Reflexão e sugestão para o 1º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

Para: 26/02/2023

1º Domingo da Quaresma 2023

Gn 2,7-9; 3,1-7; Sl 50; Rm 5,12-19; Mt 4,1-11

1º Domingo da Quaresma 2023

Durante a liturgia do 1º Domingo da Quaresma 2023, é comum a leitura do Evangelho de Mateus, capítulo 4, versículos 1 a 11, que conta a história da tentação de Jesus no deserto. Esta história é usada como um exemplo de como devemos resistir às tentações da vida e seguir os ensinamentos de Deus.

Além disso, este domingo também marca o início de um período de penitência e reflexão, no qual os fiéis são encorajados a jejuar, orar e fazer obras de caridade, como forma de se prepararem para a celebração da Páscoa. É um momento de reflexão sobre a própria vida, o arrependimento dos pecados e o fortalecimento da fé em Deus.

Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto. Ali Ele permaneceu, como que em um grande tempo de retiro, preparando-se para sua missão. Também teve de vencer a tentação de ganhar poder e bens.

A grande tentação da humanidade é querer organizar a vida sem Deus- há pessoas com dificuldades até de pronunciar o nome de Deus, pois isso parece ser um despropósito. O que conta aí é o prestígio pessoal, os prazeres, o dinheiro, o sucesso. Infelizmente, essa tentação está no meio de nós.

Jesus é o novo Adão, pois, bem diferente do primeiro Adão, não se deixa levar pela ilusão da tentação humana. Ainda mais: Jesus é o novo povo de Israel, que se entrega nas mãos de Deus e só com Ele conta, sendo fiel a Ele. O antigo Israel nem sempre foi fiel, reclamou de Deus e quis a vida conforme seus planos e não o de Deus. Muitas vezes, recusou deixar-se conduzir por Deus através do deserto.

Jesus, porém, era fiel ao Pai e solidário com a humanidade, até mesmo na hora mais difícil da ilusão da tentação, da prova de sua consciência de fidelidade, menos no pecado. Jesus soube enfrentar as seduções da vida e vencê-las.

Jesus foi cheio de compaixão, cheio de ternura, de bondade, em seus enlaces com as crianças, com os doentes, com os pecadores e marginalizados. O Evangelho é recheado de atitudes sublimes de Cristo, muito próprias de quem é fiel ao Pai e muito diferente de Adão no paraíso.

Jesus fundamentou sua vida na Palavra e a realiza fielmente ao Pai, por isso, por sua fidelidade, escolhe o caminho do serviço e da cruz, e não o do poder e do serviço. Seria bom pensar por que há quem se afirma cristão, mas busca poder, prestígio, distinção? O caminho de Jesus foi bem diferente, e ser cristão é seguir o Cristo em sua totalidade, em seu exemplo.

Via Sacra 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Portanto o caminho da Quaresma, que nos é proposto, conduz-nos para dentro de Cristo, e outra atitude que não for semelhante à dele não cabe nesse seguimento. Somente unido a Cristo, o cristão poderá vencer os muitos desafios no mundo, que deseja nos desviar do projeto de Cristo.

A Quaresma 2023 nos faz ficar muito atentos a nosso Batismo. Ela nos conduz para que, tomando consciência de nosso Batismo, sejamos, de fato, mais semelhantes a Cristo. No passar dos dias, vamos nos esquecendo dessa verdade de nossa fé, por isso esse momento litúrgico em que vivemos nos resgata na origem. Jesus é o exemplo humano mais acabado e que nos inspira viver na paz da fidelidade e da autenticidade cristã.

A Quaresma nos faz ser a Boa Noticia de Cristo em nosso tempo e em nossa história de agora.

Sugestões litúrgicas para o 1º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

— Na procissão de entrada, alguém entra com o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo: “Ó Deus, que conheceis a fragilidade da natureza humana, ferida pelo pecado, concedei ao osso povo empreender com a força de vossa palavra a caminhada quaresmal, para vencer as seduções do Maligno e chegar à Páscoa na alegria do Espírito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

— Para a Oração dos Fiéis, trazer uma grande cruz. Cada prece será escrita em uma folha, que, depois de lida, será depositada aos pés da cruz.

— Rezar com o povo, no final da Celebração, a Oração da Campanha da Fraternidade 2023.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Senhor, eis aqui
Aclamação: Louvor e Glória
Oferendas: O Vosso Coração
Comunhão: Quando invocar

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 1º Domingo da Quaresma 2023 – Ano A

Músicas para o 1º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A:

Folhetos do 1º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A – 26/02/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2023

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós