Reflexão e sugestão para a Quarta-feira de Cinzas 2023
Para: 22/02/2023
Quarta-feira de Cinzas 2023
Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18
Músicas da CF 2023 – Quarta-feira de Cinzas 2023
A Quarta-feira de Cinzas nos faz um grande e importante convite:
Iniciar nossa caminhada com Cristo, durante 40 dias, rumo à Páscoa. Essa caminhada com o Cristo tem sua exigência, por isso Ele nos diz:“Convertei-vos e crede no Evangelho”.
As Cinzas vêm nos alertar que é preciso prestarmos atenção em nossas atitudes e nos recordam nossa frágil condição humana. Somos pecadores. Precisamos nos dispor para o arrependimento, a conversão, a mudança de vida, a penitência, que é investir em si mesmo – essa coragem precisamos ter. Assim vamos reconstruindo nossa existência e a dos irmãos e irmãs. Deus coloca diante de nós sua misericórdia, e, por meio dela, podemos mudar nossa vida, pois ela nos traz o frescor de seu amor.
A conversão é uma exigência de nossa vida, pois continuamente teremos o que mudar em nós. Se estamos atentos em cada dia, o Senhor nos dá a graça de nos percebermos em nossas atitudes. Aliás, isto é muito exigente, pois quase sempre nos julgamos com razão. É nossa precariedade humana. Portanto a conversão é uma meta a ser trabalhada em nossa vida inteira.
A Palavra de Deus e toda a Liturgia deste dia nos indicam os compromissos importantes da Quaresma: o jejum e a oração, a caridade e a Palavra de Deus, a mortificação (fazer morrer algo em mim, que não é bom) e o amor aos pobres, o olhar atento e a mão estendida para acolher e servir. Isso é exigente, mas agrada a Deus, pois nos fará ter um coração aberto para o amor vivo, real, concreto, que vai ao encontro do irmão, da irmã, em sua realidade. Essa Liturgia nos faz viver realmente a fé e não ficar em devaneios, que em nada colaboram para o bem.
Calendário Católico 2023 para imprimir:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
O pecado é a grande indecência da humanidade. Hoje, até no meio dos cristãos, é uma realidade. Infelizmente, ele não acabou, continua gerando suas vítimas; suas marcas estão aí, e é possível vê-las a olho nu: opressão, injustiça, ódio, violência, lei da maior vantagem, falsidade, infidelidade, egoísmo, autossuficiência… São realidades diante de nossos olhos. É impossível negar, pois isso não é querido por Deus em nenhum momento. A conversão, portanto, é algo sério para nossa caminhada quaresmal, pois irá nos favorecer a experiência viva do amor ao Cristo. Com Ele, alcançamos a ressurreição, a plenitude da vida.
Eis a grande chance que o Senhor nos dá: experimentar a alegria da salvação! Caminhemos, pois, com o Cristo e a Comunidade, no caminho da vida que Jesus nos oferece, sem cessar.
Sugestões litúrgicas para a Quarta-feira de Cinzas 2023 do Ano A
— O cartaz da Campanha da Fraternidade 2023 entra na procissão do início da Celebração e é posto em lugar de destaque.
— Fazer uma boa catequese sobre o símbolo das cinzas, que significam arrependimento, tristeza, humildade e penitência.
— Na procissão das ofertas, levar três cartazes coloridos, com os dizeres “Oração”, “Jejum”, “Caridade”.
— Rezar com o povo, no final da Celebração, a Oração da Campanha da Fraternidade 2023.
Sugestões de repertório tradicional
Abertura: Senhor, eis aqui
Aclamação: Louvor e glória
Cinzas: Pecador, agora é tempo
Oferendas: O Vosso Coração
Comunhão: Reconciliai-vos
Cifras e partituras das sugestões CNBB
Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Quarta-feira de Cinzas 2023 – Ano A
Músicas para a Quarta-feira de Cinzas 2023 do Ano A:
Folhetos da Quarta-feira de Cinzas 2023 do Ano A – 22/02/2023 para imprimir:
Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós