A liturgia do mês de julho de 2021 (Maria e Marta)

Liturgia do mês de julho de 202100

REZAR E SERVIR

Chegando ao meio do ano, é oportuno refletir sobre como vai nossa vida de oração e de serviço aos irmãos, para percorrer melhor o caminho que temos a seguir. A questão sobre a importância da oração e da ação na vida cristã tem sido muito discutida. É um equívoco afirmar uma negando ou desvalorizando a outra, pois são duas dimensões que se completam e não podem faltar.

O Evangelho segundo Lucas narra a visita que Jesus fez à casa de Marta e Maria (Lc 10,38-42). Ambas o acolheram, embora o tenham feito de diferentes modos. Marta recebeu Jesus ocupando-se dos afazeres da casa. Sendo ela quem o havia hospedado, pode-se deduzir que agia assim para acolher bem. Jesus não advertiu Marta por estar trabalhando, e sim por “andar preocupada e agitada por muitas coisas”. Atualmente, há muitas pessoas agitadas por muitas coisas, que perdem a paz e a alegria de viver. Maria, irmã de Marta, recebeu Jesus de outro modo: “sentou-se aos pés do Senhor e escutava sua Palavra”. O que Maria fez era muito importante e é sempre muito necessário na vida cristã. Hoje, é preciso repetir seu gesto: colocar-se diante do Senhor para escutar sua Palavra e conversar com ele.

Intenção da liturgia do mês de julho de 2021: Para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Marta e Maria representam duas dimensões fundamentais da vida cristã: o trabalho e a oração. Por meio do trabalho cotidiano, o cristão pode unir-se a Jesus e glorificá-lo. Necessitamos de gente disposta a atuar, com dedicação, nas comunidades, pastorais e movimentos eclesiais, bem como na sociedade. Necessitamos de Marta! Contudo, sem a oração e a escuta da Palavra, corremos o risco de andar preocupados e agitados por muitas coisas. É preciso imitar Maria para poder cumprir bem as tarefas cotidianas e superar os desafios com serenidade.

Procuremos refletir sobre como estamos rezando e atuando como discípulos de Cristo. É preciso refazer a experiência de Maria, colocando-nos aos pés do Senhor para escutá-lo. Da mesma forma, somos chamados a glorificar a Deus por meio do nosso
trabalho, amar e servir, como Marta. É preciso organizar melhor o dia a dia a fim de encontrar tempo para rezar, ouvir a Palavra e participar da Eucaristia, assim como servir, especialmente, os que mais sofrem, os pobres, os enfermos e os que não são amados
em nossa sociedade. Sejamos Marta e Maria!

Apresentando o Mês Vocacional de 2021

Dia / Comemorações da liturgia do mês de julho de 2021

02 –  1ª sexta-feira
03 –  São Tomé
04 –  São Pedro e São Paulo
05 –  Santo Antônio Maria Zaccaria
06 –  Santa Maria Goretti
08 –  Santos Agostinho Zhao Rong e comps.
09 –  Santa Paulina de Jesus

11 –  15° domingo do Tempo Comum

13 –  Santo Henrique
14 –  São Camilo de Lellis
15 –  São Boaventura
16 –  Nossa Senhora do Carmo
17 –  Bem-aventuradosInácio de Azevedo e comps.

18 –  16° domingo do Tempo Comum

20 –  Santo Apolinário / dia do amigo
21 –  São Lourenço de Bríndisi
22 –  Santa Maria Madalena
23 –  Santa Brígida
24 –  São Charbel Makhluf

25 –  17° domingo do Tempo Comum / Dia dos avós 2021

26 –  Santos Joaquim e Ana
29 –  Santos Marta, Maria e Lázaro
30 –  São Pedro Crisólogo
31 –  Santo Inácio de Loiola

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós