Reflexão e sugestão para o 5º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Para o dia: 03/04/2022

Missa do 5º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Is 43,16-21; Sl 125; Fl 3,8-14; Jo 8,1-11

5º Domingo da Quaresma 2022

Cantos da Semana Santa e Quaresma 2022:

Liturgia completa da Semana Santa 2022:

Meditações da Paixão de Cristo:

Estamos caminhando para o final da Quaresma 2022, e, outra vez, a Palavra vem nos mostrar um Deus, que ama, cujo amor nos desafia, pois nos faz atravessar toda e qualquer escravidão e chegar à vida nova, à ressurreição. Se morremos com Ele, com Ele também ressuscitamos.

O Deus de Jesus é Libertador. Ele caminha junto de seu povo. Caminhando com Ele, alcançamos a terra prometida, onde há a abundância da vida. Por isso o Evangelho vem nos lembrar que não há discrepâncias entre a libertação e a salvação, pois só o amor e a misericórdia podem gerar a vida e fazer nascer o homem novo, a criatura nova, que não vive isolada, separada, mas sim unida, reconciliada. Nossa vocação é para consolidar nossa relação fraterna. Por isso não é impossível, nem há lugar para a divisão. Esse é o caminho que rompe todas as barreiras divisionárias entre nós e pelo qual nossas Comunidades devem caminhar, libertando-se dos “lixos” que impedem a comunhão com Deus e com os irmãos.

Há uma mulher no Evangelho que está prestes a ser apedrejada, conforme a Lei judaica, porque foi apanhada em adultério. Estão todos lá, com pedras nas mãos, do mais velho ao mais moço, segundo o Evangelho, que relata: eles saíram um a um, a começar pelos mais velhos. A Lei por si só estava acima de tudo e pronta para ser executada. Porém vem a lógica de Deus, que não descriminaliza a mulher e não lhe tira também a oportunidade de se reconciliar: “Ninguém te condenou? Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. Antes, Jesus vai dizer que “quem não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra”. Todos foram embora. É fácil roubar a paz, o difícil é construí-la dia após dia, seguindo a lógica divina. Aqueles apedrejadores, que foram embora, certamente repensaram suas atitudes e tomaram outra decisão em sua vida.

O que Deus sempre deseja para toda a humanidade é a vida, por isso Ele não admite a lógica da morte, nem a soberba dos orgulhosos, mas nos reconcilia por intermédio de seu Filho Jesus. A Lei do amor não elimina os que erram, mas convida para uma vida nova: libertados, reconciliados, felizes com o amor divino, que nos revive e nos reanima na esperança. Andemos, pois, no caminho que o Evangelho nos aponta, pois, seguindo essa direção, encontraremos o caminho da vida.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 5º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Este domingo retoma a questão do acolhimento e do perdão, necessários para todo e qualquer ser humano, como o foi para a mulher a quem Jesus perdoou e pediu-lhe que não pecasse mais, e ressalta a misericórdia divina.

– Depois do convite do celebrante para o Ato Penitencial, fazer um momento de silêncio. Após alguns segundos, entrar um grupo de crianças correndo por todos os corredores, fazendo barulho, gritando. Pedir a elas que, ao chegarem ao altar, fazerem um círculo, abaixadas e em silêncio. Então, o celebrante poderá continuar o Ato Penitencial, ou conforme o folheto 2022 ou Missal, ou a partir da encenação, dizendo: “O pecado, que fere a vida e a paz, é o grande barulho do mundo”. 

Folhetos do 5º Domingo da Quaresma 2022 – 03/04/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós