Materiais para a Catequese da CF-2023

Materiais para a Catequese da CF-2023

Existem vários recursos que podem ser utilizados para a catequese, dependendo da idade e do nível de compreensão dos catequizandos.
Alguns exemplos incluem:

E-book: Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2023

Catequese CF 2023: A Menina dos Avisos:

Catequese CF 2023: Cartaz para crianças 01:

Jogo – Reconhecendo os alimentos e sua importância:

Colorir a CF 2023:

Na Área especial

Catequese CF 2023: Cartaz especial para crianças 01:

Catequese CF 2023: Cartaz especial para crianças 02:

Atividades para as crianças da Quaresma 2023:

Bíblia: A Bíblia é a fonte principal da fé cristã e é fundamental para a catequese. É importante que os catequizandos tenham acesso a uma Bíblia para ler e estudar as Sagradas Escrituras.

Catecismo da Igreja Católica: O Catecismo da Igreja Católica é um livro que contém os ensinamentos da Igreja Católica sobre a fé e a moral. É um recurso muito útil para a catequese, pois fornece uma visão geral da doutrina católica e responde a muitas perguntas comuns sobre a fé.

Leia mais

Como trabalhar as músicas da CF-2023 no 3º Domingo da Quaresma 2023

3º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

Músicas da CF-2023 no 3º Domingo da Quaresma

O lema da Campanha da Fraternidade deste ano -“dai-lhes vós mesmos de comer”- nos revela que nosso interior é uma reserva de “alimentos humanizadores”: compaixão, desejos nobres, dons originais, criatividade, espírito de busca… São alimentos que plenificam e dão sabor à nossa vida. É preciso extraí-los e multiplicá-los para que a fome de sentido e de esperança das pessoas seja saciada. Ninguém tem o direito de armazenar nos seus celeiros o “trigo” doado por Aquele que é fonte de todo “alimento salutar”. Afinal, alimento guardado é alimento que apodrece. Vida partilhada é vida abundante.

Com frequência, nossa existência humana parece uma corrida em busca daquilo que nos sacia de um modo definitivo. Nesta corrida, aparecem muitos elementos que nos são familiares: necessidades, ansiedade, insegurança, vazio, insatisfação… Todos eles, à primeira vista, nos fazem tomar consciência de que somos seres carentes. Seria, pois, essa carência aquela que nos movimenta na busca de algo para preencher nosso vazio?

De fato, o ser humano é um ser insaciável, insatisfeito… vive eternamente buscando, muitas vezes sem saber o quê. Em contato com o seu interior, sente a necessidade de preenchê-lo a qualquer preço; na maioria das vezes, preenche-o com “coisas”: busca de poder, posses, prestígio, pão que se perde… e sente-se frustrado, porque nada o satisfaz. Só o Pão vivo pode preencher seu interior; só um alimento o plenifica: “fazer a Vontade do Pai”.

Baixe as músicas da CF para o 3º Domingo da Quaresma 2023

Caderno de cifras e partituras do 3° Domingo da Quaresma 2023

12/03/2023
3ª Semana do Saltério
Leituras: Ex 17,3-7
Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R. 8)
Rm 5,1-2.5-8
Jo 4,5-42 ou mais breve 4,5-15.19b-26.39a.40-42 (A Samaritana)

Músicas da CF-2023 no 3º Domingo da Quaresma

Abertura:

01 – Fala assim meu coração (Melhor usado no 2° Domingo)
Eurivaldo Ferreira / Reginaldo Veloso

02 – Volta meu povo ao teu Senhor
Maria de Fátima / Frei Telles Ramon / José Weber

03 – No dia em que minha santidade
Reginaldo Veloso / Frei Telles Ramon

04 – Tenho os olhos sempre fitos no Senhor
Pe. José Weber

05 – Lembra, Senhor, o teu amor (Melhor usado no 2° Domingo)
Reginaldo Veloso / Daniel de Angeles

Leia mais

Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2023

Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2023

Conversar sobre a Campanha da Fraternidade com as crianças, nas turmas de catequese, é essencial. São elas que levam para casa os argumentos aprendidos nos encontros catequéticos e, assim, ajudam sua família a refletir sobre o tema.

Por isso lançamos o livro (e-book) EXCLUSIVO: Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2023, destacamos imagens para colorir e recortar que podem ser trabalhadas na catequese infantil para fixar o tema da CF-2023 com as crianças.
São 60 imagens sobre o tema.

Material também para trabalhar nas escolas, pastorais e grupo de oração de crianças.

Catequese e Fraternidade 2023

Crianças que se envolvem na catequese precisam acompanhar de perto o que a comunidade está vivendo. Temos uma oportunidade para explicar um pouco a sequência do ano litúrgico e a importância do tema escolhido para este ano. Não vamos pedir às crianças que assumam posturas de adultos diante da realidade nacional, mas precisamos preparar os catequizandos desde cedo para analisar o que acontece à sua volta. Eles precisam também entender que trabalhar pela paz, pela justiça e pelos direitos humanos não é algo à parte, é comportamento essencial que Deus sempre nos pediu.

Na Área Especial

Baixe o livro Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2023:

Apresentamos a Campanha da Fraternidade 2023

Leia mais

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2023 nas escolas

Campanha da Fraternidade 2023 nas escolasA fome é um escândalo e um contra testemunho! Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos. Afinal, como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome? A Campanha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.

No campo da educação podemos falar que é urgente educar as crianças e jovens para que:

– consigam olhar para o outro e se compadecer;
– sejam capazes de questionar as estruturas injustas da sociedade;
– sejam desapegados dos bens materiais e capazes de doar solidariedade o que tem.

Infelizmente, a situação da fome se agrava porque estamos em cultura de indiferença e resignação que, muitas vezes, é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não entendemos a urgência da fome dos outros e ainda os julgamos a partir de um olhar meritocrático e privilegiado. Muitas vezes, as crianças são ensinadas a desconfiar e odiar os pobres. Nesse sentido, as escolas católicas têm o dever moral de desconstruir esse julgamento e formar a consciência das crianças, jovens e dos pais para a empatia, a justiça, a solidariedade e o senso de fraternidade.

Indicações pedagógico-pastorais para a Campanha da Fraternidade 2023 nas escolas

De acordo com pesquisa realizada pela ANEC em 2022 e que será publicada ainda este ano, 99% das escolas católicas do Brasil abordam a Campanha da Fraternidade durante o ano letivo em uma rica gama de propostas pedagógico-pastorais: projetos, encontros, formações, celebrações, aulas, pesquisas… Assim sendo, apresentamos algumas estratégias para que coordenadores pedagógicos, pastorais e professores possam se apropriar.

O tema da CF 2023 é um assunto rico do ponto de vista pedagógico e didático, pois nos permite trabalhar todas as áreas do conhecimento e muitas das competências da Base Nacional Curricular Comum. Cada instituição deve reforçar sua identidade confessional aderindo à Campanha e auxiliando que, não apenas os estudantes, mas também suas famílias e os profissionais que ali atuam sejam multiplicadores da consciência que a CF 2023 vem despertar.

Campanha da Fraternidade 2023 nas escolas

Trabalhando a CF na Educação Infantil

Leia mais

Resumo da Fome no Brasil

Resumo da Fome no Brasil

De acordo com o relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2021”, produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome em 2020, o que representa 9% da população do país.

Além disso, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 10,3 milhões de brasileiros viviam em situação de extrema pobreza, com uma renda mensal per capita de até R$ 89,00.

A fome é um problema que afeta principalmente as populações mais vulneráveis, incluindo as crianças, os idosos, as pessoas em situação de rua, as comunidades rurais e as famílias que vivem em extrema pobreza. Além disso, a pandemia de COVID-19 agravou ainda mais a situação, com o aumento do desemprego e a redução da renda de muitas famílias.

Para enfrentar a fome, é necessário um esforço coordenado de políticas públicas, programas de assistência e ações para fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos para toda a população. Também é importante abordar as causas subjacentes da fome, como a pobreza, a desigualdade social e econômica e a falta de acesso a serviços básicos de saúde e educação.

Infelizmente, a fome é uma das consequências comuns nas ditaduras, que muitas vezes priorizam o controle e a manutenção do poder em detrimento das necessidades básicas do povo. Em muitos casos, as ditaduras implementam políticas econômicas que prejudicam a produção e distribuição de alimentos, o que pode levar à escassez de alimentos e a consequente fome.

Além disso, as ditaduras frequentemente adotam medidas repressivas que afetam a liberdade e os direitos humanos, o que pode agravar ainda mais a situação de fome e pobreza. Por exemplo, durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), muitos camponeses foram expulsos de suas terras e perderam seus meios de subsistência, o que aumentou a desigualdade e a fome no país.

As ditaduras também podem utilizar a fome como uma ferramenta de controle social, por exemplo, distribuindo alimentos apenas para aqueles que apoiam o regime ou limitando o acesso a alimentos para os dissidentes políticos. Essa prática é especialmente cruel, pois a fome é uma necessidade básica e essencial para a sobrevivência humana.

Em resumo, a fome é uma das muitas consequências desastrosas das ditaduras, que muitas vezes priorizam o controle e a manutenção do poder em detrimento das necessidades básicas do povo. A luta contra a fome e a desigualdade social é um dos desafios mais urgentes e importantes para garantir a dignidade humana e a justiça social.

Leia mais