9º dia da Novena de Natal 2023 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2023
Dias 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22/12/2023

Horário da Novena de Natal na TV Aparecida

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

9º dia da Novena de Natal 2023

Eis o servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou sua casa (Lc 12,42)

(São José)

9º dia da Novena de Natal 2023

“Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” (Mt 1,15-16). José acolhe Maria, sem colocar condições prévias. Confia nas palavras do anjo. A nobreza de seu coração fá-lo subordinar à caridade aquilo que aprendera com a lei; e hoje, neste mundo, onde é patente a violência psicológica, verbal e física contra a mulher, José apresenta-se como figura de homem respeitoso, delicado que, mesmo não dispondo de todas as informações, se decide pela honra, dignidade e vida de Maria. E, em sua dúvida sobre o melhor a fazer, Deus ajudou-o a escolher iluminando seu discernimento (Papa Francisco, Patris corde, 4).

01 – REUNIDOS NO SENHOR

Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! José, homem do silêncio, justo e fiel! Amém!

— O Emanuel, o Deus conosco, vai chegar, silenciosamente, na noite de Natal. Recordar tão inefável acontecimento somente nos traz alegria e nos deixa em plena paz. Na mesma simplicidade do Menino Deus de Belém, iniciemos nosso encontro.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

— Erguei os olhos e avistai ao longe, ó humanidade, ó jovens e crianças, ó homens, mulheres e idosos, pois desponta no horizonte o dia feliz de nossa redenção, o Natal em Belém, sem grandezas. Na simplicidade daquela gruta, o Menino Deus nasceu.
— Maria e José, e mais ninguém, acolhiam a maior dádiva que já aconteceu: o nascimento de Jesus, o Redentor do mundo inteiro. Amém.

(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus- Senhor; aclamai-o com fé e amor!

02 – AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO

— Ressoem em toda a terra as melodias e os cantos que encantam e nos alegram, pois veio entre nós o Salvador, o Menino Deus, tão pequenino como uma flor e tão pleno de amor e de redenção.
— Bendita seja Maria, bendito seja José, bendito seja o Menino Deus, nosso Redentor, a eles nosso louvor, nosso amor.
— Chegou silencioso sem malas e sem carta de recomendação. Chegou com a gratuidade do amor, da esperança e da paz. E quem foram os primeiros a se aproximarem? Os pastores, homens simples como a manjedoura, mas tão plenos de certeza de que iam encontrar o Menino Deus, o Salvador.
— Bendita seja Maria, bendito seja José, bendito seja o Menino Deus, nosso Redentor, a eles nosso louvor, nosso amor.
— Nos braços de Maria e na ternura de José, aquele Menino encantado sentia tanto calor humano que não sentia mais frio e se tornava seguro, pois sabia que era amado; Ele mesmo que é o Amor que não tem fim. Ó Menino tão querido, dai-nos a paz.
— Bendita seja Maria, bendito seja José, bendito seja o Menino Deus, nosso Redentor, a eles nosso louvor, nosso amor. Amém.

Novena de Natal de Aparecida 2023:

Cartaz da Novena de Natal 2023 de Aparecida:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

9º dia da Novena de Natal 2023
03 – OUVIR O SENHOR

— Foi por meio de um sonho que Deus escolheu dizer a José que Maria era fiel e que ele também era o escolhido, para guardar sua casa e o Filho seu. José compreendeu e, sem mais hesitar, assumiu com ardor a missão que o Senhor lhe confiou.

— José, homem justo e leal, depois que compreendeu, não mais temeu assumir tão grande graça e desafio, de ser o servo fiel da Casa do Senhor. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)

— Anúncio da Palavra — Cristo, humilhado e exaltado — Mt 1,18-25

18Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo.
19José, seu noivo, sendo uma pessoa de bem, não quis que ela ficasse com o nome manchado e resolveu abandoná-la sem ninguém o saber.
20Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe apareceu um anjo do Senhor para dizer-lhe: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo.
21Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras:
23”A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa ‘Deus conosco’”.
24Quando acordou, José fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Levou sua esposa para casa
25e, sem que a ela se unisse, ela teve um filho. E José lhe deu o nome de Jesus.

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)

04 – CONTEMPLANDO A PALAVRA

— Louvai o Senhor, ó justos de toda a terra, pois como Maria, José, o Senhor nos chama para sermos servos fiéis, proclamadores do Reino. Louvai o Deus Menino, jovens, adultos e crianças. Louvai o Senhor, nas ruas, iluminadas ou coloridas, nos arranha-céus, no simples barraco, como a gruta de Belém, onde Jesus nasceu.
— Louvai o Senhor, homens e mulheres; louvai o Senhor, ó saturados e saciados; louvai o Senhor, ó pobres sem nada, mesmo sendo Natal.
— Bendito seja José, esposo de Maria, homem justo e fiel, que silencioso até preferia fugir para onde ninguém sabia, mas Deus lhe tocou o coração, e, sem hesitar e sem o mínimo de confusão, abraçou com amor e determinação a guarida da Casa do Senhor e tudo fez com muito amor.
— Louvai o Senhor, homens e mulheres; louvai o Senhor, ó saturados e saciados; louvai o Senhor, ó pobres sem nada, mesmo sendo Natal. Amém.

(Durante o cântico da “Ladainha do Advento”, poderá ser entronizada a imagem do Menino Deus e ser colocada no presépio ou em algum lugar de destaque, previamente preparado.)

05 – ELE ESTÁ CHEGANDO (LADAINHA DO ADVENTO)

— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
— Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!

06 – NOITE DE NATAL

— O universo canta, nesta noite santa e bendita do nascimento de Jesus, as maravilhas que o Senhor fez por nós. Astros, estrelas, nuvens e chuvas, orvalhos e garoa, plantas e peixes, céus e terra podem rejubilar-se porque Ele nasceu: “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz” (Is 9,5).
— Saibam todos que a salvação está ao nosso alcance. Deus se colocou ao lado dos pobres, dos humildes e pecadores, dos doentes e aflitos, dos grandes e dos pequenos.
— Ele deixou sua glória e veio até nós. Armou no meio de nós a sua tenda. Veio nos ensinar lições divinas, sem perder sua humanidade. Veio nos ensinar lições humanas, sem perder sua divindade.
— Nações, louvai o Senhor. Povos todos do universo, batei palmas. Cantai cânticos de alegria e de festa. Cantai a glória do Senhor, que fez o céu e fez a terra. Cantai louvores ao Filho que por nós e para nossa salvação fez aqui a sua morada. Cantai ao Espírito de Deus, que nos santifica e nos transforma. Cantai jubilosos, todos os povos e toda a terra.

Cântico: Eis que lá das estrelas (Santo Afonso Maria de Ligório)

1. Eis que lá das estrelas, ó Rei celeste,/: tu vens nascer na gruta, ao frio agreste:/ Ó Menino, meu divino, eu te vejo aqui tremer… Ó Deus amado,/: ó quanto te custou ter-me salvado.:/
2. Eis que faltam ao Senhor, Deus das alturas,/: os panos e o calor das criaturas.:/ Meu divino, pequenino, tal pobreza grande assim. Mais me enternece,/: se penso que é o amor que te empobrece.:/
— Bendito seja o Natal do Senhor. Benditos sejam todos os que podem contemplar seu amor tão presente, tão vivo e tão real no Menino Deus, no presépio. Benditos sejam os que o buscam com sinceridade de coração.
— Renovai-nos, Senhor Deus, na força da graça batismal, e sejamos no mundo sinais de vosso Reino bendito.

07 – VÃO E ANUNCIEM (BÊNÇÃO E ENVIO)

— Neste dia, em que encerramos nossa preparação para o Natal de Cristo, plenificai nossa vida, Senhor Deus, com vossa bondade, vossa misericórdia e vossa bênção.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Você rezou com alegria e, na prece agradecida, bendisse a Deus, contemplando seu mistério de amor. Com o coração mais fortalecido, continue a viver sua fé com alegria. Lembre-se de seu Batismo e anuncie com a palavra e com a vida o Cristo Libertador. Que o brilho das estrelas o conduza, e você sempre se encante com a grandeza da vida e a beleza de Deus. Jesus, Maria e José morem em seu coração e em sua família.
— Vão, e que o Senhor os acompanhe.
— Demos graças a Deus. Amém.

PARA MEDITAR SOBRE O TEMA DA NOVENA DE HOJE…

— Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura. Ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga sempre solícita para que não falte o vinho em nossa vida. É aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas. Como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça. Ela é a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus (Evangelii Gaudium, n. 286).

 

Redentoristas / A12 / Portal Kairós