Novenas católicas

Santuário lança livro da Novena e Festa da Padroeira

O Santuário Nacional lançou oficialmente o Livro da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2019. De 3 a 12 de outubro, os devotos irão refletir, na Casa da Mãe Aparecida, o tema ‘Com Maria: escolhidos e enviados em missão’.

A temática responde o espírito missionário que o Papa Francisco, ao recordar o centenário da Carta Apostólica Maximum Ilud, de Bento XV, orienta, para que o mês de outubro seja um “Mês Missionário Especial”. Como explica o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, no texto de apresentação do livreto: “Queremos recordar a nossa missão batismal e o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”. Deixemo-nos tocar pelo espírito missionário de Nossa Senhora, pois Ela nos ensina a sair de nós mesmos, assim como saiu de sua casa e rompeu distâncias para servir sua prima Isabel”.

Padre Ferdinando Mancílio, diretor de Periódicos da Editora Santuário, salientou que Novena e Festa de 2019 preocupam-se em ser sinal de Igreja viva e presente, escutando o vigário de Cristo, que é o Papa. “Em cada dia da Novena, procuraremos refletir um dado desta nossa dimensão missionária, sempre ligada a Nossa Senhora, que é a primeira discípula e primeira missionária de Jesus”, afirmou.

Além disso, a Novena e Festa trazem a reflexão sobre o Sínodo da Amazônia, tema da próxima edição da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos no Vaticano, que também acontecerá no mês de outubro. “Durante a Novena, queremos refletir como Igreja sobre a Amazônia, no sentido missionário, no sentido de defesa da vida das pessoas, dos grupos indígenas e também da própria natureza. Nós sabemos que há o interesse exploratório da Amazônia, sem nenhum outro cuidado com os pobres que lá labutam, com o povo de Deus”, ressaltou padre Ferdinando.

De 3 a 11 de outubro, a Novena levará os devotos a louvarem e agradecerem a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, escutar a Palavra de Deus e refletir sobre o seu compromisso como cristãos e ainda, ouvirem o testemunho de alguém que vive plenamente a missão. “O testemunho missionário-profético, como estamos chamando, vem nos lembrar do caráter do nosso batismo, como aqueles que assumem a mesma missão de Jesus”, detalhou o diretor de periódicos da Editora Santuário.

As Novenas da tarde e noite contarão também com a adoração e contemplação de Jesus no Santíssimo Sacramento, terminando cada dia da celebração com o envio missionário dos devotos.

Além do roteiro de cada dia para a Novena e Festa, Padre Ferdinando falou das letras das músicas que estão no final do livro, sendo uma ótima opção para os devotos que preparam as celebrações de Nossa Senhora Aparecida em suas comunidades. “No livrinho, nós trazemos os cânticos para serem usados na novena de Nossa Senhora e ainda uma novidade, que é um canto sobre a missionariedade na Amazônia. O autor é o Manoel Nerys e a música chama-se ‘Nossa vida é Missão’”.

O Livro da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2019 é uma parceria do Santuário Nacional com a Editora Santuário, e pode ser adquirido na Loja Oficial do Santuário e nas Livrarias da Editora Santuário.

A12 / Portal Kairós

Apresentando a Novena e Festa da Padroeira 2019

Novena e Festa da Padroeira 2019
Com Maria: escolhidos e enviados em missão!
03 a 12 de outubro

Festa da Padroeira 2019 será dedicada à missão e à Igreja na Amazônia

A Novena e Festa da Padroeira 2019 em outubro de 2019 vai refletir a ação da Igreja na Amazônia, com inspiração no mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco neste ano.

Sob o tema ‘Com Maria escolhidos e enviados em missão’, padre João Batista, na época reitor do Santuário Nacional explicou o objetivo dessa escolha, afirmando que a Amazônia é uma terra de missão. “Primeiro, é um tema missionário, e a Amazônia é uma terra de missão. Segundo, porque esse tema será uma junção entre o Sínodo da Amazônia com o mês missionário extraordinário. Os dois vão acontecer em outubro e a festa de Nossa Senhora é também no mês de outubro. Então, por isso, vimos a importância de trazer essas reflexões para fortalecer e motivar esse olhar missionário nos devotos”.

Como um dos elementos importantes da Festa, padre João Batista anuncia que a marcenaria da Diocese de Óbidos no Pará produziu uma cruz das Pontifícias Obras Missionárias, organismo que reúne diversas congregações religiosas que trabalham na animação, formação e cooperação missionária em todo o mundo.

Uma outra cruz, igual à do Santuário de Aparecida, foi confeccionada para ser entregue ao papa Francisco, como ícone do mês missionário extraordinário.

Conheça a Cruz Missionária

1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia

Para as comemorações da Novena e Festa da Padroeira 2019, o leigo continuará em destaque, a exemplo da novena de 2018 pois, segundo o reitor, é impossível falar de missão sem envolver o leigo.

“Falar de missão hoje sem envolver o leigo é simplesmente abortar a realidade, porque o leigo participa ativamente da missão da Igreja e, depois do Vaticano II, essa participação foi ainda mais ativa, tanto que um grande número de comunidades no Brasil não tem padres. São leigos que levam a Palavra de Deus e garantem o dia a dia nessas comunidades”, ressaltou.

Além da festa, o reitor salienta que as celebrações a cada dia 12 do mês deverão ser mantidas, para que o povo viva e se prepare para as festividades de outubro o ano todo. “De janeiro a setembro são nove meses; portanto, são nove encontros, é uma novena que se faz. A partir do que nós rezarmos nos textos da novena de 2019, as reflexões de cada mês serão definidas para irmos rezando com o povo”.

Como previsto, em dezembro de 2018, os textos da novena de 2019 ficaram prontos para a organização das celebrações do dia 12 de cada mês.

“Foi uma experiência boa rezar a cada dia 12. Uma experiência oracional que valeu a pena, uma herança da preparação da festa do tricentenário, que começou lá com a cerimônia do manto e assim foi evoluindo, até chegar na celebração da adoração a cada dia 12. Por isso, pretendemos manter essas celebrações”, afirmou o reitor.

Festividades de Nossa Senhora Aparecida em 2018

01 – Só no dia 12 de outubro, 160 mil romeiros prestigiaram a programação de comemoração da Padroeira do Brasil;

02 – Nas cinco celebrações eucarísticas do dia 12, mais de 53 mil hóstias foram distribuídas;

03 – Somente para a missa solene às 9h, foram necessários mais de 100 ministros da eucaristia. O total para o dia foi de 325 ministros;

04 – A capacidade do estacionamento chegou ao máximo, fechando pela primeira vez no ano de 2018, às 8h30 da manhã;

05 – Cerca de 97 mil devotos conseguiram utilizar o estacionamento do Santuário no dia 12. Os demais veículos tiveram que aproveitar os estacionamentos externos disponíveis ou as ruas da cidade de Aparecida;

06 – Mais de 20 mil peregrinos participaram da Procissão Solene, acompanhando a Imagem da Mãe Aparecida, da Basílica Velha ao Santuário Nacional, pelas principais ruas da cidade às 15h;

07 – Mais de 20 andores foram decorados para as procissões, novenas e celebrações especiais no período de 3 a 12 de outubro.

08 – Entre sexta e domingo, mais de 285 mil devotos visitaram o maior templo Mariano do mundo.

A12 / Portal Kairós

9º dia da Novena da Padroeira do Brasil 2018

Novena de Nossa Senhora Aparecida 2018

Com Maria e Jesus, restaurar o rosto fiel e samaritano da Igreja!

Padre Reinaldo Beijamim, prefeito de Igreja do Santuário de Aparecida reflete o tema do 9º dia da Novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Baixe o texto do 9º dia da Novena

11/10/2018 – 9º dia da Novena

Rezamos o último dia da novena: “Com Maria e Jesus, restaurar o rosto fiel e samaritano da Igreja!”

Neste último dia da novena, vamos rezar pela Igreja. Estamos vivendo o Ano do Laicato, e o tema de hoje nos conduz a refletir sobre o nosso discipulado e sobre a nossa missão como comunidade dos continuadores da Redenção de Cristo no mundo.

Maria, a leiga por excelência, santa e escolhida do Pai, nos desperta e nos ajuda a ser Igreja samaritana, servidora dos humildes, viva e restauradora, capaz de transformar a realidade que nos cerca.

Restaurai ó Jesus, ó Mãe Aparecida, em nosso coração o sentido de pertença à Igreja e nos dê coragem e ousadia no serviço e testemunho aos irmãos.

Baixe as músicas da novena da Padroeira 2018

Baixe outros materiais sobre a novena da Padroeira do Brasil

Novena Nossa Senhora Aparecida – Eliana Ribeiro

Assine o canal da Eliana Ribeiro

A12

8º dia da Novena da Padroeira do Brasil 2018

Novena de Nossa Senhora Aparecida 2018

Com Maria e Jesus, restaurar a dignidade da vida!

Padre Reinaldo Beijamim, prefeito de Igreja do Santuário de Aparecida, reflete o tema do 8º dia da Novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Baixe o texto do 8º dia da Novena

10/10/2018 – 8º dia da Novena

Rezamos hoje o oitavo dia da novena: “Com Maria e Jesus, restaurar a dignidade da vida!”

Estamos no 8º dia da novena da Padroeira do Brasil, pedindo hoje pela restauração da dignidade. Nossa maior dignidade se traduz em sermos chamados filhos de Deus!

Em Jesus Cristo o homem recupera a dignidade perdida pelo pecado. Ele deu a própria vida por nós!

Ao logo da história, muitos homens e mulheres, leigos e leigas, impulsionados por Jesus, também lutaram pela dignidade, pela vida e pela paz no mundo.

Com Maria, rezemos e trabalhemos irmãos e irmãs, na construção de um mundo solidário, que restaure a dignidade dos que estão no chão da vida, pela maldade dos poderosos! Que Jesus e Maria nos ajude neste propósito.

Baixe as músicas da novena da Padroeira 2018

Baixe outros materiais sobre a novena da Padroeira do Brasil

Novena Nossa Senhora Aparecida – Eliana Ribeiro

Assine o canal da Eliana Ribeiro

A12

7º dia da Novena da Padroeira do Brasil 2018

Novena de Nossa Senhora Aparecida 2018

Com Maria e Jesus, fazer-se Comunidade-Sacramento!

Padre Reinaldo Beijamim, prefeito de Igreja do Santuário de Aparecida, reflete o tema do 7º dia da Novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Baixe o texto do 7º dia da Novena

09/10/2018 – 7º dia da Novena

Rezamos hoje o sétimo dia da novena: Com Maria e Jesus, fazer-se Comunidade-Sacramento!

Os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus na vida do cristão e da Igreja. E é pela Igreja, a fiel administradora dos Sacramentos, que se manifesta e continua a salvação que Deus realizou em Cristo, por cada um de nós.

Com Maria e Jesus, e como nos exorta o Papa Francisco, queremos ser uma Igreja-sacramental, fiel, samaritana e servidora, que vai ao encontro dos que vivem nas “periferias existenciais”, onde há sofrimento, solidão e degrado humano.

Sejamos, irmãos e irmãs, Igreja-Sacramento, dinamizando o amor e a graça de Deus no mundo como Maria.

Baixe as músicas da novena da Padroeira 2018

Baixe outros materiais sobre a novena da Padroeira do Brasil

Novena Nossa Senhora Aparecida – Eliana Ribeiro

Assine o canal da Eliana Ribeiro

A12