Reflexão e sugestão para o 2º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

Para: 05/03/2023

2º Domingo da Quaresma 2023

Gn 12,l-4a; Sl 32; 2Tml,8b-10;Mt 17,1-9

2º Domingo da Quaresma 2023

No 2º Domingo da Quaresma 2023, a liturgia da Igreja Católica celebra o episódio da Transfiguração de Jesus Cristo, que é relatado nos evangelhos de Mateus (17, 1-9), Marcos (9, 2-10) e Lucas (9, 28-36). Nesse evento, Jesus levou Pedro, Tiago e João a um monte alto, onde sua aparência foi transformada e se tornou brilhante como o sol. Os discípulos viram Moisés e Elias ao lado de Jesus, e uma voz vinda da nuvem disse: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo. Ouvi-o”.

A transfiguração de Jesus é uma manifestação de sua divindade e uma preparação para sua paixão e morte. É um momento em que a humanidade de Jesus é temporariamente esquecida e sua divindade é revelada aos discípulos. A cena da transfiguração também serve como um incentivo e conforto para os discípulos, que logo enfrentariam a dor e o sofrimento da crucificação e morte de seu mestre.

Revelar-se ao outro plenamente é um ato de inteira confiança. E foi isso que Jesus fez aos discípulos aquele dia no alto do monte Tabor.

Abraão deixa-nos o grande legado da obediência ao Senhor, acolhendo a proposta de Deus: “Sai de tua terra, de tua família e da casa de teu pai, e vai para a terra que eu lhe mostrar”. Abraão escuta, bem diferente de Adão, que não cumpriu nada do que lhe solicitou o Senhor. Somos, como cristãos, destinados à mesma obediência ao Cristo, o novo Adão, sempre fiel ao Pai. No chamado e na resposta de Abraão, está a semelhança dos cristãos de agora, que se põem no caminho de Cristo.

Jesus foi para o monte Tabor, levando consigo apenas os discípulos Pedro, Tiago e João. Por que não levou os outros discípulos? Certamente, para que não houvesse incompreensão da transfiguração que se realizaria no monte Tabor. Nossa dificuldade é falar dos fatos sem entendê-los, pois aí o fato se perde e damos nossa versão sobre eles. Jesus confiou plenamente nesses três, que transmitiram com fidelidade o que presenciaram.

O que significa mostrar essa visão radiosa de Cristo transfigurado? Significa que em Cristo está a plena realização da preparação e a espera do Antigo Testamento, pois foi dele que falava a revelação divina: “Este é meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o”. Em Cristo se encerra toda lei e a profecia; por isso estão presentes Moisés e Elias, significando a realização do Antigo Testamento.

Essa experiência conduz Pedro a tão grande alegria e experiência de presença vivificadora de Cristo, que diz: “Senhor, é bom estarmos aqui”. É a experiência da contemplação da face transfigurada do Cristo, que nos amadurece em seu mistério redentor; e no, rosto transfigurado de Cristo, a Igreja contempla a alegria, a riqueza da salvação.

Via Sacra 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

A presença da nuvem que a todos encobriu no monte Tabor dá-nos um ensinamento importante. O povo hebreu, em sua fuga do Egito, foi protegido por uma nuvem, e agora a nuvem exprime a mesma presença de Deus em seu Filho. Do meio da nuvem, a voz do Pai proclamou Jesus como o Filho amado, aquele que veio cumprir todas as promessas, e só é possível escutá-lo, pois nele se realiza toda a Lei. O Pai que nos havia falado de tantos modos, agora nos fala por intermédio de seu Filho e nos dá o mandamento novo do amor.

Será que ouvimos, de fato, o ensinamento de Cristo? Certamente, diante da transfiguração de Cristo, podemos fazer uma bela revisão de vida, sobre a escuta e a vivência de seu ensinamento.

Sugestões litúrgicas para o 2º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

— O Cartaz da Campanha da Fraternidade é levado na procissão de entrada.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo: “Ó Deus, que chamastes à fé nossos pais e nos destes a graça de caminhar à luz do Evangelho, abri-nos à escuta de vosso Filho, para que, aceitando em nossa vida o mistério da cruz, possamos entrar na glória de vosso reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

Na procissão das ofertas, levar símbolos da vida da comunidade, como a maquete de uma casa (família), uma ferramenta (trabalho), um livro (estudo) e uma bola (lazer). Cristo transfigura nossa vida.

— Na despedida, o Presidente da Assembleia diz: “Ide em paz, defendei a vida, e o Senhor vos acompanhe”.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Senhor, eis aqui
Aclamação: Louvor e Glória
Oferendas: O Vosso Coração
Comunhão: Então, da nuvem

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 2º Domingo da Quaresma 2023 – Ano A

Músicas para o 2º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A:

Folhetos do 2º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A – 05/03/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2023

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós