Acompanhe a VI Jornada Mundial dos Pobres 2022

VI Dia Mundial dos Pobres 2022
Tema: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8,9)
13 de novembro de 2022

No próximo dia 13 de novembro, a Igreja se prepara para vivenciar o VI Dia Mundial dos Pobres 2022, que neste ano tem como tema “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8,9).

A data é comemorada no 33º domingo do Tempo Comum desde 2017. Foi estabelecida pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Desde então, todos os anos, o Pontífice escreve uma mensagem para a celebração da data. Neste ano, ao final da mensagem, Francisco fez um apelo:

“Oxalá este 6º Dia Mundial dos Pobres 2022 se torne uma oportunidade de graça, para fazermos um exame de consciência pessoal e comunitário, interrogando-nos se a pobreza de Jesus Cristo é a nossa fiel companheira de vida.”

Jornada Mundial dos Pobres 2022

Jornada Mundial dos Pobres

Em resposta ao apelo do Papa, a Arquidiocese de Curitiba preparou uma programação especial para celebrar não somente o Dia Mundial dos Pobres, mas a VI Jornada Mundial dos Pobres 2022 (JMP), que acontecerá de 6 a 13 de novembro.
A Comissão da Dimensão Sociotransformadora Arquidiocesana enviou uma carta aos padres, diáconos, religiosos(as) e leigos(as), convidando todos a participarem da data:

“No contexto brasileiro e mundial, em que milhões de pessoas passam forme e a desnutrição infantil tem crescido de modo assustador, a motivação aos cristãos e a todas as pessoas de boa vontade, se dá a partir do tema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!’, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mt 14,16).

Por isso, convidamos todas as paróquias a promoverem a arrecadação de alimentos para as famílias mais vulneráveis no dia 13 de novembro. Na Arquidiocese de Curitiba, através da Dimensão Sociotransformadora, preparamos uma programação especial e sugestões de atividades e celebrações para as paróquias e demais instituições religiosas.”

Programação VI Jornada Mundial dos Pobres 2022

08 de novembro
8h30 – Entrevista TV Evangelizar
11 de novembro
7h30 – Missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro – Curitiba/PR)
8h30 e 18h – Entrevista no Programa Diálogo, na Rádio Evangelizar AM 1060 e AM 1430
12 de novembro
9h – Celebração dos 66 anos da Cáritas Brasileira e Campanha 10 milhões de estrelas.
Local: Cúria da Arquidiocese de Curitiba (Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco, Curitiba – PR)
13 de novembro
Celebração do Dia Mundial dos Pobres 2022

Local: Todas as Paróquias da Arquidiocese de Curitiba. Na Faculdade Vicentina haverá atividades com a população em situação de rua.
No dia 13, pede-se que as paróquias e instituições motivem um gesto concreto de arrecadação de alimentos, que poderão ser compartilhados com as famílias mais necessitadas das paróquias ou encaminhados para a Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Curitiba.

Materiais / subsídios para a VI Jornada Mundial dos Pobres 2022

Além da Mensagem do Papa Francisco, a Comissão Episcopal Pastoral Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com Pastorais Sociais, Portal Kairós e organismos da Igreja no Brasil, prepararam alguns subsídios para dinamizar e divulgar a VI Jornada Mundial dos Pobres.

Mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres
Caderno formativo (Apresentação)
Identidade visual JMP 2022
Logo JMP
Spot de Rádio e outros

Materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2022:

Ações práticas para desenvolver nas comunidades

Convidar os pobres e os voluntários de alguma ação da paróquia a participarem juntos na Celebração Eucaristia no domingo 13 de novembro. “Por indicação de Paulo, em cada primeiro dia da semana recolhiam quanto haviam conseguido poupar e todos foram muito generosos. Como se o tempo tivesse parado naquele momento, também nós, cada domingo, durante a celebração da Santa Missa, cumprimos o mesmo gesto, colocando em comum as nossas ofertas para que a comunidade possa prover às necessidades dos mais pobres. É um sinal que os cristãos sempre cumpriram com alegria e sentido de responsabilidade, para que a nenhum irmão e irmã faltasse o necessário” (Mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres).

Nesta Eucaristia o Papa insiste que os pobres não devem ser “convidados passivos”, mas sim envolvidos nas leituras, na oração dos fiéis, na procissão das oferendas e na ação de graças. Trata-se de ouvir a voz de Deus a falar-nos através dos pobres. Deve ser uma Eucaristia onde a alegria pascal do Ressuscitado é vivida com intensidade, inculturada nas expressões próprias da comunidade onde tem lugar a celebração. Deve ser também um dia de profunda oração pessoal e comunitária.

Uma bela experiência desta jornada para as nossas paróquias podem ser os “almoços comunitários”, em que, após a Eucaristia, se experimenta a alegria de partilhar o pão. Um almoço, lanche ou jantar pode ser oferecido aos mais pobres, organizado por toda a comunidade eclesial (catequistas, grupos apostólicos, movimentos juvenis, comunidades eclesiais de base, ministros extraordinários, acólitos etc.) unidos em torno do serviço aos pobres. Como nos recorda o Papa Francisco: “a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade (Mensagem para o VI Dia Mundial dos Pobres).

Visitar e se envolver em obras de misericórdia

Respondendo à pergunta que o Papa Francisco faz, “como dar uma resposta adequada que leve alívio e paz a tantas pessoas, deixadas à mercê da incerteza e da precariedade?” (Mensagem para o VI Dia Mundial dos Pobres), propomos que as comunidades eclesiais organizem e realizem uma visita para partilhar e apoiar uma Obra de Misericórdia (lares de idosos, cozinhas e padarias comunitárias, hospitais, orfanatos, casas para migrantes, centros de cuidados para pessoas com deficiência, mulheres na prostituição, casas de recuperação para dependentes químicos, atenção com as pessoas em situação de rua etc.). É uma questão de aproveitar a experiência para descobrir o rosto sofredor de Cristo naqueles que mais sofrem e experimentar a ternura e a solidariedade como um testemunho claro de coerência evangélica. A visita durante o Dia, além de manifestar proximidade eclesial e afetiva, também pode desencadear processos de apoio sistemático e organizado a estes trabalhos.

Promover Processos de Promoção Humana e Desenvolvimento Integral

O Papa Francisco nos convida a encontrar estradas novas que possam ir além da configuração daquelas políticas sociais “concebidas como uma política para os pobres, mas nunca com os pobres, nunca dos pobres e muito menos inserida num projeto que reúna os povos” (Francisco, Carta enc. Fratelli tutti, 169). Por isso, para além do nível de assistência, como fruto do Dia Mundial dos Pobres, vários
programas de promoção humana e organização comunitária podem ser encorajados para permitir aos pobres serem os protagonistas do seu próprio desenvolvimento: cooperativas, microempresas, programas de formação profissional, centros de aconselhamento jurídico, são algumas das experiências que poderiam nascer como resultado deste Dia Mundial.

Com informações da Comissão da Dimensão Sociotransformadora

VI Dia Mundial dos Pobres 2022
Tema: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8,9)
13 de novembro de 2022

 

Arquidiocese de Curitiba / CNBB / Portal Kairós