Reflexão e sugestão para o 2º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

Para o dia: 28/02/2021

Missa do 2º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

Gn 22,1-2.9-13.15-18; SI 115; Rm 8,31b-34;Mc 9,2-10

2º Domingo da Quaresma 2021 - Ano B

BRUGES, BÉLGICA – 12 DE JUNHO DE 2014: A Transfiguração do Senhor por D. Nollet (1694) em st. Igreja de Jacobs (Jakobskerk).

O início da Quaresma 2021, entramos em clima de reflexão, a partir da triste realidade da tentação e da necessidade de conversão permanente. Quaresma não tem um sentido em si, se não for a meta que a justifica: a Páscoa do Senhor. A meditação sobre o pecado, a tentação e o sofrimento de Jesus devem nos provocar uma conversão para chegarmos renovados à Ressurreição do Senhor.

Deus faz aliança com Abraão, depois de exigir uma obediência total: o sacrifício de seu filho Isaac, que ele tanto amava. Como sabemos, Deus acolhe sua obediência, mesmo sem ter chegado ao extremo da prova. O Filho amado de Deus, contudo, vai ao extremo, sendo sacrificado. Isaac carrega a lenha, Jesus carrega a cruz. Isaac não recusa ser morto. O Filho, mesmo sofrendo, quer fazer a vontade do Pai. A aliança do homem com Deus está no acolhimento de sua vontade. A promessa de Deus a Abraão é a descendência. O Pai dá ao Filho a Ressurreição e, com ela, todos os que nele creem.

Antes de subir o monte Calvário, Jesus sobe o monte Tabor. Isaac sobe o monte com a lenha; Jesus sobe o Monte Calvário com a cruz às costas. Sobe o Monte do Tabor com o brilho da divindade. Qual a razão de se colocar a Transfiguração durante a Quaresma? Isso ocorre todos os anos, como ocorre também narrativa da tentação de Jesus no deserto no primeiro domingo da Quaresma. Essa imagem glorificada mostra que a Paixão chega à Ressurreição dos mortos.

De agora em diante, a Lei e os Profetas, representados por Moisés e Elias, só se entendem a partir de Jesus. Ele é a Divindade que se manifestou. Por isso a nuvem, que simboliza a presença de Deus, provoca o santo temor. A transfiguração de Jesus é uma demonstração aos discípulos e a nós/que preparamos a Páscoa, de que nós também seremos transfigurados pela conversão e graça da Ressurreição.

Celebrar uma aliança é sempre assumir um contrato. As palavras de Deus se unem à resposta do homem. Deus promete a Abraão uma descendência que será grande. Ao enviar seu Filho, para selar a aliança com seu sangue, propõe para nós o compromisso de ouvir sua Palavra, pois Ele é a Palavra viva. A Ele vamos ouvir. Se nos deu o Filho, não nos daria tudo com Ele? Ouvir o Filho é corresponder à aliança e chegar à transfiguração.

Ao iniciar seu ministério, Jesus insiste: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Crer é acolher a aliança que Deus faz conosco em seu Filho. Assim podemos celebrar a Páscoa com um pão puro.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 2º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

2º Domingo da Quaresma 2021

Dinamizar o sentido da Escuta Cristã da Palavra de Deus.

– Entronização da Palavra: se possível, apagar as luzes da Igreja. Colocar uma música de fundo, pedir para um jovem vestir-se de branco e entronizar a Palavra, que pode estar ladeada por velas e três pessoas, representando Pedro, Tiago e João. Eles podem se colocar diante do ambão da Palavra em sentido de escuta. Após isso, podem-se acender as luzes e se proclamar as leituras. Após a proclamação do Evangelho, cantar um mantra, enquanto os três se retiram serenamente.

– Ofertório: pedir para um senhor e uma criança, ambos vestidos a caráter e simbolizando Abraão e Isaac, levarem ao altar algumas oferendas. Em seguida, pode-se também convidar outras famílias para fazerem o mesmo gesto de levar ofertas para o altar, simbolizando que a confiança em nos entregar ao Senhor contínua em nossa vida.

Sugestões de repertório para a Missa do 2º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B (O Domingo)

Abertura: João Batista
Aclamação: Louvor a vós
Oferendas: Recebe este canto
Comunhão: Então da nuvem

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 2º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B

 

Áudios para a Missa do 2º Domingo da Quaresma 2021 – Ano B CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós