Reflexão e sugestão para a Missa do 15º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 10/07/2022

Missa do 15º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

Dt 30,10-14; Sl 68; Cl 1,15-20; Lc 10,25-37

15º Domingo do Tempo Comum 2022

A Palavra do Senhor está sempre disposta a nos orientar. Neste domingo, quer nos apontar qual é o caminho que devemos seguir para alcançar a vida eterna. Todos queremos a eternidade e jamais podemos perder esse desejo. Só precisamos definir o caminho a seguir. Não é qualquer caminho que nos leva à eternidade; somente o caminho do amor a Deus e aos irmãos.

O Evangelho é muito bonito e nos aponta como devemos viver nossa fé, nosso compromisso de amor a Deus, ao Reino, às pessoas: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”,respondeu o mestre da Lei, diante do ensinamento de Jesus, sobre o bom samaritano que socorreu o pobre homem ferido na beira da estrada. Não basta saber que a misericórdia é importante, pois o importante é vivê-la, como fez o samaritano. Por isso diz Jesus: “Vai e faze a mesma coisa”.

É pelo caminho do amor comprometido com a vida, com a dignidade e justiça que alcançamos a eternidade com Deus. O céu é o lugar do amor, e quem não ama não pode nele morar, pois não sabe amar. E o aprendizado começa já aqui entre nós, nos pequenos atos de amor, de misericórdia, de bondade, que realizamos em cada dia. Vamos assim “construindo nossa moradia” lá no céu.

A sociedade nos oferece muito conforto e muitas possibilidades. A ciência, a técnica e todo desenvolvimento de nossos dias são para facilitar a vida do homem e da mulher. Mesmo com todo o progresso e todo aprendizado que já fizemos, sabemos que é impossível a realização plena de cada um de nós. Temos fragilidades em cada dimensão humana. Não somos perfeitos.

Livro Hora da Família 2022 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

15º Domingo do Tempo Comum 2022O Evangelho vem nos alertar que somente pelo caminho do amor é possível vencer as fragilidades e realizar-se plenamente. O que é se realizar plenamente? É viver a abundância da vida em Cristo, e a isso chamamos de plenitude da vida.

O samaritano, um herege, um pagão ou infiel, no padrão religioso judaico, desfez-se de tudo isso e estendeu a mão para salvar, para reerguer o pobre, o ferido, o abandonado. Foi interpelado pelo homem caído à beira do caminho. Os outros passaram ao longe, sequer volveram o olhar, para evitar alguma impureza, para não se tornarem impuros. Quanta falsidade! Amor tem de ser verdadeiro, tocar, reerguer, curar, salvar como fez Jesus, como fez o samaritano.

Esse é o caminho da eternidade, o caminho do amor autêntico, verdadeiro, sem fingimento. Se queremos que o caminho seja conforme nosso modo, nosso pensar, que certeza teremos de que alcançaremos o céu? A sabedoria é escolher o caminho de Jesus, aprendendo de seu amor e de sua misericórdia.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 15º Domingo do Tempo Comum 2022

O amor cristão sincero e verdadeiro revela Deus ao mundo e às pessoas. Amor não é teoria, ele é prática de vida. Muitos começam a amar ou a conhecer Deus por meio dos gestos de amor das pessoas. Esse é o grande ensinamento de Jesus no evangelho de hoje, quando Ele nos conta o fato de o samaritano ter corrido ao encontro e socorrido aquele homem ferido. Lembremos isso na Liturgia de hoje:

— No Ato Penitencial, lembrar as pessoas sofridas e, muitas vezes, abandonadas em nosso mundo por causa da injustiça, da corrupção, da ganância, do desejo de lucro fácil.

— Antes de cantar ou rezar o Hino de Louvor, lembrar rapidamente as ações da Comunidade, em favor dos pobres, dos doentes, dos marginalizados, e entoar o cântico de louvor ao Pai por esses acontecimentos comunitários.

— O evangelho poderá ser encenado, mostrando as situações de abandono das pessoas no mundo e daqueles que os socorrem (bons samaritanos).

— Rezar o Pai-nosso de mãos dadas, significando que é na força da união e da caridade que o Reino torna-se transparente.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 15º Domingo do Tempo Comum 2022 – 10/07/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós