Apresentando a Novena da Padroeira 2022

Apresentação

A pedido do Papa Francisco, esta Novena da Padroeira 2022 convida os devotos de Nossa Senhora a participarem do processo sinodal da Igreja. Vamos aprofundar esse tema porque, já no próximo ano, o Sínodo dos Bispos vai tratar da sinodalidade. Somos chamados a fazer uma experiência de caminhar juntos. A Novena e Festa de Aparecida são a resposta do Santuário Nacional ao convite do Papa. Na companhia de Maria queremos construir uma Igreja Missionária.

Sínodo é uma palavra grega que significa “caminhar juntos”. Na história recente da Igreja Católica, foi o Papa Paulo VI que popularizou as estratégias pastorais do Sínodo para que novos e mais modernos planos de ação pastoral sejam mais bem definidos. Um dos objetivos do Sínodo é construir metodologias para evangelizar, governar, servir e orientar o Povo de Deus em busca da promoção humana, da amizade social e da confirmação na verdadeira fé em Jesus Cristo.

Sínodo é um caminho para o qual o Povo de Deus é chamado ao encontro mútuo, à escuta da realidade e ao discernimento, sempre em busca da melhor compreensão da realidade e da missão da Igreja no tempo presente. A sinodalidade é uma característica do cristianismo, desde a Idade Antiga. A Igreja católica, já em sua origem mais remota, é sinodal, participativa e comunitária.

Unidade e comunhão são valores essenciais na vida cristã. Unidade e comunhão com o Senhor, e dos discípulos entre si, sempre estiveram entre as principais recomendações de Jesus Cristo. A Igreja, por sua própria índole, testemunha uma experiência de fé, fraternidade e comunhão, seguindo sempre a lógica comunitária e inclusiva do Reino de Deus. Também por isso a Igreja de Cristo sempre foi sinodal.

Infelizmente, e por diversos motivos, crescem o desinteresse, a indiferença e o distanciamento em relação à Igreja de Cristo. São realidades difíceis que devemos enfrentar. Conjunturas e realidades do tempo e da cultura levaram a um relativismo sobre o sentido e o significado da própria fé. A alegria do Evangelho não pode perder sua força e encantamento. É hora de, com Maria, caminhar juntos para construir uma
Igreja missionária!

O processo sinodal deve ser um itinerário de participação, comunhão e renovação missionária, na esperança de construir uma sociedade humana de justiça e de paz!

Nossa Senhora quer estar ao nosso lado para que a Igreja do Brasil renove seu ardor missionário, sobretudo por meio da escuta, do encontro e do discernimento!

 

A12 / Portal Kairós / Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. – Reitor do Santuário Nacional