Reflexão e sugestão para o 2º Domingo da Quaresma 2025 do Ano C

Para o Domingo: 16/03/2025

2º Domingo da Quaresma 2025 – Ano C

Gn 15,5-12.17-18; Sl 26; Fl 3,17-4,1; Lc 9,28b-36

2º Domingo da Quaresma 2025

A Transfiguração do Senhor por D. Nollet (1694) na igreja de St. Jacobs (Jakobskerk).

Abraão foi obediente a Deus, deixou sua terra e partiu para a terra que o Senhor lhe apontou. Essa sua vocação certamente se aproxima muito de nós. Jesus, no Evangelho, com seus discípulos Pedro, Tiago e João, subiu o monte Tabor. No alto do monte, transfigurou-se diante deles, ou seja, tomou a forma do Senhor ressuscitado, da glória divina. O Pai também manifestou seu apreço, seu amor a seu Filho: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado”. Os discípulos, a partir de Pedro, queriam permanecer por lá. Jesus ordenou-lhes se calarem e nada dizerem do que viram (para que não houvesse mal-entendido).

Jesus estava preparando-os para sua ausência, depois de sua morte. Por isso para que pudessem alcançar mais cedo essa compreensão, mostrou-lhes como seria depois de sua ressurreição. O povo como também os discípulos nutriam a esperança no Messias, em um libertador. Ele preparou-os para não serem inibidos com sua paixão e morte. Outra vez educou seus discípulos para a reta compreensão de sua missão.

Diretório da Liturgia 2025:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O fato espetacular do alto do monte Tabor exige entrega e doação para alcançá-lo. Somente caminhando e assumindo em Cristo, nós conseguiremos viver a coerência do Reino. A voz do Pai confirma a verdade de Cristo e nos ensina que seu Filho precisa ser ouvido e seguido, se quisermos alcançar com Ele a glória do céu. Jesus estava caminhando para a morte em Jerusalém. O monte Tabor foi a antecipação da glória divina de Cristo, em sua ressurreição.

Sugestões litúrgicas para o 2º Domingo da Quaresma 2025 do Ano C

01 – Destacar neste domingo a Sagrada Escritura: a realização das promessas do AT em Jesus, o Filho amado do Pai. Para isso deve-se fazer a entrada da Bíblia ou do Lecionário, ou, antes das leituras, entoar um cântico que fale da Palavra de Deus: “Buscai primeiro o Reino de Deus”.
02 – As preces devem levar-nos a um convite universal de escuta e de vivência da Palavra de Deus.
03 – Na proclamação do evangelho, rodear a mesa da Palavra com jovens que tenham velas acesas nas mãos, lembrando a luz da transfiguração de Jesus e sua Palavra que nos transfigura.

Folhetos do 2º Domingo da Quaresma 2025 – 16/03/2025 para imprimir:

Calendário litúrgico 2025 simplificado em alta qualidade pra imprimir e editar:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós