Reflexão e sugestão para o 2º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Para o dia: 13/03/2022

Missa do 2º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Gn 15,5-12.17-18; Sl 26; Fl 3,17-4,1; Lc 9, 28b-36

2º Domingo da Quaresma 2022

Bruges – A Transfiguração do Senhor por D. Nollet (1694) em st. Igreja de Jacobs (Jakobskerk).

Pedro, Tiago e João participaram do mais belo episódio no alto do monte Tabor: a transfiguração de Jesus, que é a manifestação antecipada da ressurreição de Cristo. Ali, o Pai mostrou aos discípulos como seria seu Filho depois da dura paixão e morte. Na transfiguração de Cristo, está o convite para que sejamos transfigurados com Ele; vivendo a vida nova em Deus e a fidelidade a Ele
firmemente.

Abraão (seu nome é Abrão, mas o Senhor vai chamá-lo de Abraão, pai de um grande povo) foi solícito à vontade divina, por isso Deus fez uma Aliança com ele, que é modelo de fidelidade. Confiou plenamente na Palavra do Senhor, pois sua Palavra não falha. Essa mesma confiança e fidelidade devemos também viver na realidade de nossa vida, de nossa história. A experiência de Abraão deve nos motivar a fazer nossa experiência de êxodo, de confiança, de relação com Deus.

O Evangelho nos traz o sublime episódio da Transfiguração de Jesus no monte Tabor. O que significa a Transfiguração? Significa que o Filho amado do Pai, o Verbo eterno, vai enfrentar seu êxodo – sua paixão e morte de cruz -, para concretizar nossa libertação. O projeto do Reino de Deus não nasce nos palácios, mas em cada coração humano que radicaliza sua entrega de amor às pessoas, como fez Jesus. Ele foi radical, fiel, até a morte. Caminhando com Ele, como os apóstolos Pedro, Tiago e João, seremos conduzidos à transfiguração, à plenitude da vida. É preciso que sejamos criaturas novas, homens e mulheres novos, plenificados de vida.

Qual deve ser nossa descoberta neste domingo da Quaresma diante do ensinamento da Palavra do Senhor? Que aquele que se transfigurou diante dos apóstolos foi o que anunciou o Evangelho aos pobres, curou os doentes, perdoou aos pecadores, libertou os oprimidos, proclamou o tempo da graça de Deus (Lc 4,16-30). Aqueles que Ele chamou para formar o novo povo de Deus, os Apóstolos, descobriram que Jesus é o Messias, o enviado do Pai, e que passaria pela morte de cruz, como já os havia ensinado. No alto do monte Tabor, Jesus confirma a consequência de sua fidelidade, a Ressurreição, e o Pai manifesta seu apreço por seu Filho: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

Esse é o caminho da Comunidade cristã e de cada cristão. O monte é o lugar entre o céu e a terra, o lugar do encontro do homem com Deus. Portanto, no burburinho da vida, precisamos descobrir a presença amorosa e gloriosa de Jesus. O monte Tabor hoje é nossa vida, em que Cristo nos revela a plenitude de viver.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 2º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

A Liturgia nos leva ao encontro com Deus e com os irmãos. Os apóstolos, Pedro, Tiago e João, fizeram a grande experiência de estar perto da glória divina. Na transfiguração, Jesus mostrou-lhes como seria sua glória futura. A experiência deles é e deve ser a de todos os cristãos.

— Destacar, neste domingo, a Sagrada Escritura: a realização das promessas do AT (Antigo testamento) que se realizam em Jesus, o Filho amado do Pai. Por isso, pode ser dado destaque à Palavra de Deus com a entrada da Bíblia ou do Lecionário, ou antes das leituras cantar um cântico que fale da Palavra de Deus, por exemplo: “Buscai primeiro o Reino de Deus”.

— Na proclamação do evangelho, rodear a mesa da Palavra com jovens que tenham velas acesas nas mãos, lembrando a luz da transfiguração de Jesus e sua Palavra que nos transfigura.

— As preces devem levar-nos a um convite universal de escuta e de vivência da Palavra de Deus.

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós