Reflexão e sugestão para a Missa do 7º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

Para o Domingo: 19/02/2023

Missa do 7º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Lv 19,1-2.17-18; Sl 102; 1Cor 3,16-23; Mt 5,38-48

7º Domingo do Tempo Comum 2023

Músicas da CF 2023 – Quarta-feira de Cinzas 2023

Ao alcance de nossas mãos está o livro mais revolucionário, sem “armas”, sem anarquistas. Revolucionário porque revoluciona nosso interior, faz-nos mudar de jeito e de opiniões. É o livro da verdade, o livro dos Evangelhos. Revolucionar nosso interior é andar no caminho da santidade, e é isso que a Palavra nos propõe.

O caminho do cristão nunca está pronto, acabado, pois, à medida que caminhamos, vamos descobrindo o tanto que ainda precisamos caminhar. A humildade nos faz perceber isso. Revolucionar nosso interior, mexer e remexer, brando de dentro de nosso existir tantas amarras, que nós mesmos fomos impondo sobre nós, que nos tiraram a paz e a liberdade.

O dinamismo do amor de Cristo nos conduz para essa revolução transformadora, e a dinâmica do Reino nos leva para um compromisso sério, radical e fiel, feito com muita partilha, solidariedade, amor e justiça. O cristão caminha com firmeza, mas com os olhos postos no Senhor da vida, naquele que está a nos esperar no fim de nossa longa viagem, como o pai espera pela volta de seu filho.

Viver a fé e andar no caminho da santidade é deixar para trás toda acomodação. A fé autêntica nos desinstala. Encontramos cristãos que se acham tão bem na vida com Deus, porque fazem uma série de devoções pessoais, leem a Bíblia e prestam atenção em tudo (até na vida dos outros!). Claro, o que é feito com sinceridade é aceito por Deus, e Deus tem seus caminhos para levar à santidade e à salvação. Porém o Evangelho nos faz ser muito diferentes, faz-nos irmos ao encontro da vida, da dignidade dos que foram feridos ou espoliados em seus direitos.

Deus nos criou em seu amor para que sejamos santos. A humanidade inteira é chamada à santidade. Viver na comunhão com Ele, que é o Santo dos Santos.”Sede santos porque eu sou Santo”, Deus manda Moisés dizer ao povo. Paulo também nos lembra claramente:”Acaso não sabeis que sois Santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?”

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Tudo se completa no livro transformador de nossa vida, o Evangelho, pois Jesus nos faz compreender que a lógica do ódio, da vingança, da violência não cabe no cristão. Se somos cristãos, mas temos atitudes semelhantes aos que fizeram outras escolhas, que sentido tem ser cristão? Assim estamos mentindo para nós mesmos. Trata-se, pois, de sermos revolucionários com a força do amor e da lógica do Reino, que não marginaliza nem discrimina ninguém. É no caminho de Jesus que se constroem a santidade e o Reino. A escolha é nossa!

Sugestões litúrgicas para a Missa do 7º Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A

– Entrada da Palavra: no comentário, enfatizar que todos somos chamados à santidade. Em seguida, acolher a família, como espaço do cultivo da fé e da santidade. O pai traz a Bíblia e a mãe vem de mãos dadas com os filhos. Ao chegar ao altar, podem proclamar um trecho do evangelho: “AMAI OS VOSSOS INIMIGOS E REZAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUEM! ASSIM VOS TORNAREIS FILHOS DO VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. Após a leitura desse trecho, apresentar a Bíblia, e todos batem palmas.

– Ação de Graças: elaborar uma oração de agradecimento pelo mês de fevereiro, que já está para findar. Nessa oração, trazer à memória as conquistas da comunidade, os eventos realizados etc.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Sê a Rocha
Aclamação: Aleluia! Ó Senhor
Oferendas: A Vós, Senhor
Comunhão: Felizes os pobres

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 7º Domingo do Tempo Comum 2023 – Ano A

Músicas para a Missa do 7° Domingo do Tempo Comum 2023 do Ano A:

Folhetos do 7º Domingo do Tempo Comum 2023 – 19/02/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2023

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós