Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

Descubra vários eventos sobre a Campanha da Fraternidade 2019 em todo o Brasil!
(Entre com sua conta no Facebook e Twitter)

Ou nas tags (marcadores) do Twitter:

#campanhadafraternidade #cf2019 #campanhadafraternidade2019

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

Assista a abertura da Campanha da Fraternidade 2019

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente na quarta-feira de cinzas, 6/3, a Campanha da Fraternidade (CF) 2019 com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O lançamento acontecerá na sede provisória da entidade em Brasília (DF).

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Além disso, a

Nesta CF 2019, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O texto-base da campanha, que será distribuído aos jornalistas na abertura, descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988.

Todos os anos, a CNBB apresenta a CF como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos. Em 2019, a Conferência convida todos a percorrer o caminho da participação na formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro.

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

(Paróquia São João Batista – Ribeirão Preto) A Campanha já começou em várias paróquias pelo Brasil

SERVIÇO

Lançamento Campanha da Fraternidade 2019
Presenças: Cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB; dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB; Raquel Dodge, procuradora-geral da República; Vânia Lúcia Ferreira Leite, membro da Pastoral da Criança e do Conselho Nacional de Saúde; Gilberto Vieira dos Santos, secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário; e doutor Geniberto Paiva Campos, médico cardiologista.
Data: 6 de março – Hora: 10h
Local: Sede provisória da CNBB – SGAN 905, Bloco C – ASA NORTE – Brasília-DF – Indicação: Em frente ao autódromo (kart Ferrari), ao lado do Colégio Militar.
Contatos: Assessoria de Imprensa: Padre Rafael Vieira – Assessor de Imprensa. Jornalistas: Bruno Feittosa, Larissa Carvalho, Luiz Lopes e Willian Bonfim.
Fone: 061 2103 8300
E-mail: imprensa@cnbb.org.br

TRANSMISSÃO

O lançamento será transmitido ao vivo pela Rede Vida de Televisão, Rede Nazaré de Televisão e Rede Século 21. Na TV Horizonte os telespectadores poderão acompanhar a solenidade às 22h; na TV Imaculada às 18h45 e na TV Evangelizar às 13h.

CNBB / Portal Kairós

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 na Arquidiocese de BH

Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 nas Regiões Episcopais da Arquidiocese de BH

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019A Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Este ano, todo o material foi elaborado com o objetivo de estimular a participação da população em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca tornar de conhecimento de todos a formulação e aplicação das Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

As Regiões Episcopais realizam eventos para iniciar as reflexões da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de BH.

Confira as celebrações:

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – RENSE

Dia e horário: 16 de março, sábado, 14 às 17h
Local: Paróquia São Francisco das Chagas, praça São Francisco das Chagas – Carlos Prates, BH.
Atividade: Oração, palestra e debate

Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP

Dia e horário: 9 de março – de 14 as 17h
Local: Escola Municipal George Ricardo Salum – Rua Fósforo, 77 – Taquaril.
Atividade: Oração, palestra e debate

Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição – RENSC

Dia e horário: 9 de março – de 14 as 17h
Local: Cidade Administrativa, rodovia Papa João Paulo II, 4001, Serra Verde, BH.
Atividade: Celebração e ato de lançamento da Campanha da Fraternidade

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida – RENSA

Dia e horário: 12 de março, terça – 19h
Local: Santuário de Nossa Senhora Conceição Aparecida, Praça Nossa Senhora da Conceição Aparecida, 150, Novo Eldorado, Contagem
Atividade: Missa

VEAM – Vicariato Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba

Dia e horário: 9 de março de 2019 – de 8h às 17h
Local: Escola CEMMA – Rua Reinaldo Pinto Vieira, 701, Silva Prado – Brumadinho

Arquidiocese de BH / Portal Kairós

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

Evento virtual sobre a Campanha da Fraternidade 2019

No dia 8 de Novembro aconteceu o evento virtual sobre a Campanha da Fraternidade pela plataforma da UNISAL. O tema abordado levantou discussões sobre as Políticas Públicas e foi ministrado com grande propriedade pelos palestrantes Dr. Luis Felipe (Olma – Brasília) e Prof. Humberto Herrera (Curitiba), intermediados pela Irmã Claudia Chesini, responsável pela Câmara de Pastoral da ANEC.

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

No decorrer da apresentação, o Dr Luis Felipe destacou a importância no entendimento sobre as diferentes faces da Política, levando em consideração dados históricos e internacionais para que os participantes pudessem construir suas próprias ideologias sobre o tema. Houve também uma explanação acerca da Emenda Constitucional de 95 e Carga Fiscal, enfatizando seus efeitos na educação e criação de empregos. Ao final, o Dr Luis Felipe encerrou sua palestra falando sobre o cenário político atual, criando uma atmosfera de questionamentos e reflexões acerca da Democracia, Políticas Públicas e Controle Social.

Já o Prof. Humberto Herrera, deu continuidade conversando sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019, que pressupõe também um diálogo reflexivo sobre Fraternidade e Políticas Públicas. A palestra abraçou ações em todos os ciclos educacionais do Ensino Básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) porque acredita-se que as Políticas Públicas são fruto da participação e das decisões coletivas e todos os jovens necessitam partilhar espaços de troca, nos quais possam expressar percepções e anseios sobre a realidade em que vivem, pautados em valores fraternos.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos e acreditamos que apenas com fé e uma educação católica de qualidade poderemos evoluir como seres humanos que aspiram a um mundo justo, de oportunidades equitativas e de paz social.

ANEC / Portal Kairós

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019

Diocese de Uberlândia organiza apresentação da CF 2019

Eventos da Campanha da Fraternidade 2019A Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Uberlândia promoverá no dia 17 de novembro, das 14h às 18h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, uma formação para a Campanha da Fraternidade 2019. A CF refletirá o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

A formação será assessorada pelo padre e professor Nelito Dornelas. As inscrições podem ser realizadas online, através de um  formulário ou presencialmente na Coordenação Diocesana de Pastoral, situada à Praça Nossa Senhora Aparecida, 134, Bairro Aparecida; e nas secretarias paroquiais.

Para que os interessados participem, não será necessário realizar qualquer investimento. O formulário online pode ser acessado clicando aqui. Mais informações na Coordenação: (34) 3222-9097. As inscrições são gratuitas. O santuário está situado à Praça Nossa Senhora Aparecida, 100, Bairro Aparecida, em Uberlândia.

CF 2019

Buscando estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 06 de março de 2019. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

Como forma de despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal, a Comissão Nacional da CF preparou o texto-base, que contou com a participação e contribuição de vários especialistas e pesquisadores, bem como com a consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.

Como exemplo dessas ações, o texto-base além de contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, fala sobre o papel dos atores sociais nas Políticas Públicas. A participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas é outro tema de destaque no texto-base.

Diocese de Uberlândia / Portal Kairós