04 de dezembro – Missa do 2° Domingo do Advento 2022

Missa do 2° Domingo do Advento 2022

Jesus vem ao encontro de todas as pessoas para salvá-las. Pela conversão, nós nos preparamos para sua vinda, fazendo o bem, acolhendo-nos uns aos outros e vivendo o amor e a fraternidade. Esta Eucaristia nos ajude a produzir frutos de conversão, solidariedade, justiça e paz.

Na Eucaristia, Jesus se entrega a nós por amor.

Missa do 2° Domingo do Advento 2022

Quem preparará o caminho do Senhor?

João Batista é o profeta que está entre o passado e o futuro – entre o Antigo e o Novo Testamento. É o intermediário entre os antigos profetas e o novo profeta por excelência, Jesus. Surge no deserto e convida à conversão, em vista da proximidade do Reino. Convoca a preparar os caminhos do Senhor, eliminando todo obstáculo ao Reino dos céus, tudo o que dificulta sua chegada. Pelo seu traje, apresenta-se como o novo Elias; sua alimentação revela alguém despojado e livre de influências comerciais.

Enquanto o povo se aproxima de João e recebe o batismo de conversão, os fariseus e saduceus – grupos que farão oposição a Jesus – fingem buscar o batismo, sendo então chamados de cobras venenosas, agentes de morte. O profeta ressalta que não basta se proclamarem filhos de Abraão, é preciso fazer as obras daquele que consideram como pai. Os autênticos filhos de Abraão acolhem a Palavra de Deus, a qual os leva a produzir frutos de bondade, solidariedade e justiça. O tempo é curto, pois o machado já está pronto para derrubar a árvore que não produz bons frutos.

João batiza com água para a conversão, mas seu anúncio aponta para o “mais forte” do que ele, alguém do qual nem se considera digno de assumir a simples função de escravo, carregando suas sandálias. O batismo realizado pelo “mais forte” será com o Espírito e com fogo, que irá aniquilar toda injustiça. Seu julgamento será comparado a uma peneira que separa os bons (trigo) dos maus (palha). Se formos trigo bom, ele nos recolherá em seu celeiro; se formos apenas palha, ele a queimará. Em vida, somos o que escolhemos ser.

João Batista cumpriu sua missão de preparar e anunciar a chegada do Messias salvador. Quem hoje tem a coragem de João e se dispõe a assumir o desafio de dar continuidade a essa missão? Grande é o trabalho a ser despendido para transformar este mundo no Reinado de Deus. A miséria, a fome, a violência…, enquanto não tiverem um fim, serão sinais de que o Reino de Deus está longe de sua concretização. João Batista, em nosso tempo, são todos os que, a seu exemplo, anunciam Jesus a quem ainda não o conhece, lá onde não se vive sua proposta de vida plena para todos.

 

Pe. Nilo Luza, ssp / Portal Kairós