Reflexão e sugestão para a Missa do 10º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 11/06/2023

Missa do 10º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Os 6,3-6; Sl 49; Rm 4,18-25; Mt 9,9-13

10º Domingo do Tempo Comum 2023

Misericórdia e não sacrifício: as leituras que escutamos neste domingo repetem com insistência a misericórdia e não o sacrifício. Na primeira leitura, o profeta Oseias questiona a autenticidade da fé de um povo que não adere profundamente ao projeto de Deus: “Vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz” (Os 6,4).

De nada adiantam o culto fervoroso e os ritos que realizamos, se estes não forem expressão de uma atitude interior de amor e de vida voltada para Deus. A insistência na misericórdia demonstra que Deus não está interessado nos rituais externos,que estejam desvinculados do compromisso com sua aliança. E a misericórdia em favor dos irmãos é a manifestação mais concreta de nossa comunhão com Deus.

A fé que move montanhas: o que nos ajuda a assumir de maneira definitiva a vontade de Deus para nós é nossa fé, que significa adesão radical, confiante e ilimitada à oferta de salvação, que, em Jesus, Deus nos faz. A segunda leitura recorda-nos que salvação não é uma conquista nossa, mas um dom do amor de Deus. Daí a importância de não vermos o que temos e os progressos alcançados como retribuição por nosso bom comportamento, mas como um dom gratuito de Deus.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Congregar e não dividir: nos dois momentos do Evangelho de hoje, vemos Jesus cumprindo a profecia de Oseias: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Mateus, que era considerado pecador e gente desclassificada pela sociedade de seu tempo, é a confirmação de que Jesus propositalmente escolheu para compor o grupo de seus discípulos não os perfeitos e santos, mas pessoas comuns, que vivem os dramas e as angústias, que fazem parte da vida humana.

Assim, descobrimos que no Reino de Deus há lugar para todos, e não apenas para alguns poucos privilegiados. Na segunda parte do Evangelho, ao sentar-se à mesa com os cobradores de impostos e pecadores na casa de Mateus, Jesus reforça que sua proposta de salvação é para todos, sem exceção, o que irá causar a indignação dos fariseus, que representam os que se acham perfeitos e autossuficientes. Infelizmente, ainda em nossos dias, corremos o risco de regredir à mentalidade farisaica de fechar-nos em uma Igreja de “perfeitos”, separando ou dividindo o mundo entre “bons” e “maus”. O Evangelho é bem claro: não foi isso que Jesus veio fazer.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 10º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

— Destacar o ato penitencial, no qual recebemos a misericórdia de Deus, que nos lava dos pecados. Pode-se usar o rito da aspersão dos fiéis com água benta.

— A Oração do dia pode ser esta, alternativa: “Ó Deus, que preferis a misericórdia ao sacrifício e acolheis os pecadores a vossa mesa, fazei que toda a nossa vida, transformada por vosso amor, abra-se com total dedicação a vós e aos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

— O Evangelho é breve, denso de sentido e se presta a ser encenado.

— Na procissão das ofertas, apresentar cartazes com as palavras AMOR, PERDÃO, representando aquilo que viemos pedir ao Senhor e ofertar aos irmãos.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura:
Aclamação:
Oferendas:
Comunhão:

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 10º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 10° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

 

Folhetos do 10º Domingo do Tempo Comum 2023 – 11/06/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

 

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós