Liturgia para o 1º Domingo da Quaresma 2024 do Ano B

Para: 18/02/2023

Liturgia para o 1º Domingo da Quaresma 2024

Liturgia para o 1º Domingo da Quaresma 2024

Textos conforme a 3ª edição típica do Missal Romano

Roxo – 1° DOMINGO DA QUARESMA
(Credo, Prefácio Quaresmal)

1ª Semana do Saltério

Sugestões Para a Celebração

1. O Primeiro Domingo da Quaresma assinala o início do sinal sacramental da nossa conversão, tempo favorável para a nossa salvação. Na Missa deste domingo, não faltem os elementos que sublinham tal importância; por exemplo, a procissão de entrada, com a ladainha dos santos. Durante a Missa do Primeiro Domingo da Quaresma, o Bispo celebre oportunamente na igreja catedral, ou em outra igreja, o rito da eleição ou da inscrição do nome, segundo as necessidades pastorais. (Paschalis Soilemnitatis)

2. Durante este tempo, é proibido ornar o altar Com flores; o uso de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.

3. Em todas as Missas e Ofícios, onde se encontrar, omite-se o Aleluia.

RITOS INICIAIS

Antífona da entrada – Cf. Sl 90,15-16

Ele me invocará e eu o ouvirei; hei de livrá-lo e glorificá-lo, vou saciá-lo com longos dias.
(Canto de Abertura)

SAUDAÇÃO

CP. Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo,
T. Amém.
CP. A graça e a paz daquele que é, que era e que vem, estejam convosco.
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

INTRODUÇÃO AO MISTÉRIO CELEBRADO

L. (ou CP): Irmãs e irmãos, inseridos neste tempo oportuno, vamos com Cristo ao deserto da existência humana para, com Ele, vencer as seduções da maldade que nos desfiguram de nossa condição batismal de filhos e filhas de Deus. Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito, o mesmo que guiou Jesus na estrada da vida. Vivenciando esta Campanha da Fraternidade 2024 em prol da amizade social, damos o nosso testemunho de autênticos discípulos de Cristo pela vivência do amor, do respeito e da fraternidade.

ATO PENITENCIAL

CP. O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração, (silêncio)
CP. Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
CP. Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
CP. Senhor, que nos tornais participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
CP. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.

COLETA

CP. Deus todo-poderoso, através dos exercícios anuais do sacramento da Quaresma, concedei-nos progredir no conhecimento do mistério de Cristo e corresponder-lhe por uma vida santa.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos.

LITURGIA DA PALAVRA

L. Irmãs e irmãos, ancorados na Palavra de Deus, temos força para vencer todas as ciladas do mal. Ouçamos com fé.

PRIMEIRA LEITURA – Gn 9,8-15

Aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio.

Leitura do Livro do Génesis.

8 Disse Deus a Noé e a seus filhos:
9 “Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência,
10 com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca.
11 Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastara terra”.
12 E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras:
13 ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra.
14 Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens.
15 Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Sl 24(25),4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R.10)

R. Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.

1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação. R.

2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor! R.

3. O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

SEGUNDA LEITURA – 1Pd 3,18-22

O Batismo agora vos salva.

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos:
18 Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
19 No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão,
20 a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas – oito – foram salvas por meio da água.
21 À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo.
22 Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho – Mt 4,4b

R. Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus.

v. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. R.

EVANGELHO – Mc1,12-15

Foi tentado por Satanás, e os anjos o serviam.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo,
12 o Espírito levou Jesus para o deserto.
13 E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.
14 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo:
15 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
Palavra da Salvação.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

O relato das tentações de Jesus em Marcos é, como o estilo próprio do autor, enxuto e rápido, sem perder a força da mensagem. No entanto, não se menciona o grave e dramático confronto entre Jesus e Satanás, como em Mateus (4,1-11 e Lc 4,1-13). Relata apenas que Jesus, conduzido pelo Espírito Santo, permaneceu no deserto por quarenta dias e “foi tentado por Satanás”. O Espírito Santo que “ungiu” Jesus, o Filho de Deus, como o Messias servo (Mc1,9-11), é quem conduz Jesus em toda sua missão e sua primeira ação é encaminhá-lo ao deserto, local do confronto do povo de Deus com as tentações (Satanás). O “deserto” e os “quarenta dias” nunca podem deixar de ser considerados como recordação de relatos veterotestamentários.

Após vencer as tentações, Jesus está “pronto” para anunciar a redenção humana e restaurar a comunhão do ser humano consigo mesmo, com os irmãos e com Deus. O deserto se torna um jardim de paz e harmonia, indicando o retorno à comunhão original com o Criador. Além das leituras litúrgicas de hoje, contemplar o texto de Isaías 11,1-9 proporcionaria uma visão inspiradora do Reino messiânico de Jesus, Vencedor sobre todo mal.

PROFISSÃO DE FÉ (ver:p.8)

Preces da Comunidade

Supliquemos, irmãs e irmãos, ao nosso Deus que, com sua bondade e sua misericórdia, fortaleça os passos de sua Igreja rumo à Páscoa:

(Resposta cantada ou rezada)

R. Edificai, Senhor, a vossa Igreja!

1. Deus bondoso, que guiastes o vosso povo pelo deserto, guiai a vossa Igreja, para que ela conduza a humanidade rumo ao coração do vosso Filho, nós vos pedimos.

2. Deus, fonte de todo bem, orientai os vossos filhos e filhas no caminho do crescimento humano-espiritual, para que, tornando-se pessoas melhores pela vivência do amor, possam socorrer os que sofrem, nós vos pedimos.

3. Ó Deus, fonte da paz, ajudai-nos a fazer desta Campanha da Fraternidade 2024 uma ocasião oportuna para renovar e aumentar o respeito mútuo e o compromisso social, nós vos pedimos.

(Outras intenções preparadas pela equipe)

CP. Rezemos juntos a oração da Campanha da Fraternidade 2024:

T. Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso Filho, Jesus Cristo, e os tornastes filhos e filhas, santificados no Espírito. Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão.

Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho. Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras. E que Maria, vossa Serva e nossa Mãe, nos eduque,para fazermos vossa santa vontade. Amém!

LITURGIA EUCARÍSTICA

(Canto de Preparação das Oferendas)

SOBRE AS OFERENDAS

CP Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

CP Nós vos pedimos, Senhor, fazei que o nosso coração corresponda a estas oferendas com as quais iniciamos nossa caminhada para a Páscoa 2024. Por Cristo, nosso Senhor.

ORAÇÃO EUCARÍSTICAII (MR,p.536)

(Prefácio: A tentação do Senhor – MR,p.170)

CP. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
CP Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
CP Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Por Cristo, nosso Senhor. Jejuando quarenta dias, Jesus consagrou a observância quaresmal e, desarmando as ciladas da antiga serpente, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade, para que, pela digna celebração do mistério pascal, passemos, um dia, à Páscoa eterna. Por isso, hoje e sempre, com a multidão dos anjos e dos santos, com um hino de louvor, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:

T. Santo, Santo, Santo…
CP. Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade.
CC. Santificai, pois, estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T. Enviai o vosso Espírito Santo!
CC. Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da Ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, o SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS.FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
CP. Mistério da fé!
T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição.
Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
T. Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
CC. Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
T. O Espírito nos una num só corpo!

1C. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro; e aqui convocada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes de sua vida imortal; que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa N., com o nosso Bispo N., os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C. Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida; acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
T. Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

3C. Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos, (São N.: Santo do dia ou padroeiro) e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

CP. Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espirito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
T. Amém.

RITO DA COMUNHÃO

CP. O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos e filhas, digamos juntos:
T. Pai nosso…
CP. Livrai-nos de todos os males…
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
CP. Senhor Jesus Cristo…
T. Amém.
CP. A paz do Senhor esteja sempre convosco.
T. O amor de Cristo nos uniu.
CP. Em Jesus, que nos tornou todos irmãos e irmãs, saudai-vos com um sinal de reconciliação e de paz.
T. (cantado) Cordeiro de Deus…
CP. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

Antífona da comunhão – Mt 4,4

Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
(Canto de Comunhão)

DEPOIS DA COMUNHÃO

CP. Ó Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade, dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda palavra que sai de vossa boca. Por Cristo, nosso Senhor.

RITOS FINAIS

BREVES AVISOS (caso necessário)

BÊNÇÃO FINAL (MR, p.171)

CP. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
CP. Desça, Senhor, sobre o vosso povo copiosa bênção, para que, na tribulação, cresça a esperança; na tentação, confirme-se a virtude; e lhe seja concedida a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
CP. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
T. Amém.
CP. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

HINO DA CF 2024

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Textos da CNBB

 

CNBB / Portal Kairós