Campanha da Fraternidade 2017 – Crianças

Baixe material especial para Catequese da CF 2017

Material para catequese de crianças

Material especial para catequese de crianças

115 imagens para trabalhar a catequese de crianças em 775 MB (Alta resolução para editar)

Catequese da CF 2017

Prepare encontros catequéticos sobre a Campanha da Fraternidade

Durante a Campanha da Fraternidade (CF) as crianças ocupam lugar chave e estratégico na divulgação, propagação e reflexão do tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Geralmente, são os pequenos que levam para casa os argumentos estudados nos encontros catequéticos e, assim, ajudam os adultos a pensar no assunto.

Também, despertar desde cedo nas crianças o respeito pela criação é um passo fundamental para formar adultos mais conscientes do indispensável cuidado com a “casa comum”, como destaca o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’.

Mas, como trabalhar o tema da CF 2017 nos encontros catequéticos? Confira algumas sugestões abaixo:

Comece com uma história

Crianças – e adultos também – gostam muito de histórias. Nada melhor do que criar uma narrativa envolvendo algum personagem dentro do contexto do tema da Campanha da Fraternidade. Como a discussão é em torno dos biomas , que tal apresentar um conto do que se passa na Amazônia?

Jogos educativos

Contada a história, imprima uma foto grande com uma paisagem amazônica que apresente a diversidade biológica do lugar. Recorte a imagem em pedaços, formando peças de um quebra-cabeça. Esse tipo de jogo normalmente é envolvente e ajuda as crianças a firmar o contexto da narrativa que acabaram de ouvir.

Quiz

No próximo encontro, faça um jogo de perguntas para que lembrem do contexto que envolvia o personagem na história contada na semana anterior. Separe o grupo em blocos menores e promova uma saudável disputa entre os dois lados.

Prepare diversas perguntas, entre fáceis e mais desafiantes, e aplique a elas, conforme a evolução das crianças na dinâmica

Monte um esquete

Agora é hora de os pequenos entrarem na história. Dependendo da idade das crianças, você pode convidá-las para ajudar no processo criativo de montagem do roteiro. Envolva os elementos da CF 2017 e destaque a nossa responsabilidade como cristãos. De qualquer forma, é sempre bom levar a estrutura do esquete pronta, para que rapidamente possa ser concluída a atividade.

Feito o roteiro, ensaie com as crianças e convide os pais ou responsáveis para assistir a apresentação. Provavelmente levarão uma mensagem de esperança para casa.

Faça a diferença

Prepare encontros catequéticos dinâmicos e aproveite a Campanha da Fraternidade para gerar novas ideias de como trabalhar com as crianças. Lembre-se de que elas são importantes para mudar o futuro da nossa sociedade.

Ajude também a outros a fazerem a diferença, compartilhe este texto nas suas redes sociais, e encaminhe-o para os catequistas que você conhece.

Nossas crianças na Campanha da Fraternidade 2017

Crianças na Campanha da Fraternidade 2017

Crianças na Campanha da Fraternidade 2017 e na Natureza

Todos nós sabemos, pela experiência vivida, o quanto o contato sensível com as plantas, as árvores e demais seres vivos nos revigora e é agradável e primordial para nossa existência. Mesmo aqueles que moram nas grandes cidades, rodeados de tecnologias, asfalto, carros e muitos prédios, necessitam apreciar e sentir o perfume das flores, o verde das plantas, a brisa, o calor do sol e até mesmo os respingos da chuva.

O excesso de cuidados, a correria e a busca por uma vida mais prática muitas vezes terminam por nos afastar deste contato mais íntimo e vagaroso com a natureza, e por consequência, as crianças. Pequenos detalhes passam despercebido, tais como uma estrela que surge no céu, uma nuvem que transforma seus contornos ou o caminho de uma formiga traçado no chão.

Ultimamente os brinquedos de plástico ganham amplitude, os terrenos, inclusive em algumas escolas, são cimentados ou recobertos com grama sintética. Até mesmo os vasos de flores e plantas naturais são substituídos pelos artificiais, pois dispensam água, o nosso cuidado e por consequência economizam nosso tempo.

Mas, quem cultiva o afeto pelos pequenos animais ou cuida de alguns vasos em suas casas sabe, apesar do trabalho que fazer isto nos dá, o quanto estes pequenos detalhes trazem elementos saudáveis e instigantes para suas vidas. Quem já teve a oportunidade de observar, pode notar a facilidade com que as crianças logo se apegam aos seus bichinhos de estimação como cachorros, gatos e até mesmo peixinhos e sabem o prazer que sentem regando o jardim ou comendo algo que foi por elas plantado. Isto é somente um pedacinho dos benefícios que a Natureza nos dá.

Tânia Fukelmann Landau
Ana Carol Thomé
tempodecreche.com.br

 desenho_cartaz_criancas

Não deixe de visitar:
Fonte: amiguinhosdedeus.com

 Baixe o Cartaz  original da CF 2017 para colorir em Imagem:

Baixe o Cartaz  original da CF 2017 para colorir em pdf:

Baixe o Cartaz  original da CF 2017 para colorir em pdf  com Alta qualidade:

Baixe o Cartaz  em versão pra crianças da CF 2017  para colorir em pdf:

desenho_cartaz_criancas_colorir

Não deixe de visitar:
Fonte: amiguinhosdedeus.com

Baixe as ilustrações: E só curtir

atividades_com_criancas_e_adolecentes

criancas_abertura_cf2017

Destaques