvador.

O dilúvio vem apresentado como ponto chave para a nova humanidade. Após a inundação das águas (consequência do pecado), vem a resposta amorosa de Deus. Os que o seguem mantêm com ele a sintonia e podem fazer a Aliança em prol da vida. Tal momento dá sentido ao período dentro da Arca (retiro e interiorização).

No dizer de Pedro, ao falar sobre o batismo na segunda leitura, o cristão precisa renovar-se em sua consciência para viver o Reino de Deus. O batismo é o compromisso de sepultar nas águas o vício e ressurgir com Cristo para a vida nova. Sempre é o amor de Deus a dar o sentido mais profundo à vida humana. Amparados no amor salvador, que nos alcança e nos envolve, estaremos aptos para superar as tentações que nos assaltam ao longo de nosso peregrinar.

Progredir no conhecimento de Jesus Cristo

A oração coleta deste domingo nos convida a progredir no conhecimento de Jesus Cristo e a corresponder a seu amor com uma vida santa. O caminho para esse objetivo é a escuta atenta e comprometida da Palavra.

A narrativa de Marcos sobre as tentações de Jesus no deserto é breve e plena de sentido. Mostra que Jesus se deixa guiar pelo Espírito para experimentar a aridez do deserto durante os 40 dias, em alusão aos 40 anos que também o Povo de Deus passou no deserto após a saída do Egito.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Não se diz claramente que Jesus superou as tentações de Satanás. A resposta afirmativa está na sintonia que Jesus tem com o Espírito. Assim, a comunidade se conscientiza de que todas as tentações podem ser superadas quando se permite que o Amor Redentor do Pai esteja à frente.

Marcos ainda diz que Jesus estava entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Aqui o evangelista nos mostra que Jesus, vencedor das tentações, recobra o equilíbrio sonhado por Deus, segundo a narrativa do Jardim de Éden. A comunidade aqui é convidada a ver a imagem do Paraíso Terrestre não como algo perdido, mas como proposta viva e pulsante no presente da história.

Por fim, Cristo é apresentado como a Palavra do Pai encarnada. O último profeta foi preso (João Batista), mas a Palavra Salvadora jamais é calada. Cristo inicia sua pregação com um anúncio direto: “O tempo já se completou, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Que nossas comunidades abracem cada um dos ensinamentos que meditamos: recolhimento guiado pelo Espírito, tendo nova consciência para buscar a harmonia salvadora, sempre fortes na luta contra todo mal e firmes no anúncio do Evangelho.

Sugestões litúrgicas para o 1º Domingo da Quaresma 2024 do Ano B

01 – Entrada: convidar a comunidade a confiar no amor de Deus, por meio de um mantra. Enquanto isso, ascendem-se as velas do altar.

02 – Ato Penitencial: utilizar o rito da aspersão, convidando o povo a revitalizar a força do batismo presente na comunidade.

03 – Palavra de Deus: entronizar a Palavra de Deus, precedida pela frase em um Cartaz: “Convertei-vos e Crede no Evangelho”.

04 – Ofertório: ofertar materiais de higiene pessoal.

05 – Envio: realizar um momento de envio dos grupos que rezarão os temas da Campanha da Fraternidade nas casas. Preparar um recipiente para coletar os pedidos de oração de cada família, a fim de serem entregues no Domingo de Ramos, durante o ofertório, pelo representante de grupo.

06 – Caridade posta em prática: nos grupos de oração nas casas, ao levar a comunhão aos enfermos, nas formações, enfatizar a importância do batismo na vivência madura da fé.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Pregão Quaresmal
Aclamação: Louvor a Vós
Oferendas: Recebe este Canto
Comunhão: Quando Invocar

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 1º Domingo da Quaresma 2024 – Ano B

Músicas para o 1º Domingo da Quaresma 2024 do Ano B:

Folhetos do 1º Domingo da Quaresma 2024 do Ano B – 18/02/2024 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós