Reflexão e sugestão para o 1º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

Para o dia: 21/02/2021

Missa do 1º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

Gn 9,8-15; SI 24; 1Pd 3,18-22; Mc 1,12-15

1º Domingo da Quaresma 2021

Quaresma significa 40 dias (Quadragésima dies) de preparação para a Páscoa 2021. No primeiro domingo, abre-se a perspectiva da Vigília Pascal, que lhe deu origem. Temos então a promessa, a realização e o anúncio. Neste ano, vamos refletir sobre as alianças que Deus fez conosco.

O caminho quaresmal busca, nas Sagradas Escritura, ajudar a nos preparar para Páscoa. No ano B, temos a temática da aliança. Iniciamos pela aliança com Noé, chamada aliança da terra. A seguir vem a aliança com Abraão, na promessa de uma descendência. Depois a aliança com o povo no Sinai, por meio da qual Deus perdoa ao povo. Em seguida, a aliança no coração e, por fim, a nova aliança feita em Jesus.

Na aliança com Noé, Deus dá a certeza da paz sobre a terra devastada pelo Dilúvio. O arco-íris é lembrado como uma arma mortal, um arco de guerra, que se transformou em enfeite, isto é, não mais vai destruir a terra.

A arca de Noé é assumida com um modelo para o tempo da Quaresma porque lembra que a salvação veio pelas águas do Batismo, que purificam e dão vida nova. O Mistério Pascal de Cristo é nossa purificação. Jesus, em sua morte e ressurreição, não só realiza fatos, como também concretiza o projeto redentor de Deus. As águas do mal não o afogam, porque Deus está com Ele.

Nossa participação no mistério de Cristo nos faz viver o mesmo momento de ondas do pecado. Participamos com Ele da tentação e com Ele vencemos pela conversão.

“O tempo se completou, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). A vitória de Jesus sobre Satanás marca o início do novo tempo. Toda a preparação do povo de Israel e, mais ainda, de todos os tempos da História chega a seu ponto maior. Completa-se o tempo. Com Jesus começa um novo tempo, o tempo de Deus agir para acolher todos.

O dinamismo dessa vida nova se inicia na conversão, na mudança radical de nosso viver, para uma nova orientação baseada no Reino de Deus.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 1º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

1º Domingo da Quaresma 2021

– Antes da procissão de entrada: introduzir cada símbolo da Campanha da Fraternidade 2021 com uma pequena mensagem, ajudando a Comunidade a tomar consciência da realidade do país. Com cada símbolo, pode-se levar ao altar a toalha, as velas, a toalha do ambão da Palavra, enfatizando que a preparação do altar está em comunhão com a vida concreta do povo que sofre.

– Ofertório: apresentar, por meio de imagens e/ou cartazes, a realidade concreta da Comunidade dentro da proposta da CF. Essas imagens podem ser colocadas no conjunto de símbolos da CF, deixando como memória da proposta geral e particular para a comunidade.

– Antes da bênção final: entronizar a imagem de Nossa Senhora das Dores, com uma música e dança, preparadas pelos jovens e pelas crianças, destacando a importância da Maternidade de Nossa Senhora das Dores, que nos acompanhará no tempo quaresmal. Após a entronização da imagem, convidar os fiéis a fazerem, em silêncio, o propósito de conversão para o tempo quaresmal.

Sugestões de repertório para a Missa do 1º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B (O Domingo)

Abertura: João Batista
Aclamação: Louvor a vós
Oferendas: Recebe este canto
Comunhão: Quando invocar

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – Catequético – Cantos para a Celebração – 1º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

 

Áudios para a Missa do 1º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós