Reflexão e sugestão para a Missa do 4º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 29/01/2023

Missa do 4º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Sf 2,3; 3,12-13; Sl 145; 1Cor 1,26-31; Mt 5,1-12a

O evangelista Mateus, nas oito bem-aventuranças que nos apresenta, resume o itinerário do discípulo-missionário. Jesus nos propõe fazer um caminho, que Ele mesmo fez. Esse caminho, o das Bem-aventuranças, contrapõe a lógica do mundo, a do poder, do jogo interesseiro. A felicidade não está onde imaginamos, como no poder e no dinheiro, mas nas relações novas que Jesus nos apresenta.

Quando meditamos sobre as atitudes de Jesus, em situações diferentes e adversas, como a de seu julgamento, então somos capazes de compreender o ensinamento de Jesus, as bem-aventuranças. O que Jesus nos mostra em seu ensinamento: que o Reino é dom, é gratuidade do amor divino por nós. Quem descobre esse amor, e como ele age, será bem-aventurado. Ele é dom, por isso ninguém pode comprá-lo ou adquiri-lo por alguma sabedoria. Porque o dom está ao lado dos mais injustiçados e sofredores no mundo. Sim, continuam existindo muitas vítimas do sistema injusto em que vivemos; e se estamos nele devemos e precisamos ajudar o mundo a ser mais fiel e livre. Os pobres, os abandonados, os sofredores… Não tem ninguém por eles, somente o Cristo Senhor.

É bonito perceber que Jesus coloca bem diante de nossos olhos a verdade do Reino. As bem-aventuranças são uma verdadeira oração nascida do mais profundo do Cristo. O caminho das Bem-aventuranças é o caminho do discípulo de Cristo.

Em cada bem-aventurança devemos reconhecer a nós mesmos, com nossas coerências e nossas contradições. Será que não andamos com os olhos muito abertos para nós mesmos e muito fechados para o Reino? Acho que ainda não demos os passos necessários para nosso crescimento no Reino. Quem se abriu, e acolheu essa verdade, progrediu na santidade; e não foram poucos, mas ainda faltam muitos.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Há construtores decididos da paz, da concórdia, da justiça, pessoas que suportam suas dores com dignidade. Certamente que nós também sentimos fome e sede de justiça, de respeito ao bem comum, de vontade de ver o ser humano respeitado, principalmente o pobre. Quem entra na defesa da vida vive as bem-aventuranças, pois isso é um sinal de contradição hoje.

Certo é que nada no mundo poderá nem deverá arrancar de nós a força da esperança e a semente do Reino. A Igreja continua nos ensinando que não é impossível nem absurdo viver conforme o ensinamento de Cristo. É possível, se tivermos a confiança dos pobres e dos pequenos, dos humildes e dos simples, pois esses compreendem bem depressa o mistério do Reino.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 4º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

— A celebração começa com uma procissão de entrada, na qual 8 cartazes anunciam quem são os bem-aventurados, por exemplo, “os Pobres”, “os Puros” e “os Misericordiosos”.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo: “Ó Deus, que prometestes aos pobres e aos humildes a alegria de vosso Reino, fazei que a Igreja não se deixe seduzir pelos enganos do mundo, mas, à semelhança dos pequenos do Evangelho, siga com confiança seu esposo e Senhor, para experimentar a força de vosso Espírito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

— Ao se proclamar o Evangelho, 8 pessoas declamarão em tom solene as bem-aventuranças. As duas últimas frases são ditas por todas as 8 juntas.

— No abraço da paz, cada um diga à pessoa mais próxima: “Seja feliz com Jesus!”

A liturgia do mês de janeiro de 2023

A liturgia de cada dia de janeiro de 2023

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Toda a Terra
Aclamação: Aleluia! Pois o verbo
Oferendas: De mãos estendidas
Comunhão: Felizes os pobres

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 4º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 4° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

Folhetos do 4º Domingo do Tempo Comum 2023 – 29/01/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós