Campanha da Fraternidade 2017 – Crianças

Baixe material especial para Catequese da CF 2017

Material para catequese de crianças

Material especial para catequese de crianças

115 imagens para trabalhar a catequese de crianças em 775 MB (Alta resolução para editar)

Catequese da CF 2017

Prepare encontros catequéticos sobre a Campanha da Fraternidade

Durante a Campanha da Fraternidade (CF) as crianças ocupam lugar chave e estratégico na divulgação, propagação e reflexão do tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Geralmente, são os pequenos que levam para casa os argumentos estudados nos encontros catequéticos e, assim, ajudam os adultos a pensar no assunto.

Também, despertar desde cedo nas crianças o respeito pela criação é um passo fundamental para formar adultos mais conscientes do indispensável cuidado com a “casa comum”, como destaca o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’.

Mas, como trabalhar o tema da CF 2017 nos encontros catequéticos? Confira algumas sugestões abaixo:

Comece com uma história

Crianças – e adultos também – gostam muito de histórias. Nada melhor do que criar uma narrativa envolvendo algum personagem dentro do contexto do tema da Campanha da Fraternidade. Como a discussão é em torno dos biomas , que tal apresentar um conto do que se passa na Amazônia?

Jogos educativos

Contada a história, imprima uma foto grande com uma paisagem amazônica que apresente a diversidade biológica do lugar. Recorte a imagem em pedaços, formando peças de um quebra-cabeça. Esse tipo de jogo normalmente é envolvente e ajuda as crianças a firmar o contexto da narrativa que acabaram de ouvir.

Quiz

No próximo encontro, faça um jogo de perguntas para que lembrem do contexto que envolvia o personagem na história contada na semana anterior. Separe o grupo em blocos menores e promova uma saudável disputa entre os dois lados.

Prepare diversas perguntas, entre fáceis e mais desafiantes, e aplique a elas, conforme a evolução das crianças na dinâmica

Monte um esquete

Agora é hora de os pequenos entrarem na história. Dependendo da idade das crianças, você pode convidá-las para ajudar no processo criativo de montagem do roteiro. Envolva os elementos da CF 2017 e destaque a nossa responsabilidade como cristãos. De qualquer forma, é sempre bom levar a estrutura do esquete pronta, para que rapidamente possa ser concluída a atividade.

Feito o roteiro, ensaie com as crianças e convide os pais ou responsáveis para assistir a apresentação. Provavelmente levarão uma mensagem de esperança para casa.

Faça a diferença

Prepare encontros catequéticos dinâmicos e aproveite a Campanha da Fraternidade para gerar novas ideias de como trabalhar com as crianças. Lembre-se de que elas são importantes para mudar o futuro da nossa sociedade.

Ajude também a outros a fazerem a diferença, compartilhe este texto nas suas redes sociais, e encaminhe-o para os catequistas que você conhece.

Atividades para as crianças sobre a CF 2017

Atividades para as crianças sobre a Campanha da Fraternidade 2017

Teatro a Natureza
PERSONAGENS: Mata Atlântica e Amazônia(representadas por árvores verdes), alguém vestido com roupa marron e chapéu de nordestino ou uma árvore seca(caatinga), cerrado(……..)
pantanal(jacaré?) pampas(………)
 os personagens dos biomas estão abatidos e cabisbaixos e entra a menina dirigindo-se a eles:
 Menina – quem são vocês? Por que estão assim tão tristes?
Personagens juntos: somos os biomas brasileiros. Estamos tristes porque os homens estão,
cada vez mais,  nos destruindo para ter mais dinheiro.
Menina: Como assim? Me expliquem como isso acontece…  Mata Atlântica…
Mata Atlântica: Eu era imensa e cobria grande parte do Brasil. Em mim haviam lindos rios, muitos animais, árvores e flores….. mas, o homem derrubou a maioria das minhas árvores para plantar café, cana-de-açúcar, cacau, soja, trigo e outros produtos e grandes indústrias e construir cidades, sem cuidar do meu solo. Há muitos anos, o homem usa meu solo e não me protege e, por isso, me causa grandes erosões e poluição dos meus rios e do ar.
Menina: nossa!!! que judiação! Eu vejo tudo tão bonito e nunca pensei que nós te prejudicamos tanto!!! E você, Amazônia, o que te entristece?
Amazônia: pois é… eu também sofro por causa da ambição do homem que derruba minhas árvores e queima meu solo para aumentar seus projetos de pecuária, extrai minhas madeiras para exportar, explora garimpos e extrai minerais que poluem os meus rios, constroem cidades, estradas sem ter o mínimo cuidado de mim…
Menina: Meu Deus!!! eu não acredito… ouço sempre falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, que tem muita mata, mas vejo que esse pulmão não anda nada bem… e você,Caatinga? O que me diz? Qual é a razão da sua tristeza?
Caatinga: No início, eu era uma terra fértil…mas, também em mim, o homem vem causando sérios danos, ao longo do tempo, e corro o risco de me tornar um deserto porque há muitos anos ele me explora com plantações de cana-de-açúcar, cacau, pecuária e vem causando a minha devastação porque ele usa meu solo sem ter o cuidado de me proteger e polui meus rios com uso exagerado de agrotóxicos. Os grandes empresários, além de me desmatar, se apossam do uso dos açudes e os pequenos agricultores sofrem com a terra árida e com a falta de água.
Menina: Gente!!! o que estamos fazendo com a natureza? Cerrado,e você,o que tem a me dizer?
Cerrado: pois é… parece que sou repeteco dos meus amigos aí…mas, eu era formado por grandes campos de vegetação baixa e fui invadido com a construção de Brasília e das cidades que se construíram à sua volta…em mim também o homem viu um ótimo lugar para instalar grandes fazendas de pecuária. O meu desmatamento vem causando o assoriamento dos meus rios e os agrotóxicos usados na terra também os poluem. Com isso, os animais e a vegetação que haviam em mim estão diminuindo…
Menina: Que pena!!! agora, quem está ficando triste sou eu…
Pampa, me diz uma coisa… por acaso você também está sofrendo com a ação do homem?
Pampa: Adivinhou… eu, como as matas,  sofro com o uso indiscriminado do meu solo por grandes fazendas de pecuária. As culturas de soja e trigo também me causam desgaste e erosão. O homem só me usa. Tira meus nutrientes e não os repõe e, por isso, estou ficando árido e fica difícil aparecer novas vegetações em mim porque as queimadas diminuem as minhas matérias orgânicas. Estou ficando fraco…
Menina: Jesus, me abana! Vou ter um treco… Mas, espera aí… e você quem é?
Pantanal: Eu?… como você vê, eu sou um bioma também e me chamo Pantanal. Eu era coberto por matas e grandes áreas banhadas. Em mim habitavam muitos animais e meus rios tinham abundância de peixes.  Mas… o homem descobriu um jeito de ganhar dinheiro com um tal de turismo ecológico muito desorganizado que estraga meu ambiente, porque o lixo produzido pelos turistas é jogado nos meus rios e prejudica a fauna e a flora que habitem em mim e estragam os meus rios e banhados. As grandes fazendas, hotéis e pousadas alteram a minha natureza com o desmatamento. Os garimpos e a pesca predatória também me causam destruição. Agora você entende por que estamos sofrendo tanto?
 Menina: Meus amigos, eu não imaginava que o estrago era tão grande. Eu peço desculpas a vocês por todos os prejuízos que causamos…Além de prejudicar vocês é a nós mesmos que estamos prejudicando porque, cada dia, há mais poluição, mais desorganização no clima, alimentos com mais agrotóxicos, novas doenças aparecendo e muitas outras coisas que nos prejudicam.
Mas o que podemos fazer para que vocês possam ter vida melhor e assim melhorar a nossa vida também?
Biomas juntos: Quando Deus criou o homem ele disse para ele cuidar da terra, dos animais, das águas  e de tudo o que nela existe. Então…
Menina:  Isso mesmo!  O homem está devendo muito à natureza: Ele não vem cuidando dela como Deus ordenou.
E vocês amiguinhos, o que acham que podemos fazer para cuidar da natureza como Deus pediu?(voltando-se para as crianças- deixá-los falar)
É… nós que moramos aqui em (nome da cidade) estamos longe desses biomas porque moramos na cidade e podemos pensar que não temos a ver com nada disso, mas nós podemos ajudar de várias maneiras:  aqui na nossa cidade temos um pedaço da Mata Atlântica nos nossos parques Parque do Ingá, Bosque 2, Horto Florestal que podemos preservar não jogando lixo na mata e nem nos lagos da cidade. Se jogarmos o lixo no lugar certo, separando os recicláveis também podemos ajudar a natureza. E, por último, podemos rezar a Deus pedindo que ilumine os governantes e as pessoas que tomam decisões em nosso país para que cuidem, em primeiro lugar, do bem estar da natureza e de todos que nela habitam.
Vamos lá, mãos à obra!
Margarida – Paróquia Santa Maria Goretti
Maringá-Pr
 

Terço Bizantino da Campanha da Fraternidade 2017

Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas 3 primeiras contas:

“Deus os abençoou e lhes disse: “Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.” (Gn 1, 28)

1ª DEZENA:
Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas contas pequenas:
Vou cultivar e guardar a  Amazônia.

2ª DEZENA:

Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas contas pequenas:
Vou cultivar e guardar a Mata Atlântica.

3ª DEZENA:

Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas contas pequenas:
Vou cultivar e guardar o Cerrado.

4ª DEZENA:

Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas contas pequenas:
Vou cultivar e guardar o Pantanal.

5ª DEZENA:
Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas contas pequenas:

Vou cultivar e guardar a Caatinga.

6ª DEZENA:

Na conta grande:

“Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom”. (Gn 1, 31)
Eu quero ser guardião da obra de Deus!

Nas contas pequenas:
Vou cultivar e guardar o Pampa.

http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/2017/03/terco-bizantino-da-campanha-da.html

Nossas crianças na Campanha da Fraternidade 2017

Crianças na Campanha da Fraternidade 2017

Crianças na Campanha da Fraternidade 2017 e na Natureza

Todos nós sabemos, pela experiência vivida, o quanto o contato sensível com as plantas, as árvores e demais seres vivos nos revigora e é agradável e primordial para nossa existência. Mesmo aqueles que moram nas grandes cidades, rodeados de tecnologias, asfalto, carros e muitos prédios, necessitam apreciar e sentir o perfume das flores, o verde das plantas, a brisa, o calor do sol e até mesmo os respingos da chuva.

O excesso de cuidados, a correria e a busca por uma vida mais prática muitas vezes terminam por nos afastar deste contato mais íntimo e vagaroso com a natureza, e por consequência, as crianças. Pequenos detalhes passam despercebido, tais como uma estrela que surge no céu, uma nuvem que transforma seus contornos ou o caminho de uma formiga traçado no chão.

Ultimamente os brinquedos de plástico ganham amplitude, os terrenos, inclusive em algumas escolas, são cimentados ou recobertos com grama sintética. Até mesmo os vasos de flores e plantas naturais são substituídos pelos artificiais, pois dispensam água, o nosso cuidado e por consequência economizam nosso tempo.

Mas, quem cultiva o afeto pelos pequenos animais ou cuida de alguns vasos em suas casas sabe, apesar do trabalho que fazer isto nos dá, o quanto estes pequenos detalhes trazem elementos saudáveis e instigantes para suas vidas. Quem já teve a oportunidade de observar, pode notar a facilidade com que as crianças logo se apegam aos seus bichinhos de estimação como cachorros, gatos e até mesmo peixinhos e sabem o prazer que sentem regando o jardim ou comendo algo que foi por elas plantado. Isto é somente um pedacinho dos benefícios que a Natureza nos dá.

Tânia Fukelmann Landau
Ana Carol Thomé
tempodecreche.com.br

 desenho_cartaz_criancas

Não deixe de visitar:
Fonte: amiguinhosdedeus.com

 Baixe o Cartaz  original da CF 2017 para colorir em Imagem:

Baixe o Cartaz  original da CF 2017 para colorir em pdf:

Baixe o Cartaz  original da CF 2017 para colorir em pdf  com Alta qualidade:

Baixe o Cartaz  em versão pra crianças da CF 2017  para colorir em pdf:

desenho_cartaz_criancas_colorir

Não deixe de visitar:
Fonte: amiguinhosdedeus.com

Baixe as ilustrações: E só curtir

atividades_com_criancas_e_adolecentes

criancas_abertura_cf2017

Destaques